Animais

Como os insetos respiram?

” Insetos respiram? Como eles respiram… eles tem fossas nasais?” Simon A. Kische




Simon, assim como nós, os insetos necessitam de oxigênio para viver, e produzem dióxido de carbono como um produto residual. Mas para dizer que os insetos “respiram” é preciso entender um monte de coisa, pois eles não têm pulmões, muito menos nariz, nem tampouco possuem o transporte de oxigênio através dos seus sistemas circulatório. Vamos ver como é isso?

Bom, os insetos possuem uma série de tubos chamados de sistema traqueal para realizar a troca de gás por todo o corpo. A respiração é principalmente por difusão. O ar entra por buraquinhos posicionados lateralmente no corpo, chamados de espiráculos e é conduzido pelo corpo pelo sistema traqueal. Cada tubo traqueal termina em uma célula especializada para troca de gases com outras células do corpo.



image016

Esta larva de besouro tem os espiráculos bem visíveis! O ar entra por buraquinhos posicionados lateralmente no corpo, chamados de espiráculos e é conduzido pelo corpo pelo sistema traqueal.

Quando o ar atinge a traquéia, o oxigênio se dissolve no líquido traquéia. Através da difusão simples, oxigênio, então se move para a célula e dióxido de carbono entra no tubo traqueal. O dióxido de carbono é assim como em nós, um resíduo metabólico e sai o corpo através dos espiráculos. Os insetos podem inclusive controlar sua respiração. Ele pode abrir e fechar os espiráculos com contrações musculares. Um inseto que vive em um ambiente seco vai manter as válvulas espiráculo fechada para evitar a perda de umidade.

A difusão faz com que a respiração seja difícil e isso coloca alguns limites no corpo do inseto. A taxa de difusão do gás não pode ser controlado, e apenas mostra-se eficiente para pequenos organismos. Essa é a principal razão pela qual não podemos ver insetos de tamanho gigante por aí. Enquanto os insetos respiram por difusão simples, eles não poderão ser maiores do que já são.



espira

Olha como este inseto tem os espiráculos bem visíveis!

scilens2002_11

Aqui uma imagem de microscopia eletrônica mostrando  um espiráculo detalhadamente!

FONTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


15 comentários

15 Comments

  1. Edmilson

    em

    Texto ótimo! sempre tive esta curiosidade, só deixou um trechinho a desejar “Os insetos podem inclusive controlar sua respiração insetos.”

  2. Adorei o texto Karlla. Como sempre, super explicativo e divertido de se ler…

  3. Bem clara e objetiva na explicação. Uma pergunta: pode-se dizer que insetos possuem sangue?

    • Ótima pergunta Marco. Já foi para minha lista gigantesca de perguntas do visitante Curioso! bjs

  4. Marcos

    em

    Muito legal.

    Uma dúvida: os poucos insetos maiores que existem (por ex., besouros quase do tamanho de um punho) possuem algo de diferente que explique sua dimensão tão discrepante em relação à grande maioria?

    Ah, em relação ao “sangue”, parece-me que muitos soltam líquidos viscosos azuis ou verdes (quando esmagados por pés distraídos) justamente pela liberação do seu equivalente: a cor decorreria da presença de outros metais, como o cobre, que fazem a mesma função que o ferro em nossa hrmoglobina (por isso a cor vermelha)…

  5. mariza

    em

    Nossa, que legal!!! Vc explicando parece tudo tao simples. Obrigada por mais esse conhecimento obtido, querida.

  6. Ewerton

    em

    Prezado Marco Nunes,

    Os insetos possuem uma substancia circulando no corpo chamada Hemolinfa, que tem basicamente a mesma função do nosso sangue, é composta basicamente por água e sais minerais logo, a hemolinfa é quase incolor variando em tonalidades de amelo palido e verde bem claro.

    • Obrigada Ewerton, estou preparando um post sobre isso para esclarecer o assunto para mais pessoas! beijinhos!

  7. Ívani Fernanda

    em

    Aaa, ótimo texto Karlla! Sou aapaixonada por insetos ee também tenho uma dúvida: insetos sentem dor? Beijos :*

  8. Kleber

    em

    Mas karlla, então como que os insetos pré-históricos respiravam? Ja que eles eram enormes, como os ancestrais da libélula??

  9. Raphael Bonissoni

    em

    Interessante!!! Mas Karlla, isso despertou mais minha curiosidade… Como é o sistemas respiratório de um cetáceo?? *-*

  10. Marco Antônio

    em

    Karlla,

    Havia lido noutra fonte que, desde 2003, descobriu-se que a respiração dos insetos não ocorre por simples difusão, mediante o uso de um aparelho de raio-x superpoderoso que demonstrou que vários deles têm mecanismos mais parecidos com o de mamíferos: http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/raiox.php

    Há, aqui, uma reportagem da BBC da época: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/030124_insetomtc.shtml

    Essa pesquisa de 2003, publicada na Science, realmente foi um marco ou não?

    Parabéns pelo blog!

  11. hellen lile ecia

    em

    os insetos adultos, em geral, não possuem pulmões nem brânquias, tendo o corpo recoberto por uma cutícula que impossibilita a respiração cutânea. como, então, os insetos respiram?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo