Percevejo do maracujá: que bicho é esse?

“Encontrei este inseto no meu maracujazeiro e ele gosta muito de ficar por lá. Gostaria de saber se é uma praga pois eu já vi ele sugando o fruto.” (Carlos Nascimento)

Olá Carlos! Ihh, você acertou em cheio quando disse que poderia ser uma praga do maracujá. Esse bichinho incrivelmente lindo, com cores fantásticas é uma espécie de percevejo (ordem Hemiptera) popularmente conhecida como percevejo-do-maracujá. O nome científico é Diactor bilineatus, foi descrito por um pesquisador chamado Fabricius no ano de 1803. Pertence a família Coreidae e mesmo sendo tão pequeno é uma grande dor de cabeça para aqueles que cultivam maracujás.

Esses percevejos são as principais e mais severas pragas do maracujazeiro adulto. Eles prejudicam o vegetal por serem fitófagos, ou seja, sugam a seiva das partes tenras das flores, frutos, ramos e botões florais. Vivem exclusivamente maracujazeiro e tanto os adultos como as suas formas jovens sugam a seiva dos botões florais e frutos novos, e os adultos atacam também as folhas, ramos e frutos de qualquer idade, causando o maior prejuízo.

Diactor_Carol

Esses percevejos são as principais e mais severas pragas do maracujazeiro adulto. Foto: Reprodução/insetologia

Os adultos atingem até 20 milímetros de comprimento, são de coloração verde-escura, com duas linhas alaranjadas que vão da cabeça até o escutelo. As pernas posteriores apresentam uma expansão na tíbia em forma de folha de coloração escura e com pontos alaranjados. Os ovos são colocados na face inferior das folhas, sendo que cada postura é composta no máximo de dez ovos e o período de incubação é de 15 dias.

diactor25

O nome “bilineatus” se refere às duas linhas alaranjadas no tórax. É um inseto incrível! Foto: Reprodução/treknature

—————————–