Mulher

Por que as mulheres têm seios de tamanhos diferentes?

"Tenho um seio maior que o outro". É normal ter mamas de tamanhos diferentes?

“Eu tenho um seio maior que o outro. Já fiz mamografia e tudo parece bem. É  normal as mulheres terem mamas de tamanho diferentes? O que pode ser isso?”(Eliana Drummond)

Olá Eliana, ter seios de tamanhos diferentes é muito normal e acontece com todas nós. Se você prestar bastante atenção vai perceber que ninguém tem os dois lados do corpo absolutamente idênticos. Nossas orelhas variam um pouco do formato e tamanho, nossas mãos podem ter unhas diferentes e uma perna pode ter mais pelos que a outra. Assim acontecem com os seios, eles podem não só apresentar tamanhos diferentes como também o formato de um bico pode diferenciar do outro.

É fato que em cerca de 70% das mulheres o seio esquerdo é maior que o direito, uma diferença muitíssimo sutil  (pouca coisa, apenas 4% na maioria). Essa assimetria das mamas está associada a surtos de crescimento rápido, antes e durante a puberdade. O desequilíbrio hormonal e problemas de desenvolvimento, podem acentuar a assimetria.




O cirurgião Rubem Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, explica que a diferença no tamanho dos seios é comum, especialmente no início da adolescência. Nessa fase, os seios ainda estão se desenvolvendo e, possivelmente, chegarão à vida adulta com tamanhos bem parecidos. Em alguns casos, as diferenças persistem após a puberdade.



Existe uma discussão de que as batidas do coração estimulam um desenvolvimento maior dos músculos do seio esquerdo. Outra razão interessante para o desenvolvimento maior da mama esquerda é devido ao sistema imunológico. Sabe-se que nosso Sistema Imunológico é conhecido por ser funcionalmente assimétrico, e a hipersensibilidade imunológica é maior no lado esquerdo do corpo. Essa assimetria imune também pode explicar o fato do câncer de mama tem maior incidência no seio esquerdo.

Ainda existe outra explicação: a amamentação. Para ter a mão direita livre enquanto amamentam seus bebês, a maioria das mulheres prefere oferecer a mama esquerda ao bebê, e isso estimula o desenvolvimento maior do seio esquerdo. Mas mesmo com tantas explicações, nada disso foi comprovado cientificamente.



FONTE

 

19 comentários

19 Comments

  1. Marina Gabriella

    em

    Karlla , eu adorei o seu site muito interessante . Continue assim . Muito bom mesmo . Voce deve ser muito inteligente e esperta . Aposto que seus pais tem orgulho de você . Muito bom mesmo .

  2. clara

    em

    parabens carla vce tem umblog mto giro… ah muito tempo que eu ando a procura duma resposta para o meu caso…tenho um peito muito maior k o otro a diferenca e grande e por ser tao grand sou obrigada a usar enximento no sutian do peito direito…ja fui no medico e esta tdo bm o meu peito direito e k parou o creximento..mas eu gostava de ter uma resposta de pk k os meu peito e assim?e kual o tratamento k posso fazer?algum exercicio,creme,…?pf agradecia uma resposta..obrigada

  3. Gina

    em

    Adorei a materia. Eu tenho 13 anos e eu queria saber se é normal, na minha idade, ter um seio maior que o outro. Eu ainda não tenho muito seio, mas me encomodo com o lado direito ser maior que o esquerdo. Obrigada! Beijo =**

  4. Marcia

    em

    Eu realmente acredito que é por causa do braço que se usa mais. A maioria tem o seio esquerdo maior, assim como a maioria é destra. Eu sou canhota, e meu seio maior é o direito – o mesmo acontece com outras amigas, também canhotas.

  5. Beka

    em

    Adorei o site. Quero tirar uma dúvida, pelo que entendi seios de tamanhos diferentes são normais. Mas com diferença muito grande pode ser que tenha algum problema? Este é meu caso, Será que vou a um médico? Que tipo de cirurgia é feito pra correção?

    • Jennyfer

      em

      Olha Beka eu tenho o mesmo problema..mas o meu peito esquerdo é o maior e bem maior..eu achava que somente eu tinha esse problema,tinha a maior paranoia e ficava kerendo juntar dinheiro para por silicone nos dois para deixa-los iguais!!

  6. Solange Crsitina

    em

    Minha filha está com este problema, mas o seio maior é o direito e não o esquerdo.
    Já fez ultrassom e exame de toque com a médica, e ela disse que estava tudo bem, só que ultimamente ela tem reclamado que o seio direito está maior ainda e com blusas mais justas, aparece a diferença. Poderia dar-nos uma orientação? Ela tem 16 anos, será que ainda vai crescer mais?
    Grata

  7. Fernanda

    em

    Olá Karla !!! parabéns pelo seu site, muito legal mesmo, tenho 20 anos e sempre tive um seio maior q o outro, a diferença de tamanho e formato é grande, já fui ao medido pra ver se havia algo errado , mas pra minha tranquilidade esta tudo bem, não tenho paranoia quando a isso, claro que também não acho uma maravilha..rsrss néh, mas não ligo pra isso, acho que devemos ser felizes mesmo com nossas imprefeições.
    um bejãoo

  8. Muito Bom o site!!O meu seio do lado esquerdo é maior do que o direito.O que faço?

    • Katarina

      em

      pede pro seu marido/namorado assoprar o bico do seio esquerdo que ele cresce. sério.

  9. Amanda

    em

    O meu é o contrário, meu seio direito é maior que o esquerdo…

  10. CARLOS

    em

    para a maioria dos homens isso não faz diferença! e nem preocupa se um e menor que outro! seios são seios!!

    • Felipe Reis

      em

      Isso acontece, Carlos, porque homem realmente gosta de mulher… Já a mulher sempre tem algum detalhe para pôr defeitos no homem que tem ou que supostamente terá… Concordo plenamente com vc!!! Que as mulheres aprendam a ser menos defectivas conosco, seguindo nosso exemplo!!!

  11. Priscila

    em

    O meu é o contrário, o esquerdo é um pouco menor que o direito ^^

  12. Aana Priscila Novaes

    em

    olá Karlla, tudo bem?
    Adorei sua explicação sobre nossa dúvida cruel, e o curioso é que no meu caso é o seio direito que é maior. rsrs.
    Sempre lendo o diário da Biologia, e entendendo mais sobre o universo alheio.
    Sucesso!!

  13. Beatriz

    em

    oi tenho quase 19 anos e meu seios sao pequenos demais, oque posso fazer para melhorar o tamanho? é até estranho rsrs
    Sucesso no seu site!

    • coma bastante frango porque ele estimula o crescimento dos seios

    • Beatriz, seu seio pode ser assim por deficiência na produção do estrogênio, que possivelmente ocorreu à partir da sua maturação sexual, ou seja, a puberdade. Ele é um hormônio responsável pelo desenvolvimento de várias características sexuais, inclusive o tamanho dos seios, sendo produzido pelos óvulos em formação (no ovário).

      Consulte um endocrinologista o mais rápido possível, pois se demorar a reposição hormonal não pode mais funcionar, sendo necessária a intervenção cirúrgica.

      Espero ter ajudado. Abraço!
      http://www.euquerobiologia.com.br

  14. Ana Rita

    em

    Oláa! Karlla, eu tenho 14 anos, e como todas as miudas eu tenho duvidas acerca do meu corpo. A Karlla já explicou isto mas, eu tenho um seio maior que o outro, mas eles à medida que vou crescendo vão ficar simétricos ? E se não ficarem pelo menos, deixa-se de notar tanto essa diferença de tamanhos? Obrigada

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo