Afinal, roer unha faz mal?

“Karlla, minhas unhas estão destruídas. Sou uma roedora de unha. Esse hábito pode causar algum mal que não seja ter unhas feias e doloridas?” Janice de Lima

Janice, esse hábito tem nome científico e tudo. É chamado onicofagia. Crunch, crunch, crunch… Segundo especialistas, a onicofagia se manifesta de nove entre dez ansiosos. Roer as unhas é considerado um mau hábito provocado pelo nervosismo, e as fronteiras do comportamento compulsivo. As unhas são formadas por um material chamado queratina, que é uma proteína endurecida e serve principalmente para proteger as pontas dos nossos dedos e é também uma estrutura que facilita manipular coisas menores como uma agulha de costura, por exemplo. Além disso, são bastante úteis no momento de se livrar de uma coceirinha. Assim, destruir as unhas certamente não é uma coisa boa!

Quando roemos as unhas estamos tirando a proteção das pontas dos dedos deixando-as abertas para infecções. A pele ao redor das unhas geralmente fica irritada e pode facilmente inflamar e infeccionar, pela entrada de germes. E por falar em germes, existe coisa mais nojenta que escavação de germes? Quando roemos as unhas muitos deles vão parar na nossa boca pegando uma carona par dentro do nosso corpo. Mas engolir vírus, bactérias e fungos é só um detalhe!

Além de roer as unhas, muitas pessoas são viciadas também em engolir os pedaços retirados. Quem engole a unha pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino e as bactérias podem causar infecções na garganta e estômago, por exemplo. Dentistas dizem que quem rói unha desde pequeno pode provocar o afastamento dos dentes incisivos e a força colocada pode abalar as raízes dos dentes, sem falar na gengivite causada pela entrada de germes na boca, como já dito.

O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causas é principalmente a ansiedade, sendo que roer a unha é o método para aliviar essa ansiedade. De acordo com estudos, 60% das crianças roem unhas, mas a maioria larga na adolescência. Para o adulto que carrega o hábito desde pequeno, é muito complicado parar.

unhas-grave

960266_510001949065849_274514192_n

Em casos graves de onicofagia, as unhas podem atrofiar e não nascerem mais!

—————————————

FONTE