Animais

Como as baratas matam umas as outras depois de envenenadas?

Como as baratas matam umas as outras depois de envenenadas?
Esse texto foi útil para você?

“É inevitável não elogiar sua performace neste blog. É original e profissional ao mesmo tempo… Então… Compramos aquele pesticida para baratas em que elas contaminam as outras baratas do ninho. Queria saber como isso acontece?” Leonardo e Lia.

Léo e Lia, obrigada pelas palavras de incentivo. Sobre baratas, não importa o que você faça. Elas são insetos muito nojentos e se você viu uma barata na sua casa, acredite: existem centenas (ou até milhares) delas escondidas entre suas coisas. Para evitar a luz do dia (ou artificial) elas encontram esconderijos que você nem imagina. Barata é um bicho persistente!


Baratas são onívoras, ou seja, elas comem de tudo. Experimentam qualquer pedaço de matéria orgânica por perto. A limpeza do ambiente é uma forma de negar alimento e abrigo para essas “pragas”. Baratas gostam de ambientes escuros, úmidos e os mais sujos possíveis, por isso, frequentam esgotos e encanamentos durante o dia e a noite passeiam felizes nas suas panelas, pratos, escovas de dente. Só de falar dá nojo! Mas não adianta comprar o pesticida mais caro e eficaz se higiene do ambiente é precária.

Uma forma interessante e eficaz de se livrar dessas pragas, é causando um envenenamento que não seja instantâneo. O inseticida citado pelos leitores são os conhecidos como “iscas” que podem ser vendidos de várias formas: em gel, em pó ou sólidos. Todos possuem um grande atrativo: comida fácil! Como já dito, é importante que o veneno não seja instantâneo pois a barata precisa comer a isca e ter tempo para retornar para o ninho, onde se abrigam não só outras baratas, mas também seus ovos e ninfas.

Uma coisa que poucas pessoas sabem, é que as baratas além de nojentas são canibais, ou seja, devoram rapidamente um indivíduo da mesma espécie que tenha morrido por perto. Esse comportamento também ajuda na eficácia das iscas. O simples contato ou a ingestão do veneno causa uma contaminação imediata, voltando para o ninho de origem, a barata contaminada não resiste e morre por envenenamento, rapidamente vira comida das outras que se tornam susceptíveis a sofrer o mesmo destino. É um efeito dominó. Se uma barata comete o erro fatal de comer a isca envenenada, o seu ninho está comprometido!

25621fce368bff6ac44c925fc60da537

As baratas entram na isca e são envenenadas.

cucaracha-muerta

Quando morrem, as outras baratas (canibais) se alimentam dos restos mortais e também ficam envenenadas.


Comentários

Novidades

Topo