Animais

Todo hamster guarda comida nas bochechas?

“Comprei um hamster e ele tem um comportamento muito estranho. Ele enfia muita comida na boca, chega ficar estufado. Será que ele tem algum distúrbio?” Sérgio Filho




Seu hamster não tem problema algum, Sérgio. Aliás, o que ele está fazendo é mais que natural. Os hamsters possuem invaginações nas bochechas formando uma bolsa que tem até nome, chama-se “bolsa jugal”, na qual a principal função é exatamente o armazenamento de comida. Essa estrutura é conhecida também como um “Local de Privilégio Imunológico” natural.

O nome “hamster” vem do alemão: “hamstern”, que significa “tesouro”. Esse nome não é à toa, o hábito de acumular comida nas bochechas além de ser parte de seu comportamento natural, é uma forma de carregar o seu “tesouro” para onde for. Na natureza hamsters vivem em lugares desérticos, onde a escassez de comida é muito comum. Assim, esses animais adquiriram com a evolução, uma forma de manter a comida sempre por perto. Ele cava galerias e túneis no solo e ali guarda toda comida (sementes, grãos, frutas secas, etc) que consegue carregar na bolsa jugal.

A bolsa jugal é uma estrutura toda equipada e adaptada para manter a comida bem conservada. A pele desta região não é irrigada por glândulas salivares, assim a comida se mantém fresca e seca. A textura da pele que revestem a bochecha é áspera e isso ajuda a segurar comida para não cair da boca. Assim, enfiar um monte de comida na boca não é falta de educação, é que o hamster é “prevenido”!

Sem-Título-2



A bolsa jugal é um reservatório de comida!

hamster-crams-carrots-into-mouth-video

Nesta imagem temos um hamster dissecado mostrando as enormes bolsas em sua boca.



1300863008_homyachki-6

Essa uva não vai caber!

1300863001_homyachki-14

Olha o tamanho da bolsa jugal desse aí!!! Quantos amendoins ele está guardando?

——————————————–

FONTE

11 comentários

11 Comments

  1. Thiago Mitsu @GarouMitsu

    em

    Ahh gostei tanto dessa materia xD
    Eu ja tive um hamster, e fazia o msm. Não sabia q o nome hamster significava tesouro,gosto dessas curiosidades *-* continue assim \o/.

  2. Muito legal, queria ser assim para não dar tanta viagem na hora de comer!

    aluno: lucas celton
    professora: eurivane
    ok!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. ajr

    em

    Por isso a dona florinda chamava o kiko de tesouro, por causa das bochechas… tesouro, não se misture com essa gentalha!

  4. ehhehehehehe… assim eels ficam até bonitinhos…. todos bochechudos!

  5. Raysa

    em

    Ah meu Deus, tomara que seja isso! Minha hamster está com uma massa grande, com uma textura estranha, que parece cartilagem, mas está completamente solta do resto do corpo e entre a orelha e a bochecha direita, eu me desesperei, pensando que era alguma coisa nascendo nela. Ainda não tem como ter certeza se não é nada demais, mas eu espero sinceramente que seja comida mesmo.

    • Anonimo

      em

      uma forma de vc verificar q e comida é vc tipo espremer pra fora a bucheca.
      se for começara a sair comida pela sua boca.

  6. bru

    em

    nossa a minha hamster comeu 2 folhas de pé de tomate e eu pensei que ela tinha engolido. depois me padrinho percebeu que ela estava com uma “bola inchada” na bochecha, pensei que algum bicho tinha a mordido mas quando a coloquei na gaiola ela cuspiu tudo pra fora e começou a enterrra com a serragem que também guardava nas bochechas e levava até onde estava a comida! obrigada pela explicação!

    • erica

      em

      vc não pode fica dando alface pro seu hamister! pois ele pode morre com problema no figado! e ele da uma diarreia prolongada!

  7. Roberta

    em

    os machos é as femias tem isso ou são só os machos?

  8. Milla

    em

    meu hamster ta cheio de comida na boca acabei de achar ele ele fugiu e eu achei quando ele chegou logo se preveniu e pegou um monte de comida acho feio quando ele tira a comida boca bjus

  9. Larisa

    em

    Obrigada pela informação,então é por isso que meu hamster é tão bochechudo ! Ele fica cuspindo comida mastigada kkkkk

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo