Animais

Por que cachorro molhado tem um cheiro tão ruim?

Existe uma explicação biológica para o fato dos cachorros federem tanto quando estão molhados? Juliana e Cris – Ribeirão Preto/SP




Jú e Cris, existem sim explicações biológicas para o mau cheiro expelido pelos cães quando estão molhados. Na verdade as causas são duas: a presença de uma glândula anal que libera um líquido fétido e a floresta de fungos e bactérias presente em toda pele do animal.

Os cães possuem glândulas localizadas perto do ânus (a ad-anal) que liberam uma secreção, amarronzada, gordurosa e fedorenta. Sempre que o cão urina ou defeca, as glândulas anais recebem uma pequena pressão, e um pouquinho do líquido é expelido, resultando em um aroma personalizado. O objetivo desta glândula é marcar território, mas ainda servem para expressar um pouco da sua “essência pessoal”, quando encontra um companheiro canino. Liberar esse odor é como um aperto de mão para os cães. Quando os cachorros se molham, a água se mistura com esse líquido personalizado, diluindo-o e espalhando-o pelo corpo. Se o cachorro não for bem seco, a água misturada a essas secreções evaporam levando consigo moléculas fétidas que chegam até nós.

Além disso, como já dito, os cachorros possuem diversas colônias de fungos e bactérias aproveitando as ótimas condições de desenvolvimento proporcionada pela pele do cão. Assim, um cachorro molhado fornece a esses organismos um ambiente ideal e comida. O metabolismo dos fungos e bactérias emite uma substância química que cria um cheiro desagradável. Aliás, é muito importante, evitar que o cão fique molhado por muito tempo, pois a umidade desencadeia uma predisposição a infecções que podem piorar ainda mais o mau cheiro.



cao-banho-think-2

O “cheiro de cachorro molhado” é devido ao metabolismo de fungos e bactérias na pele e também pela presença de uma glândula anal fedorenta! Foto: Reprodução/

———————————-



FONTE

FONTE

11 comentários

11 Comments

  1. manotroll

    em

    o cachorro não fede tanto po
    tem pessoas que fedem muito mais que eles
    e que voce ainda não se acostumou com o cheiro ou se tem cachorro pra dizer que tem.
    papa guaio também tem cheiro que chega perto péla primeira vez estranha

  2. IgorAssunção

    em

    então esta explicado!!

    Parabéns pelo trabalho!

    xD

  3. Day

    em

    esse cachorrinho da foto é liiiindo!

  4. Edmilson

    em

    Eu depois de muito trabalho fico com cheiro de cachorro molhado! kkkk

  5. Eita… fazia tempo q n vinha aqui ou em qualquer outro site ou blog p comentar hein…
    agora entendo pq meus filhotes depois de um banho ainda fedem tanto
    auhauhuhauh
    mas se bem q depois q secam ficam cheirosinhos
    ^^
    tia patty
    te convido a olhar o meu novo visual de blog
    eu msm q fiz
    se cuida hein
    bjossss

  6. Olá esse blog é muito legal e eu recomendo.
    Um bom site para quem quer publicar posts e ganhar muitos acessos é o REDBUS. Pelo endereço http://redbus.freevar.com é possível cadastrar quantos posts forem precisos ao dia e sem a aprovação do editor do site. Não precisa de cadastro e o link sai na página inicial do site na hora. O site é muito legal, muito melhor, inclusive, do que o Ocioso, Colméia ou Uêba (cujos editores nem sempre aprovam os links na home page do site). O endereço é http://redbus.freevar.com – Experimente!

  7. Decifrando mistérios….. muito bom

  8. Flávio Posseti

    em

    Bióloga ! curti demais seu blog, a partir deste momento ele passa estar no meu http://www.cblogvs.blogspot.com, sou da secretaria de estado da saúde do paraná, trabalho com Vigilância em Saúde, ambiental, epidemiológica e sanitária, curti muito teu espaço.

  9. Aharon

    em

    Na verdade o ideal não é dar banho nos cães e sim escova-los com alguma frequencia, 1x por semana por exemplo. Pois os cães na natureza não tomam banhos mensalmente e mt menos todas as semanas e sim apenas se molham qnd chove. O cheiro de um cão é o natural do mesmo e não de perfume, shampoo e etc

    • Concordo em partes, pois o cao que conhecemos hoje é um animal domestico. Isso nos remete ao pensamento de que animais domesticos nao devem (ou deveriam) viver na natureza selvagem. Quando especulamos sobre sua vida na natureza, na verdade estamos os comparando com seus parentes proximos como o lobo. Desde que nao prejudiquemos a saúde e bem estar de nossos animais, nao acho que seja um problema dar banhos mais frequentes e nos preocuparmos com seu odor 🙂

  10. Ariane

    em

    hum… “O objetivo desta glândula é marcar território, mas ainda servem para expressar um pouco da sua “essência pessoal”, quando encontra um companheiro canino.”

    Agora tá explicado o pq dos cachorros cheirarem o bumbum do outro!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo