Curiosidades

Por que cortar cabelos e unhas não dói?

“Queria saber por que não sentimos dor quando cortamos os cabelos e as unhas? Qual a diferença dessas duas coisas em relação ao resto do corpo?” Ariana Pereira

Olá Ariana. Você tem toda razão, diferente de um cortar um dedo e arrancar um dente, cabelos e unhas podem ser cortados que não causam nenhuma dor. Unhas e cabelos são constituídos por uma substância chamada queratina que é produzida por células diferenciadas da pele conhecidas como queratinócitos. A queratina é, também, constituintes de outras partes de animais, como unhas, a seda, bicos de aves, chifres, pêlos, cascos, espinhos (do porco-espinho), entre outros.


Mas se unhas e cabelos é parte do corpo, por que não sentimos dor ao cortá-los? Bem, isso acontece por que essas estruturas não possuem terminações nervosas e por isso não enviam sinalização de dor ao cérebro caso sofram danos. Ou seja, nossos cabelos e unhas podem ser cortados quantas vezes forem necessárias que nunca sentiremos dor.

As terminações nervosas são estruturas que transportam para o cérebro a dor quando nos cortamos, queimamos ou batemos em alguma coisa, e também são aquilo que nos faz sentir que algo nos toca e se estamos tocando uma textura fina, grossa, áspera ou fofinha. Os nervos são como informadores que indicam que alguma coisa toca nossa pele. Então, cortar o cabelo ou as unhas não é problema para o corpo, pois os queratinócitos trabalham duro substituindo-os o tempo todo e por isso é que não existe nenhum sistema de alarme que nos avise que algo está errado.

cortar-franja

Tente imaginar a situação em que cortar cabelos e unhas causasse dor. Seríamos bola de pelos com unhas gigantes, pois nem todo mundo ia querer passar por um processo cirúrgico para cortar essas estruturas. A natureza é perfeita!

————————————————-


Comentários

Novidades

Topo