Animais

Tangara: Que BICHO é esse?

“Ao fazer um trabalho de campo durante uma pesquisa de mestrado na Zona Mata Mineira, nos deparamos com esse pássaro de belíssimo colorido, teria como vocês me informarem que espécie é essa e sua distribuição.” Érica Pimenta


Querida Érica, como você sabe pássaros não é minha especialidade, e então costumo recorrer a um amigo Ornitólogo que faz as identificações com muito carinho. Bem, o especialista disse que este belíssimo espécime é conhecido como saíra-douradinha. Em algumas regiões do país é chamada também de ‘douradinha’ ou ‘serra’.

O nome científico é Tangara cyanoventris. Pertencente a família Thraupidae, da Ordem Passeriformes. Um pássaro com um colorido exuberante de tamanho relativamente pequeno: tem 13,5 centímetros e pesa cerca de 20 gramas.

A saíra-douradinha é mais abundante em regiões montanhosas e é restrita a região sudeste do Brasil, ocupando matas estacionais semideciduais e cerradões. Para comer, não dispensa pequenos frutos, folhas, larvas e pequenos insetos. Aliás, é importante saber que é um importante dispersor de sementes. Na reprodução, tem em média duas ninhadas por estação e coloca 3 ovos em cada uma.

Que fofo comendo um fruto!

Um belo casal!

Este post foi desenvolvido com a brilhante ajuda do Ornitólogo Carlos Garske (Cadu), obrigada amigo! Para a identificação ele contou com a seguinte bibliografia: Listas das aves do Brasil e Ornitologia Brasileira


Comentários

Novidades

Topo