Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Biologia?

“Karlla, vou fazer licenciatura em biologia, mas quero trabalhar em laboratório. É possível?” Vânia

“Gostaria de saber o seguinte, se eu cursar licenciatura em biologia posso fazer estágio em laboratórios? Ou é obrigado fazer estágio para ser professora? E depois que eu terminar a universidade posso trabalhar somente com pesquisas?” Laís

Meninas, veja bem… A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador é formado para ser um professor de biologia. Neste caso o estágio em escolas (fundamental e nível médio) é obrigatório.

No bacharelado o enfoque maior é científico, ele vai oferecer uma formação geral para o futuro biólogo, preparando o profissional para se especializar em qualquer área da biologia. O bacharel tem que fazer estágio em uma instituição de pesquisa geralmente oferecidos em laboratórios de universidades. Por exemplo, no Rio de janeiro a Fiocruz e o Museu Nacional recebem muito bem alunos de graduação. Lá o estagiário/graduando aprende toda rotina de pesquisa laboratorial e ainda aprende a publicar artigos científicos. Ou seja, é preparado para se tornar um pesquisador.

Costuma-se dizer que se uma pessoa quer ser pesquisadora, é preciso fazer bacharelado. Mas na prática não é bem assim que funciona. Geralmente, o bom aluno do curso de Ciências Biológicas mesmo com enfoque em licenciatura, logo nos primeiros meses já “se encontra”! Já acontece uma afinidade com alguma área de estudo. Eu, por exemplo, logo no segundo semestre fiz o trabalho de caixa de insetos, me apaixonei pelos bichinhos. Tenho amigos que amaram estudar sobre flores e hoje são doutores em Palinologia (pólen). É assim! Quando o aluno sente uma afinidade por uma área deve conversar com o professor da disciplina, ele geralmente, já fez um mestrado ou doutorado na área e pode mostrar o “caminho das pedras” indicando alguma instituição.

Mas atenção! Quem faz licenciatura TEM que fazer o estágio em escolas, obrigatoriamente. Mas nada impede que procure uma instituição de pesquisa e faça também estágio de pesquisa. Em algumas universidade é inclusive obrigatorio que o licenciado faça os dois estágios. É este estágio que vai te ensinar a ser pesquisador, que vai te dá uma “especialização” ao mesmo tempo em que o estágio na escola vai te ensinar a ser professor. Depois de formado, o biólogo que fez estágio em uma instituição de pesquisa, já terá a orientação para fazer mestrado que vai formá-lo para ser um professor universitário e ao mesmo tempo um pesquisador na área que fez estágio. E ainda pode receber uma bolsa por isso!

Eu, na graduação fui estagiária no Departamento de Entomologia do Museu Nacional, onde estou até hoje com um projeto de doutorado com moscas. Mas nada me impede de dar aulas, ministrar palestras e ainda manter o meu blog como diversão, unindo o útil ao agradável.

Biology-teacher-in-glassroom-via-Shutterstock

O Biólogo formado em licenciatura é preparado para ser professor, mas também poderá atuar na área de pesquisa!

paleontologists

9958_LABUROLOGIALIM012

entomology_foto_1

O Biólogo formado em Bacharel recebe treinamento para atuar na área de pesquisa, o que vai depender da sua escolha:!

——————————————————————-