Animais

Os peixes dormem?



“Todos os assuntos do Diário de biologia são muito legais. Tenho 11 anos e não achei minha dúvida aqui: Queria saber se os peixes dormem.” Phelipe

Oi Phelipe! Quando se pensa em dormir (Zzzzz…) logo vem a cabeça o ato de fechar o olho, se encostar em algum lugar e deixar o corpo descansar. Mas não é assim que acontece com alguns animais. Os peixes, ao contrário de nós não possuem pálpebras, aquela pele usada para fechar os olhos e por isso nunca vão piscar e muito menos fechar os olhos para “tirar uma soneca”.


Mas, assim como todo animal, o peixe gasta energia, nadando o tempo todo e por isso precisa descansar para se recuperar, mas mesmo assim, não poderíamos afirmar que eles “peguem no sono” como nós. O “sono” dos peixes é caracterizado pela redução de seus movimentos vitais durante certo período do dia. O período de repouso consiste num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos. Mesmo durante esse período eles forçam a passagem de oxigênio em suas brânquias com o abrir e o fechar das bocas. Assim, eles continuam respirando enquanto “cochilam”. Durante o descanso, os peixe permanecem em estado de alerta e percebem se há algum perigo por perto.

Alguns peixes preferem descansar durante a noite ou quando a temperatura da água está baixa. Outros descansam durante o dia sem nenhum problema. Algumas espécies “se deitam” no fundo do mar ou no rio, enquanto os menores se escondem em buracos para não serem comidos enquanto descansam. Sem repousar, o peixe morreria de cansaço. Até o tubarão, conhecido como um nadador incansável tem seus períodos de repouso.

666147

Os peixes não têm pálpebras, por isso, durante o descanso continuam com o olhos bem abertos como se estivessem em plena atividade!

————————————–

FONTE

FONTE

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.