Sturnella: Que bicho é esse?

“Gosto muito de animais e adorei esse site … Mas estou com uma duvida. Tirei a foto de um lindo pássaro mas não sei o seu nome e queria lhe pedir uma ajuda , para identificá-lo.” Marco Schwenger

Obrigada pela confiança Marco. Bom, como todos sabem não sou especialista em aves. Para identificá-las recorro a um especialista que com muito cuidado faz as identificações. Segundo ele, essa belíssima ave é popularmente chamada de polícia-inglesa-do-sul, pertence a família Icteridae e o nome científico dela é Sturnella superciliaris.

O exemplar da imagem enviada pelo Marco é um exemplar macho, nesta espécie o dimorfismo sexual (diferença entre macho e fêmea) é muito evidente. Nos machos, a gola e o peito são de um belo vermelho escuro, uma estria branca pós-ocular que se estende até o pescoço e no restante da plumagem predomina o negro. Nas fêmeas predomina o marron em várias tonalidades, no peito pode ocorrer vermelho bem leve!

Os ninhos são construídos no chão, principalmente nos campos com moitas de capim onde as fêmeas colocam de 4 a 5 ovos. Tem um hábito muito fofo de levantar-se em vôo na vertical sobre o ninho, cantando. São inteligentes ao aproveitar o desmatamento para ampliar sua área de vida. Podem ser vistos em campos úmidos de vegetação rasteira, invadindo campos de cultura de arroz, aeroportos e aterros. Às vezes a espécie é vista em lugares secos. São encontrados da Argentina ao Chile e podem ser vistos em todo território brasileiro.

O macho é lindão e colorido!

Na fêmea predomina a coloração marrom… O macho é mais bonito, não é?

———————————————–

Essa identificação contou com a experiência do Ornitólogo Carlos Garske (Cadu), um apaixonado por pássaros!