Curiosidades

Por que é tão difícil falar uma nova língua?





“Karlla, por que é tão difícil aprender a falar uma nova língua? Tem alguma explicação biológica, fisiológica, psicológica para isso?” Diego Moreira

Diego, você tem toda razão quando busca uma explicação para a dificuldade que é aprender uma nova língua. Seja inglês, francês, italiano, alemão e até espanhol, não há quem não tenha um pouco de dificuldade. Mas existe uma explicação.


Como já vimos no texto “Por que ficamos roucos?“, todo som que emitimos vem do nosso aparelho fonador, e que as cordas vocais são importantíssimas nesse fenômeno. Nossas cordas vocais nada mais são do que músculos posicionados em “V” que se juntam para diminuir a saída de ar dos pulmões. Este processo emite a voz e então, as articulações musculares do aparelho fonador produzem as palavras.

Pois bem, quando estamos aprendendo falar, ficamos tão condicionados aos sons da nossa língua de origem, que é o português, que logo começamos a produzir tais sons com certa facilidade. No início as palavras não são bem articuladas, mas com o tempo e muita prática o aparelho fonador se adapta àqueles sons que estamos acostumados. De maneira que vamos envelhecendo, nossa dicção fica mais “afinada”, conseguimos articular muito bem as palavras, ou seja, os músculos do aparelho fonador se acostumam com os movimentos necessários para a reprodução dos diferentes sons da nossa língua. Podemos dizer que aconteceu uma adaptação muscular com cada movimento necessário para a reprodução desses sons.

Quando resolvemos aprender uma nova língua, é necessário lidar com os movimentos diferenciados para produzir os novos sons. Só que, os músculos estão tão acostumados com a língua de origem que surgem várias dificuldades na articulação das palavras. É normal que hajam dificuldades para aprender estes novos sons.

Como exemplo, imagine que você nunca foi a uma academia, tem uma vida super sedentária. E então do nada, resolve se exercitar. No dia seguinte após suas primeiras atividades físicas na academia, você sentirá muito desconforto. O mesmo acontece com os músculos do aparelho fonador. É preciso prática, persistência, tempo e continuidade para que os músculos se adaptem a estes sons.

Sem-Título-2

Falar uma nova língua significa ter que acostumar nosso aparelho fonador a uma nova rotina!

Este texto foi adaptado do Blog “Inglês na ponta da Língua

 

Comentários

Novidades

Topo