Por que cogumelo não é planta?

“Queria saber se o cogumelo dá alguma fruta e se existe alguma fruta de cogumelo que podemos comer.” Ariana Martins

Ariana querida, muita calma nessa hora! Olha só, juntamente com os mofos, bolores e leveduras, os cogumelos são FUNGOS. E nenhum fungo dá frutos, até porque os seres vivos capazes de produzir frutos são os vegetais (plantas) e os fungos NÃO são plantas. Mas não se assuste, pois por muitos anos, os fungos foram considerados como plantas e eles até foram incluídos, por autores renomados, no reino das plantas. Só que, os fungos e as plantas são muitíssimo diferentes.

Os fungos não possuem uma organela celular chamada cloroplasto, que é onde fica depositada a clorofila, e então não possuem este pigmento. Isto significa que eles não podem sintetizar açúcares, ou seja, não fazem fotossíntese como as plantas. Para se alimentar necessitam obter seus nutrientes de um meio externo. Eles fazem isto absorvendo materiais nutritivos como parasitas de organismos vivos, ou como saprófagos em matérias orgânica morta, por isso são considerados heterotróficos como os animais. A célula dos fungos possui uma parede celular composta por quitina, uma substância dura que forma a carcaça dos crustáceos e o exoesqueleto dos insetos, ou seja, uma característica animal e não por celulose como os vegetais.

cogumelo
A célula dos fungos possui uma parede celular composta por quitina, uma substância dura que forma a carcaça dos crustáceos e o exoesqueleto dos insetos, ou seja, uma característica animal e não por celulose como os vegetais.

“Meio bicho, meio planta”, os fungos receberam uma classificação diferente.Os biólogos consideram os fungos suficientemente diferentes de plantas e dos animais que os classificaram em um reino próprio: o reino Fungi. Neste reino, o “corpo” é uma longa, fina, estrutura tubular chamada “hifa”, mas em poucos fungos (as leveduras) o corpo consiste de uma só célula. Embora alguns fungos, como os cogumelos, sejam suficientemente grandes para serem vistos facilmente, a maioria dos fungos são microscópicos em tamanho e devem ser observados com a ajuda de um microscópio.

A parte da biologia que estuda os fungos é chamada Micologia. As doenças causadas por fungos são micoses. Parecido com algumas espécies de plantas e animais, mais de 60 espécies de fungos apresentam bioluminescência, aquela capacidade de emitir luz própria como os vaga-lumes.

penicillium-digitatum5
O bolor que dá em frutos também é um fungo!

FONTE