Animais

Por que existem casca ovos de galinha com cores diferentes?

Por que existem casca ovos de galinha com cores diferentes?
Esse texto foi útil para você?

“Digo, sem medo de errar, que seu site é o mais completo acervo online de biologia a que tive acesso. Minha dúvida, é por que as cores dos ovos das galinhas são diferentes ? Imagino que as diferentes colorações estejam relacionadas a adaptações ao meio, diferenças de espécies, camuflagem, e proteção. Gostaria ainda de saber se uma mesma ave é capaz de colocar ovos com cores distintas e se existem diferentes propriedades nutricionais de acordo com a cor do ovo.” Luis Felipe – Franca/SP.




Obrigada pelo incentivo, Luis Felipe! Olha só, o que determina a cor da casca do ovo é uma característica genética que está relacionada à raça da galinha. Galinhas brancas, aquelas de aviários, colocam ovos brancos, enquanto as vermelhas (ou amarronzadas), consideradas “galinhas caipira” põem ovos coloridos que variam entre, marron, avermelhados, azulados e outros. Na verdade, ainda não se sabe a origem do pigmento que determina essa coloração, mas provavelmente provenha de células do útero, onde a casca do ovo é formada.

Um grande engano é pensar que algumas cores de ovos são mais saudáveis que outros. Baseado nesse mito, o mercado determinou o preço mais alto dos ovos coloridos pois são os mais procurados pelo consumidor, uma vez que todos acreditam serem ovos com mais vitaminas. Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os coloridos. Ambos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais e contêm por volta de 220 miligramas de colesterol.

chicken-eggs-brown-white

O que determina a cor da casca do ovo, é uma característica genética ligada à raça da galinha!



————————————————–


9 comentários

9 Comments

  1. Marco Aurelio

    em

    Bom dia, Karlla.
    Sou engenheiro agrônomo e avicultor, e gostaria de contribuir com sua resposta.
    Realmente o que determina a cor da casca dos ovos é o fator genético.
    Também é correto afirmar que a alimentação interfere na coloração da gema e na composição do ovo. Alimentos ricos em beta-caroteno, como milho e folhas verdes, tendem a imprimir uma coloração mais alaranjada à gema do ovo, o que diferencia o ovo caipira do chamado “ovo de granja”. Esses alimentos também deixam a coloração da casca mais vibrante.
    Existe uma relação entre a coloração do lóbulo da orelha e a cor do ovo, porém não existe qualquer relação entre a cor das penas e a cor dos ovos, já que dentro de uma raça são admitidas várias cores.
    Todos os ovos, durante sua formação, são inicialmente brancos e a cor da casca será definida pela deposição do pigmento chamado porfirina (caso a raça seja de ovos marrons) derivado da hemoglobina do sangue,
    A coloração azul dos ovos das raças Araucana e Ameraucana é devida ao corante oocianina, um produto formado na bile.
    De maneira geral, galinhas com lóbulo da orelha branco ou creme porão ovos brancos ou cremes, como as raças Andaluza, Leghorn, Minorca. Uma exceção à regra é a raça Penedesenca, que apesar de possuir lóbulo branco, bota ovos marrom-escuros.
    Dentro deste grupo, podemos destacar a Leghorn, que é a raça utilizada na produção de linhagens híbridas para postura. Por ser uma ave pequena e de alta produção de ovos/ano, requer menores quantidades de ração para sua manutenção. Daí o menor custo de produção de ovos brancos.
    Galinhas com lóbulo vermelho porão ovos marrons em suas várias tonalidades. Por exemplo, as raças Cochin, Rhode Island Red, Plymouth Rock, Orpington, Gigante de Jersey, Sussex, New Hampshire, entre outras. Algumas destas raças são usadas em cruzamentos para produção de linhagens de postura de ovos marrons ou castanhos, e sendo aves maiores que a raça Legorne, exigem maior quantidade de alimentos, o que aumenta o custo da produção de ovos marrons.
    As raças que botam ovos mais escuros (marrom-chocolate) são a Marans, Welsumer e Barnevelder.
    Raças como Dorking, Old English Game, Sumatra, Sebright entre outras, apesar de apresentarem lóbulo vermelho, botam ovos de coloração que varia entre o branco e o creme.
    As raças Araucana e Ameraucana possuem lóbulo vermelho, mas seus ovos são de coloração azul.
    Os ovos marrom-achocolatados podem ser da raça Marans ou da raça
    Wellsumer.
    Fotos de ovos de Maran em http://www.darkbrowneggs.info/communities/2/004/008/057/662/images/4534792961.jpg.
    Fotos de ovos de Wellsumer em http://www.backyardchickens.com/forum/uploads/27596_welsummer_eggs_007.jpg.
    Fonte: http://www.feathersite.com/Poultry/BRKPoultryPage.html#Chickens.

    Um grande abraço.

    • Marco Aurélio, Obrigada pela colaboração, pelas palavras que completmantaram (e muito!)o texto. valeu mesmo!

      • angelo aparecido pereira de oliveira

        em

        Eu crio galinhas, e sou apaixonado pela criação acompanho os pintinhos e logo crescem adoro ve-los siscar, minhas galinhas botam ovos azuis brancos, dourado e amarelado eu estou sempre observando imagino que isto seja os elementos que formam a casca. Uma delas é muito minha amiga e amanhâ vou perguntar a ela depois eu te falo.

        bj

      • Jurandir de Freitas

        em

        Karla por gentileza,gostaria de saber se é possível ter um contato com o engenheiro agrônomo e avicultor Marco Aurélio,para saber onde encontro as raças das galinhas de ovos de chocolate,desde já muito obrigado pela atenção.

    • Jurandir de Freitas

      em

      bom dia.seria possivel ter contato com engenheiro agronômo e avilcutor sr.MarcoAurelio. que no dia 11 de julho 2011.sobre a coloração da casca do ovo. desde já muito obrigado.

  2. Jurandir de Freitas

    em

    Parabens pelo trabalho e´com certeza de grande ajuda.

  3. Jurandir de Freitas

    em

    mensagens postas anteriores.

  4. joel

    em

    o ovo de cor pode não ser mais nutritivo! mas gostoso com certeza é, não tem piché.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo