Animais

Manduca: Que bicho é esse?

“Gostaria de saber o nome desse bicho? É muito bonito” Pedro Henrique


Olá Pedro. Que bela lagarta, não é? Essa lagarta verde e robusta parece ser a fase larval de um representante de Lepidoptera (no caso uma mariposa) da família Sphingidae. Tudo indica que pertence ao gênero Manduca, pela pesquisas que fiz, se parece muito com uma espécie chamada Manduca rustica, que foi descrita por uma pesquisador chamado Burmeister, há quase 200 anos, em 1856.

Nesta fase em que é uma lagarta, se alimenta uma diversidade muito grande de plantas arbustivas, e há relatos de que comem até manjericão. Essa larva tem inúmeros nódulos brancos na parte superior do tórax e normalmente sete pares de listras azul-claro acinzentado ao longo das laterais do corpo. Com uma espécie de “chifre” no final do abdome, provavelmente usado para assustar predadores. Em alguns lugares do mundo, foi observado essa mesma espécie com a coloração escurecida. Quando chega a fase em que precisa empupar, para sofrer metamorfose, esta espécie se enterra no solo próximo a planta hospedeira para se tornar pupa.

O adulto desta mariposa possui três pares de mancha amarelas na lateral do abdome. A asa anterior é escura com escamas brancas e linhas em ziguezague brancas e pretas. Quando chega a fase de reprodução as fêmeas atraem os machos com o ferômonio (hormônio químico sinalizador) a partir de uma glândula na ponta do abdome. Os adultos se alimentam de flores profundas, com a petúnia, durante a noite.

Esta espécie parece ocorrer em floresta tropicais e subtropicais (América central e do Sul), mas pode ser vistas em florestas temperadas no sul da Flórida.

Manduca rustica, linda!

Uma versão fashion, de cores escuras!

A pupa é assim!

Uma fêmea adulta… Muito fofa!

————————————

FONTE


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo