Solvente, transporte, evaporação. Saiba como as plantas aproveitam a água para sobreviver!

Eu sei que a água muito importante para a sobrevivência das plantas. Mas exatamente no que a água ajuda? Gabriela – Vitória/ES

Gabi, a água é vital para os seres humanos, plantas e animais. Na verdade poderíamos dizer que a água é tudo (ou quase tudo). Existem muitas razões pelas quais a água é necessária para a sobrevivência das plantas. Vamos entender mais…

A água age como SOLVENTE dos minerais presentes no solo e com a absorção de água, os minerais também penetram na planta. Se esses minerais não forem diluídos eles não podem ser facilmente e naturalmente absorvido pelas plantas. A água também é utilizada para o TRANSPORTE dos produtos metabólicos de um lado para o outro, de acordo com a necessidade. Assim, ele age como um veículo para o transporte. Para a FOTOSSÍNTESE é o processo na qual o vegetal sintetiza dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa, a água é a fonte de elétrons deste processo. Assim, a água participa diretamente da obtenção de alimento para a planta.

A água é evaporada através dos estômatos presentes nas folhas. A EVAPORAÇÃO funciona como a transpiração do nosso corpo, ela resfria a planta no dia quente e ensolarado. Em dias frios, o movimento da água do solo é muito lento e as folhas perdem água pelo vento. Assim, no inverno, as raízes armazenam água para compensar a falta dela em dias frios. A evaporação é também necessária para a planta para que os estômatos permaneçam abertos para o consumo de dióxido de carbono. Para evitar que a planta murche, a água é necessária para a TURGESCÊNCIA, ou seja, a pressão da água nas células das plantas que vai mantê-la firme. É também necessária para o crescimento à medida que as células se expandem.

planta-molhada

FONTE