Curiosidades

Conheça algumas mudanças no organismo depois do 40 anos!

Conheça algumas mudanças no organismo depois do 40 anos!
Esse texto foi útil para você?

 

Quando chegamos aos 40 anos de idade, estamos na metade de nossas vidas. Nessa idade, o corpo atingiu a maturidade e conseguimos perceber que não somos mais tão fortes e ágeis. Começamos a envelhecer a muito tempo, mas só depois dos 40, percebemos as marcas do tempo.

A PELE: O efeito do sol é responsável pelos primeiros sinais. Aparecem as rugas. Desde o nascimento, nossa pele é renovada em um ritmo alucinante. Para repor as células das camadas superficiais que morrem constantemente, a pele fabrica 40 mil novas células a cada minuto. Aos 45 anos, já foram eliminados 180 quilos de células mortas. A renovação é tão rápida que as células mais velhas de nossa pele não têm mais do que um mês de idade. Mas a causa das rugas não são as células danificadas. As rugas se tornam mais nítidas por causa das fibras do tecido que dão suporte à pele: o colágeno. A radiação ultravioleta do sol dispara uma reação em cadeia, que degrada o colágeno. As fibras se tornam mais finas e quebradiças, a pele perde a elasticidade, fica flácida. As rugas são inevitáveis.




A VISÃO: A visão também se modifica. Podíamos ler sem óculos. O cristalino, a lente de nossos olhos, é formado por células que não se renovam, assim como as células do coração e algumas do cérebro. Elas permanecem as mesmas do nascimento até a morte. Com a idade, o cristalino se torna mais rígido, com mais dificuldade para focalizar. Fica difícil a gente adaptar-se às variações de claro e escuro. E para piorar, os olhos ficam mais secos. As lágrimas que serviam para lavá-los estão mais escassas.

O PESO: As mudanças atingem todo nosso organismo. Aos 40 engordar é muito mais fácil. À meia idade, os níveis hormonais estão mais baixos e por causa disso, perdemos massa muscular. Com menos músculos, queimamos menos calorias e o organismo começa a economizar gordura. Se continuarmos comendo com antes, a gordura ficará acumulada. Quando nossas mitocôndrias (estruturas celulares responsáveis pela produção de energia) envelhecem, nossa capacidade de metabolizar gordura diminui e por isso engordamos mais.



ESTRESSE: Daqui pra frente, com o metabolismo mais lento, o estilo de vida agitado causa uma grande pressão, o que aumenta as condições para a instalação do estresse. Reconhecer os sinais externos do estresse é fácil: mãos geladas, respiração ofegante, palidez na face, sensação de cabeça vazia. As glândulas supra-renais jogam adrenalina e cortisol na corrente sangüínea. Esses hormônios fazem os músculos contrair, as artérias fecharem e o coração bater mais rápido. A pressão arterial sobe e o corpo tem que agüentar as conseqüências. O estresse danifica e apressa o envelhecimento dos vasos sangüíneos. A pressão alta agride as células do revestimento interno das artérias. Elas se tornam menos elásticas, endurecidas.

MENOPAUSA: Depois dos 40-50, para as mulheres, essa fase da vida reserva um outro desafio: a menopausa. Os ovários ficam sem óvulos e as menstruações desaparecem. A produção de hormônios sexuais, estrógeno e progesterona, cai. O corpo feminino vai chegando ao fim da idade reprodutiva. A falta de hormônios altera as regiões do cérebro envolvidas no humor, na disposição, e no controle do sono. O hipotálamo, área que coordena o controle da temperatura do corpo, também é afetado. O rosto fica afogueado. Surgem ondas de calor acompanhadas de suor e arrepios de frio. Os ossos e os músculos se ressentem da falta de hormônios e enfraquecem. O corpo da mulher passou a vida acostumado com os hormônios sexuais. Agora, eles não existem mais.



———————————-

FONTE


12 comentários

12 Comments

  1. Super interessante, essa matéria e bem esclarecedora!!

  2. Maria Angélica

    em

    Eu já fiz cinquenta e vale mencionar o “esfarelamento” das vértebras . Já diminuí quase 3 cm na altura , mesmo sem ter entrado na menopausa, ainda .
    Tenho osteopenia , mas não quis tomar cálcio , que o médico receitou . Como também não tomo leite, optei pela comida japonesa pelo menos 2 x por mês .
    Vida sedentária, jamais ! Caminhada e hidroginástica já são suficientes pra não ganhar peso .
    E os cremes anti-idade, né ? Como tenho pele oleosa, esses cremes não são bons pra mim, mas mando manipular um específico .
    A tal “vista cansada” nos acomete antes dos 40, mas não tem nada de cansada: é o músculo que não se contrai o suficiente e precisamos usar óculos . Já a catarata é mais pra frente, pelos 60 e poucos anos, acredito.
    Sem falar na audião , que diminui, entre outras aporrinhações da idade .
    Beijo grande .

  3. susi

    em

    boa tarde,

    Tenho 43 anos e não tenho mais vontade de ter relaçoes sexuais. o que está acontecendo? abraços

  4. cuzao da silva

    em

    PO eu tocava 5 punhetas todos os dias ,agora depois dos 40 to tocando soh 3 por dia,eh foda !

    • Leandro

      em

      ridículo esse comentário, digno de uma pessoa que não tem noção do escreve e ainda falta com o respeito!!! absurdo o que virou essa internet!!

    • Flavio

      em

      Pô seu “Cuzão”, você já tem mais de 40 anos e ainda não arrumou uma mulher para satisfazer seus desejos sexuais??? Acho que seu nome lhe corresponde!

  5. Veronica Rodrigues de Souza Pereira

    em

    Depois dos quarenta o corpo desacelera e ficamos mais lentos… aparecem as doenças… é muito ruim.

  6. Pode até ser que depois dos 40 muita coisa muda, mas nao vejo problemas nisso. O importante é a mulher se cuidar e se amar levando uma vida saudável, incluindo alimentacao de boa qualidade , bom sono, praticar alguma atividade fisica e fugir do estresse.
    Jamais trocaria os meus 40 anos pelos meus 30, estou numa fase de amadurecimento , procurando me conhecer a cada dia, na busca da felicidade plena com a minha pessoa. Os 40 só me trouxe aprendizagem e a certeza de que ainda há ainda muita coisa para ser realizada , sinto-me mais viva e certa de que se pode encontrar a satisfacao em qualquer fase da vida… Que Deus me ilumine e me fortaleca a cada dia…

  7. Flavio

    em

    A matéria é interessante, porém carece de revisão devido aos erros de português que pude notar. Além disso, achei ela um tanto vaga e só menciona aspectos externos, voltados principalmente para a mulher, além de ser um tanto fatalista. No entanto, acho que a ideia do blog é ótima e deve continuar. Gostaria de ajudar, caso possível.

  8. Neuza Magalhães Floriano

    em

    É verdade, já estou com 61 anos de idade, já passei por várias fases, porém sou uma pessoa saudável me cuido. Essa informação é importantíssima.

  9. fred

    em

    tenho 43 a 5 pratico jiu jitsu ,não senti o q/ chamam de peso da idade,vai ver porque não parei pra pensar,quando não to no trabalho to treinando.

  10. Sueli T.Z

    em

    O artigo esta ensinando superficialmente algumas mudanças do corpo feminino depois dos 40 que e verdade mesmo só que claro que a qualidade de vida de cada tb sera responsável por alguns sintomas fazendo aparecer tudo de uma vez.
    Tenho alguns sintomas como moleza, dor de cabeça, mal humor sem motivo e rugas por exemplo tb falta de cuidado quando mais jovem ficava exposta ao sol por falta de informação .
    Hj em dia cuido usando protetor solar e nao me expondo de mais.
    Na comida, evito comer demais e tb escolho muito o que comer me concentrando muito na proteína vegetal comendo sempre derivados de soja, verduras e frutas que contem “lipopeno”como tomates , cenoura, pimentão vermelho, melancia,mamão.
    tomo suplementos, e caminho para fortalecer os músculos e balancear o humor .
    Sou consciente sobre o risco do câncer da mama e ultero sei que o risco e maior nessa faixa de idade.
    Com tudo isso me sinto bem sinto bem e cheia de vontade de viver aproveitar os 5 anos que ainda tenho pra chegar aos 50 !
    Também consciente sobre o risco do câncer da mama e ultero pois o risco e maior nessa faixa de idade.
    Mesmo que a “cabeça “não queira o corpo nao responde como desejamos mesmo os sintomas estando ou não visíveis o mais importante e aceitar e cuidar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo