É verdade que os dentes do hamster nunca param de crescer?

“O moço do pet shop disse que os dentes do hamster nunca param de crescer. Eu achei estranho porque eles parecem estar sempre do mesmo tamanho. isso é verdade ou não?” Anna Carolina, 11 anos.

O moço do Pet shop falou a verdade, Anna. Coelhos, hamsters, ratos… Nesses animais os dentes estão em constante crescimento e precisam ser desgastados o tempo todo. Mas não são todos os dentes que crescem a vida toda, apenas os quatro incisivos, dois em cima e dois embaixo, que ficam posicionados de forma alinhada bem na frente da boca. Por isso, é importante tomar muito cuidado com a alimentação desses bichinhos fofos.

Ás vezes os hamsters possuem um forte instinto sair roendo tudo, e por isso ficam horas roendo a grade da gaiola ou tentando destruir a rodinha. Isso é normal. Afinal, os dentes precisam mesmo ser desgastados. Esses bichinhos necessitam de uma alimentação que estimule o desgaste dos seus dentes e por isso oferecer sempre alimentos molinhos não é uma boa idéia. Nada de facilitar descascando as sementes de girassol e o amendoim! Oferecendo alimentação amolecida pode custar a vida dos hamsters, pois os dentes vão crescendo, crescendo e crescendo até fechar a abertura da boca e até causar uma perfuração (veja nas imagens).

correcao_dentes

Em casos extremos, é preciso cortar!

Ainda existe uma anomalia genética que pode atacar os hamsters. Os dentes da frente são perfeitamente alinhados, porém, em alguns casos de má formação em que os dentes de cima não se alinham com os de baixo. Quando isso acontece, eles não se desgastam e crescem desproporcionalmente, impedindo o animal de se alimentar e levando-o à morte.

Rat-Teeth

Se o dente do hamster atingir esse tamanho, ele não poderá mais comer! Nesta imagem, os incisivos inferiores cresceram demais!

Sem-Título-1

Crânio de Hamster.

FONTE