Surpreendentes imagens de microscopia eletrônica


Bactéria Escherichia coli. São bactérias em forma de bastonete que fazem parte da nossa flora normal do intestino. Algumas cepas produzem uma toxina provocando, na maioria dos casos, uma diarreia grave.

Placa bacteriana no dente. A placa é o acúmulo de bactérias da microbiota bucal sobre a superfície dos dentes. Assim, a placa consiste de uma película de bactérias (vermelho) embebidas numa matriz de glicoproteína.

Estruturas externas mineralizadas (cocosferas) de pequenos organismos marinhos chamados cocolitóforos. Os cocolitóforos ou cocolitoforídeos são algas marinhas unicelulares que fazem parte do fitoplâncton.

Fibras nervosas mielínicas. Em roxo podemos ver a bainha de mielina. Nos axônios de maior diâmetro, a célula envoltória forma dobras em torno do axônio. Ao conjunto dessas dobras múltiplas chamamos de bainha de mielina.Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso.

Jujubas?? Não! São células do sangue humano.  Hemácias (vermelho), Linfócito (azul), Neutófilo (amarelo, maior), Macrófago (verde) e Plaquetas (amarelo, pequeno). Aumento: 3300x.

Produção de espermatozóides dentro dos túbulos seminíferos dos testículos. Este é o processo de espermatogênese. As caudas esão representadas em rosa muito claro e a
cabeça dos espermatozóides são rosa escuro.

Cristais de pedra nos rins. As pedras nos rins são geralmente formados pela precipitação do oxalato de cálcio vindos da urina. Os cálculos renais (pedras) podem causar fortes dores abdominais.

Grão de pólen de Castanha-da- Índia  (Aesculus hippocastanum). O grão apresenta três lobos, separados por sulcos pronfundos através do qual o tubo polínico emerge.

Superfície da folha de orégano (Origanum vilgare). Os tricomas glandulares estão representados em vermelho e os tricomas como pelinhos estão em verde.

Células ciliadas da orelha interna mostrando os pêlos sensoriais (estereocílios) do órgão de Corti, da cóclea do ouvido interno.