Animais

A razão para os elefantes terem orelhas grandes vai te surpreender!

Pergunta enviada pela redação da Folha Universal para uma matéria do jornal impresso.




A resposta é fácil: O “orelhão” do elefante foi adquirido ao longo de sua evolução para funcionar como uma espécie de dissipador de calor. Os elefantes são criaturas enormes, o que faz com que produzam uma grande quantidade de calor corporal, muito mais do que nós. E já que eles normalmente vivem em áreas muito quentes, como Ásia e África, precisam de uma maneira eficaz de se livrar de todo esse calor em excesso.

As orelhas dos elefantes são estruturas irrigadas com grande quantidade de veias, formando uma verdadeira rede por onde o sangue circula o tempo todo. E, por serem muito finas, as veias ficam bem juntas a superfície da pele. Quando a temperatura do sangue é maior do que a temperatura exterior, o calor irá dissipar através das orelhas, baixando a temperatura do corpo do elefante. Na verdade essa é uma propriedade de troca térmica, na qual o fluxo sanguíneo de uma área de alta temperatura é conduzido para uma área de baixa temperatura, gerando uma troca de calor!

Quando a temperatura externa é tão quente quanto a do seu corpo, esses animais dão um jeito de baixá-la rolando na lama ou jogando água sobre si mesmo com ajuda de sua tromba. Isso garante que a temperatura abaixe e as veias do seu “orelhão” refrigerem o sangue que está circulando por ali. É também por essa mesma razão, que vemos os elefantes abanando as orelhas. O movimento das orelhas acelera a transferência de calor do corpo para o ar, baixando em até 5°C a temperatura corporal.



wall-7

Os elefantes africanos estão mais próximos do equador, onde o clima é mais quente. Esta, pode ser uma das causas para que tenha orelhas maiores.

Você sabia?



  • Um elefante recém-nascido é tão grande que pode pesar como um ser humano adulto.
  • A gestação do elefante pode dura 22 meses. São quase dois anos carregando o bebê elefante enquanto a gestação humana dura apenas 9 meses.
  • Um elefante adulto pode beber até 30 litros de água de uma só vez! Ao todo, em um só dia, pode consumir até 100 litros de água.
  • As orelhas dos elefantes podem ser tão grandes que podem alcançar metade da altura do animal.
Sem-Título-4

Os asiáticos vivem mais para norte, em climas mais frescos, e portanto, têm orelhas menores.

FONTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


4 comentários

4 Comments

  1. luan

    em

    a natureza e suas adaptaçoes.

  2. Muito interessante, gostei do blog, parabéns!

  3. Mariza

    em

    Sou muito curiosa e agradeço esse blog por me manter atualizada parabéns.

  4. Elaine

    em

    Excelente texto. Porém infelizmente há um erro de linguagem. O chamado erro de linguagem teleológico que traduz o pensamento Lamarckista. Que muitos leigos cometem.
    Na natureza nao existe filanildade. Nao se tem alguma característica PARA satisfazer alguma necessidade. As girafas nao tem o pescoço cumprido para alcançar o alto as arvores. Existiam girafas com pescoços de tamanhos diferentes, as que nao conseguiam alcançar o alto das arvores nao conseguiam se alimentar e morriam. Com os elefantes é a mesma coisa. Evolutivamente existiam elefantes com orelhas de tamanhos diferentes, o ambiente selecionou os de orelhas grandes (seleção natural) pois se adaptaram melhor ao clima quente e assim conseguiam se refrescar, esses conseguiram sobreviver e passar seus genes (orelhas grandes) a seus descrentes.
    Da maneira em que o texto foi escrito, ignora-se os trabalho de Darwin e Wallace e de todos do geneticista, a começar por Mendel.
    Obrigada.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo