Curiosidades

Afinal, roer unha faz mal?

Afinal, roer unha faz mal?
Esse texto foi útil para você?

“Karlla, minhas unhas estão destruídas. Sou uma roedora de unha. Esse hábito pode causar algum mal que não seja ter unhas feias e doloridas?” Janice de Lima




Janice, esse hábito tem nome científico e tudo. É chamado onicofagia. Crunch, crunch, crunch… Segundo especialistas, a onicofagia se manifesta de nove entre dez ansiosos. Roer as unhas é considerado um mau hábito provocado pelo nervosismo, e as fronteiras do comportamento compulsivo. As unhas são formadas por um material chamado queratina, que é uma proteína endurecida e serve principalmente para proteger as pontas dos nossos dedos e é também uma estrutura que facilita manipular coisas menores como uma agulha de costura, por exemplo. Além disso, são bastante úteis no momento de se livrar de uma coceirinha. Assim, destruir as unhas certamente não é uma coisa boa!

Quando roemos as unhas estamos tirando a proteção das pontas dos dedos deixando-as abertas para infecções. A pele ao redor das unhas geralmente fica irritada e pode facilmente inflamar e infeccionar, pela entrada de germes. E por falar em germes, existe coisa mais nojenta que escavação de germes? Quando roemos as unhas muitos deles vão parar na nossa boca pegando uma carona par dentro do nosso corpo. Mas engolir vírus, bactérias e fungos é só um detalhe!

Além de roer as unhas, muitas pessoas são viciadas também em engolir os pedaços retirados. Quem engole a unha pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino e as bactérias podem causar infecções na garganta e estômago, por exemplo. Dentistas dizem que quem rói unha desde pequeno pode provocar o afastamento dos dentes incisivos e a força colocada pode abalar as raízes dos dentes, sem falar na gengivite causada pela entrada de germes na boca, como já dito.

O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causas é principalmente a ansiedade, sendo que roer a unha é o método para aliviar essa ansiedade. De acordo com estudos, 60% das crianças roem unhas, mas a maioria larga na adolescência. Para o adulto que carrega o hábito desde pequeno, é muito complicado parar.



unhas-grave

960266_510001949065849_274514192_n

Em casos graves de onicofagia, as unhas podem atrofiar e não nascerem mais!



—————————————

FONTE

 


33 comentários

33 Comments

  1. Nayla

    em

    nossa :s essa ultima foto é feia viiu *-*
    eu tenho esse hábito ruim de roer as unhas, só q quando acontece não chega a ficar como essas ai não. (to conseguindo parar)

  2. Tenho 21 anos e desde criança que eu rouo as unhas, e realmente sou muito ansioso,
    sempre tive vontade de parar mais não conseguia ficar nem 1 semana, mas, depois de ler este post mudei meus conceitos porque além de minhas unhas estarem feias e desprotegidas eu sinto que alguns dentes estão um pouco moles, e as vezes a minha gengiva sangra, alguma dica para parar de roer as unhas? já tentei pimenta mais quase fiquei cego quando fui coçar o olho, kkkkk 🙂 manda pro meu e-mail agradeço desde já.

  3. Sissym

    em

    Com certeza a ansiedade causa muitos danos. Roer unhas, que eu não conhecia o nome cientifico, é a valvula de escape para muitos. Eu já tive este hábito – sem acabar com minhas unhas, nem mesmo engolir, por questões emocionais. Contudo, apesar de achar péssimo, pensava “graças a Deus, pelo que passo poderia ser pior”.
    Passada e superada a fase de estresse aguda, eu desejei parar. Hoje, me sinto feliz porque consegui superar o que eu mesma reprovo.

    É bom esclarecer este vício, talvez incentive outras pessoas a procurarem ajuda, caso não consigam por si próprias.

    Bjs

  4. Cristiane

    em

    Nossa, realmente é péssimo roer unhas, além da apararencia muito feia o pior mesmo são as complicaçoes que podemos ter devido a esse mau hábito.
    Infelizmente eu também rouo as unhas. Tenho essa mania desde criança, mas consigo ficar sem roer por varios anos, até que por algum motivo de estresse acabo voltando, e agora por exemplo minhas unhas estão horrorosas, pois voltei a roer com força total…. rsrs
    Mas vou tentar me ajudar e também ajudar a quem deseja.
    Não sei se vcs já ouviram falar no VERNIS AMER da Linha ECRINAL, é um produto importado da França que faz milagre, dizem que dificilmente a pessoa que faz uso dele não volta a roer as unhas, pois o gosto que ele deixa nos dedos é muito ruim, e o melhor é indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade. Andei pesquisando o preço e vi que ele não é baratinho não, mas se resolver mesmo, vale né?!

  5. É um hábito terrível e os adultos precisam se policiar, afinal, crianças pequenas começam a roer unha, em geral, porque tem um adulto por perto que também rói unha. Hábito de repetição, assim como bocejar!
    Aconselho criar uma barreira de unha de Gel, uma técnica mais moderna de alongamento das unhas que permite um acabamento fino, quase transparente, liso e natural, ideal para usar sem esmaltes. Alô meninos roedores!

  6. Luciana

    em

    Já fiz milhares de promessas… já até até fiz este pedido na virada do ano. Nada funciona. Vivo frustrada e seria o meu maior presente conseguir para de roer unha. Já fiz tratamentos, ou seja.. já tentei de tudo e confesso que é minha maior frustração. Nem perder a pessoa que mais amo no mundo, que é minha mãe, me causa tanta dor.

  7. Gabi

    em

    Eu parei de roer unha há um ano, confesso que foi diícil , tive diversas recaídas, todos me criticavam e falavam “precisa apenas de força de vontade”, aquilo me deixava super chateada, porque era o meu sonho ter unhas lindas, poder pintar, fazer nail art e tudo mais, mas parecia que minha força de vontade não bastava, passava uma, duas semanas sem roer e de repente, em um momento em que estava entediada me pegava com o dedo na boca e com as unhas roídas, aquilo havia se tornado algo tão habitual que eu não percebia que o estava fazendo, chorei várias vezes, pois tinha vergonha e me sentia mal por tentar e não conseguir e ainda ser criticada por todos ao meu redor; até que percebi que eu roía as unhas quando estava nervosa e quando estava entediada, e criei um modo de me “livrar” dessa mania, amarrei uma fitinha no meu pulso para mexer nela quando estivesse entediada, e decidi que roeria apenas a unha do polegar até conseguir me livrar de roer todas as unhas, inicialmente foi dificil não roer as demais, mas sempre que a do polegar já estava roída eu brincava com a fitinha e acabava por esquecer das unhas, passado um tempo consegui me livrar de roer a do polegar, mas peguei uma agonia imensa em deixa-la comprida, então ela sempre está média; confesso que de vez em quando ainda sinto uma leve vontade pelo tempo que roí minhas unhas (uns 10 anos seguidos), mas as olho e as vejo pintadas, decoradas, e desisto na hora. Me sinto orgulhosa por ter conseguido acabar com esse hábito, e agora fico extremamente feliz ao poder cumprimentar alguém e não ter vergonha da minha mão, em poder ser elogiada pelos meus desenhos e em finalmente ter unhas para aquelas coceirinhas de picadas de pernilongo.
    Quando minha unha começou a crescer ela quebrava sem parar, comecei a passar base e a passar esmalte escuro, ela endureceu, mas acreditem e não se chateiem, no inicio elas irão quebrar muito e muito fácil e rápido, pois estão fracas pois nunca chegaram a esse tamanho, evitem cortar, apenas lixem, a tesoura e alicatinho forçam a unha e a deixam mais propensa a quebras. Beijoos. 🙂

    • bom adorei o q vc contou e a dica no final foi otima pois minhas unhas crescem mas no fim acabam quebrando mas agr ja sei cm trata- las e vo bota tbm uma fitinha no meu pulso.
      eu dexava dias as minhas unhas crescendo para depois eu fazer francesinha mas acabava quebrando sozinha ou eu roia do nada tipo quando eu via tava ja arrancando a unha :(…..mas agr ja tenho uma solução obrigadaaaa!!!!!

    • vania rolim

      em

      puxa gabi, passei pelo mesmo problema quando adolescente, ter as unhas constantemente curtas de tanto roer, mais hj apesar de conseguir dexá-las crescer , pelo menos uma vez ao ano eu ainda tenho crises e elas ficam curtas , é dificil realmente, mas ainda consigo passar boa parte do ano com todas muito glamurosas rsrs

  8. Patricia

    em

    Ola boa tarde. Tenho de fazer um trabalho para a faculdade sobre hábitos para funcionais, mas temos de nos basear em artigos científicos, se alguém tiver e puder disponibilizar era óptimo, porque está a ser muito difícil encontrar.
    Obrigada!.
    cumprimentos,
    Patricia Santos

  9. Maycon

    em

    Eu passei anos roendo unhas, só parei com meus 20 anos quando achei uma solução bem simples, comprei um cortador de unhas e corto minhas unhas todos os dias, assim elas tão sempre curtinhas…

    O problema e q acabei com o habito de roer unhas, mas ganhei o habito de tamborilar com os dedos. xD

  10. jonathan

    em

    por que aparece as manchas nas unhas ????

  11. Carina

    em

    Bom Dia,

    Preciso parar de roer as unhas…
    Alguém me da uma dica? Tenho até vergonha de ficar com os dedos a mostra.

  12. Sidomar

    em

    Bom dia,
    Li todos os comentarios e realmente e muuuito complicado deixar de roer unhas, eu tenho 25 anos e desde criança tenho esse vicio péssimo e feio. Ja fiz de tudo tb pra deixar de roer, nem preciso fica ancioso pra roer, basta estar na frente do PC que eu ja começo.. Ja orei, mais o que adianta se 1º começa por por mim, Deus estar no controle de tudo…

    EANTÃO A PARTIR DE HOJE EU PARO DE ROER UNHA…

    Obs: Graças à Deus tenho uma esposa linda que sempre me apoia, conheci ela roendo unha.. Tenho vergonha ate dela.. rsrs

  13. andressa

    em

    È até engraçado ler as publicacoes,parece que a gente mesmo esta postando,as coincidencias sao tamanhas de como esse habito é terrivel .Eu tenho esse costume desde muito pequena sou muito ansiosa,desesperada pra tudo e quando vejo meus dedos estao todo doloridos fora os choques que levo no chuveiro por conta da sensibilidade.sinseramente desejo a todos os roedores de unhas que Deus nos de muita calma para nos livrarmos desse vicio maldito!!!!um abraço a todos…

  14. aron

    em

    tenho 17 anos rouo unhas desde que me conheço por gente isso e pessimo habito estou tentando parar

  15. Vanessah

    em

    Alguem me da uma dica com deixar de roer as unhas?
    Esta a ser muito dificil deixar de roer..
    beijao

    • Nay

      em

      apenas, força de vontade.

      • Valter

        em

        Eu vou tentar passar bosta nos dedos …. kkkkkkkkkk so assim msm

    • Lucas

      em

      eu roía as minhas unhas desde criança,na verdade comecei sem perceber, e as vezes me pegava roendo as unhas. quando cheguei na adolescência comecei me preocupar com a aparência, mais uma coisa ainda estava feia: as minhas unhas..
      ai comecei a aplicar base de tratamento nas minhas unhas, no começo foi meio difícil, mais quando ia levar o dedo na boca lembrava que eu estava quase la.. e assim foi. outra coisa que me fazia para de roer as unhas era o fato de que a base era meio amarga. hoje em dia eu parei de roer as unhas.
      muito raramente eu me pego com o dedo na boca, mais quando percebo ja paro.
      continuo aplicando base pois isso me motiva a continuar com as unhas saudáveis e muito mais bonitas.

      • Tainá

        em

        Realmente aplicar base, ou até passar esmalte é uma boa, já que são amargos. Também passo esmalte na unha pra quando eu for roer, sentir o gosto amargo e assim eu acabo não roendo. É difícil, mas até que dá certo.

  16. Paola

    em

    Tô ferrada eu roo as unhas desde pequena mais nunca cheguei ao estremo dela sangrar !
    Mais já devo estar cheia de lesões no estomago ou garganta ;

  17. Eiza

    em

    -Essa ultima foto é feia viiu?-
    Antes, eu n sabia e começo a roer a unha sem nem perceber so por estar entediada as vezes 🙁 era terriveeel pois eu sempre quis ter uma unha pintada e com detalhes fazer aquelas francesinhas~~* agora elas estao liindas do jeito que quis *00* e so ter fe e querer, quando comecei admito que foi dificel (muito) mas eu deixava sempe ela arrumada pintada e fofa *~* assim eu ficava com pena de estraga-la, no inicio ela quebrava mt mas depois foi parando e ficando forte e saudavel 😉 tb eu arrumei uns cordoes e ficava mexendo neles ^^ haha! Isso me ajudou mt mt msm ><

  18. jade

    em

    Eu tenho o hábito de roer unhas desde criança, porque eu era muito nervosa, além do fato de eu ter psoríase, e minha unha ficava muito feia e todo mundo queria saber o que era, eu já cheguei até o fim de algumas unhas. A psoríase e o nervosismo estão melhores, mas eu nunca consegui acabar com esse hábito, já deixei crescer mas sempre acabo roendo. Unha postiça ajuda?

  19. Ramon

    em

    Eu roo a unha por preguiça de pegar um cortador kkkkkkk

    • Suellen Faustino

      em

      Eu também faço isso! rsrsrs
      Se eu não roer, elas ficam enormes!

  20. edu

    em

    depois dessa foto dos dedaos ai, nunca mais

  21. Valter

    em

    Cara a minha garganta fica inflamada direto e eu engulo as unhas acho que a essa e a causa da inflamação…

  22. Barbara

    em

    DD:
    eu roo,
    mas quando acaba a parte branca eu paro
    até porque mais que isso os dedos ficam doloridos!

    imagens horríveis mesmo!

  23. Andréia R R Borges

    em

    Olha que curioso,eu roia as unhas desde criança,tanto que nem me lembrava quando comecei a roer,a puco mais de 2 meses consegui para,mais até hoje é muito dificil,tenho mantido o abito de manter sempre pintada pois a vontade e roer é muito grande,enfim eu parei porque tive que tirar um dente ciso,que me deu muito transtorno,eu simplesmente não conseguia roer,pois a dor era muita,todos os dentes estavam muito abalados.eu sempre quis para,mais nunca conseguia,agora estou muito feliz,pois elas estão ficando lindas.apesar que esta sendo uma guerra,pensava que nunca ia conseguir.tem que ter força de vontade.

    • Fabi

      em

      Eu passei pelo mesmo, roía a tanto tempo que nem sei como comecei. Minhas unhas eram horríveis, usava muita unha postiça por vergonha, mesmo assim não conseguia parar. Acabei iniciando um propósito de 40 dias sem roer e estou a 3 meses. Minhas unhas estão grandes e ficando cada vez mais bonitas, crescem pra cima, porque a carne ainda está crescendo. Mas estou muito feliz. Meninas não desistam, pensei que casaria com unhas postiças, mas graças a Deus consegui parar ;DD

  24. Yná Beatriz

    em

    Eu roo a unha desde os 5 anos de idade e hoje tenho 16… E eu não consigo parar, já tentei de tudo, base azeda, e tals mas mesmo assim não consigo parar de roer…mesmo agora que eu estou usado aparelho!

  25. Carla

    em

    Eu parei de roer unha quando saí do colegial….sofria muita pressão na escola…agora tenho unhas fortes,compridas e saudáveis!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo