Animais

Tangara: Que BICHO é esse?

Tangara: Que BICHO é esse?
Esse texto foi útil para você?

“Ao fazer um trabalho de campo durante uma pesquisa de mestrado na Zona Mata Mineira, nos deparamos com esse pássaro de belíssimo colorido, teria como vocês me informarem que espécie é essa e sua distribuição.” Érica Pimenta


Querida Érica, como você sabe pássaros não é minha especialidade, e então costumo recorrer a um amigo Ornitólogo que faz as identificações com muito carinho. Bem, o especialista disse que este belíssimo espécime é conhecido como saíra-douradinha. Em algumas regiões do país é chamada também de ‘douradinha’ ou ‘serra’.

O nome científico é Tangara cyanoventris. Pertencente a família Thraupidae, da Ordem Passeriformes. Um pássaro com um colorido exuberante de tamanho relativamente pequeno: tem 13,5 centímetros e pesa cerca de 20 gramas.

A saíra-douradinha é mais abundante em regiões montanhosas e é restrita a região sudeste do Brasil, ocupando matas estacionais semideciduais e cerradões. Para comer, não dispensa pequenos frutos, folhas, larvas e pequenos insetos. Aliás, é importante saber que é um importante dispersor de sementes. Na reprodução, tem em média duas ninhadas por estação e coloca 3 ovos em cada uma.

Que fofo comendo um fruto!

Um belo casal!

Este post foi desenvolvido com a brilhante ajuda do Ornitólogo Carlos Garske (Cadu), obrigada amigo! Para a identificação ele contou com a seguinte bibliografia: Listas das aves do Brasil e Ornitologia Brasileira


Comentários

Novidades

Topo