Animais

Como as baratas matam umas as outras depois de envenenadas?

“É inevitável não elogiar sua performace neste blog. É original e profissional ao mesmo tempo… Então… Compramos aquele pesticida para baratas em que elas contaminam as outras baratas do ninho. Queria saber como isso acontece?” Leonardo e Lia.




Léo e Lia, obrigada pelas palavras de incentivo. Sobre baratas, não importa o que você faça. Elas são insetos muito nojentos e se você viu uma barata na sua casa, acredite: existem centenas (ou até milhares) delas escondidas entre suas coisas. Para evitar a luz do dia (ou artificial) elas encontram esconderijos que você nem imagina. Barata é um bicho persistente!

Baratas são onívoras, ou seja, elas comem de tudo. Experimentam qualquer pedaço de matéria orgânica por perto. A limpeza do ambiente é uma forma de negar alimento e abrigo para essas “pragas”. Baratas gostam de ambientes escuros, úmidos e os mais sujos possíveis, por isso, frequentam esgotos e encanamentos durante o dia e a noite passeiam felizes nas suas panelas, pratos, escovas de dente. Só de falar dá nojo! Mas não adianta comprar o pesticida mais caro e eficaz se higiene do ambiente é precária.

Uma forma interessante e eficaz de se livrar dessas pragas, é causando um envenenamento que não seja instantâneo. O inseticida citado pelos leitores são os conhecidos como “iscas” que podem ser vendidos de várias formas: em gel, em pó ou sólidos. Todos possuem um grande atrativo: comida fácil! Como já dito, é importante que o veneno não seja instantâneo pois a barata precisa comer a isca e ter tempo para retornar para o ninho, onde se abrigam não só outras baratas, mas também seus ovos e ninfas.

Uma coisa que poucas pessoas sabem, é que as baratas além de nojentas são canibais, ou seja, devoram rapidamente um indivíduo da mesma espécie que tenha morrido por perto. Esse comportamento também ajuda na eficácia das iscas. O simples contato ou a ingestão do veneno causa uma contaminação imediata, voltando para o ninho de origem, a barata contaminada não resiste e morre por envenenamento, rapidamente vira comida das outras que se tornam susceptíveis a sofrer o mesmo destino. É um efeito dominó. Se uma barata comete o erro fatal de comer a isca envenenada, o seu ninho está comprometido!



25621fce368bff6ac44c925fc60da537

As baratas entram na isca e são envenenadas.

cucaracha-muerta

Quando morrem, as outras baratas (canibais) se alimentam dos restos mortais e também ficam envenenadas.



10 comentários

10 Comments

  1. Keni

    em

    Quando uma barata se alimenta de outra envenenada, ela fica mais intoxicada( como naquelas pirâmides ecológicas )? Há alguma relação?

    • Quando você se refere a piramide, nela há um aumento da intoxicação pois um animal de “um nível superior” se alimenta de vários outros de “nível inferior”, aumentando assim a contaminação. Neste caso, creio eu, ocorre a situação inversa, o veneno no decorrer do ciclo vai ficando menos concentrado e ao longo da cadeia perdendo sua eficácia a longo prazo, no que se refere ao ciclo.

  2. Breno

    em

    Esse blog é nota 100! Curto demaaaais! Meus olhos chegam a arder de tanto ler aqui, haha! XD

  3. Alex Mesaqui Manaia

    em

    Karlla, seu trabalho é lindo. A Biologia é uma ciência que me fascina dia após dia!
    Amei seu blog e ele está sendo de suma importância para eu tirar dúvidas e enriquecer meu conhecimento, uma vez que sou novamente vestibulando em um curso tão concorrido que é a Medicina. Mas digo, ainda farei Biologia um dia!
    Sucesso em seu trabalho!

  4. Bacana, explico isso aos clientes da minha empresa. Alguns acham isso um pouco nojento, mas é importante explicar para que eles entendam como o veneno acaba matando o ninho mesmo se não aplicado diretamente ao ninho!

  5. Isso é interessante explicar para os clientes…pois muitos imaginam que o controle de pragas por um Dedetizadora é simplesmente a distribuição de venenos…Entender o comportamento das pragas e tirar proveito do mesmo é trabalhar com inteligência.

  6. Vanderlan Souza

    em

    Karla, parabéns por este trabalho, acredito que isso ajudará à muitas pessoas e principalmente a nós, controladores de pragas, pois são pequenos detalhes que fazem a diferença em uma dedetização, por que dedetizar não é como pegar uma receita de bolo e fazer, mas sim ultilizar técnicas como essas para que tenha exito

  7. fernanda

    em

    estou trocando o piso de casa e qdo o pedreiro quebrou um pedaço…saiu centenas de barata.
    Como faço p colocar veneno antes de colocar o novo piso…o veneno perde o efeito?
    tem algum veneno que possa misturar no cimento?

  8. Ana Oliveira

    em

    Muito massaaa! Adoro ler as matérias daqui, Fã detected o/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo