Incríveis imagens de microscopia eletrônica (MEV)

 

Fibras nervosas mielinizadas. A bainha de mielina aparece na cor  cinza, o rosa é o axoplasma e o endoneuro (tecido conjuntivo) amarelo.  Aumento: 650X

Oligodendrócitos são as células da neuróglia, responsáveis pela  formação, e manutenção das bainhas de mielina dos axônios. Mostram  um corpo celular arredondado e pequeno, com poucos  prolongamentos, curtos, finos e pouco ramificados. Assim como em diversas células do corpo humano nos oligodendrócitos podem ser geradores tumores.

Glomérulo do rim. Os podócitos aparecem em cor de rosa. Podócitos são células do epitélio visceral dos rins que formam um importante componente da barreira de filtração glomerular, contribuindo para a seletividade de tamanho e mantendo uma superfície de filtração massiva. Aumento: 650X

Revestimento interno do estômago (mucosa gástrica). As células superficiais produzem o muco que protege o estomâgo do ataque de ácidos e enzimas digestivos. Quando o epitélio se invagina em várias regiões do estômago, há formação de diferentes glândulas tubulares gástricas. Estas glândulas são constituídas por células que secretam muco, enzimas, ácido clorídrico, ou hormônios. Ampliação: 40X

Células epiteliais que revestem a traquéia humana. Algumas das  células estão cobertas de cílios (azul), enquanto outros têm microvilos  pequenos (marrom) que aumentam a área de superfície das células.

Revestimento do intestino delgado, mostrando as projeções em forma de dedos presentes na superfície  que aumentam a capacidade de absorção dos nutrientes.

Local de produção de espermatozóides, mostrando essas células sendo produzidas nos túbulos seminíferos nos testículos. para a foto o  tubo foi congelado e cortado horizontalmente. No homem cada  testículo possui de 250 a 1000 túbulos que medem aproximadamente  150 a 250 µm de diâmetro e 30-70 cm de comprimento cada um.

Lente dos olhos. O cristalino é a lente dos olhos. É um sistema de células altamente organizado que se localiza entre a íris e o humor vítreo. É constituído por células organizadas longitudinalmente, como uma casca de cebola, que perdem as suas organelas durante a formação, assumindo desta maneira sua característica de ser transparente com formato parecido com uma lentilha.

Fibras musculares esqueléticas. O endomísio aparece em  verde. Endomísio é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares.  Também contém capilares, nervos e vasos linfáticos. Aumento: 300X

Pra terminar, uma minhoca (Lumbricus terrestris). Comopodemos ver na imagem, seu  corpo é formado por anéis (segmentos corporais). Vivem enterradas,  escavam galerias e canais, buscando abrigo e restos vegetais. Elas  são animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias  origens, que compõem o húmus.