Por que as pessoas dizem que os gatos tem sete vidas?

Eu sei que é mentira, mas por que existe a lenda de que os gatos têm sete vidas? Ana Aparecida

Olá Ana… Você tem toda razão, os gatos não tem sete vidas (nem nove, como algumas pessoas dizem). Mas para toda lenda, tem uma explicação. Na verdade existem várias explicações místicas sobre este assunto, mas biologicamente esse costume de se dizer que os gatos têm várias vidas provavelmente deriva de determinadas particularidades anatômicas e fisiológicas dos “bichanos”.

O tamanho e a forma como estão distribuídos os músculos dos gatos, permitem que os eles deem aqueles saltos bastante ousados. Além disso, eles são ótimos equilibristas, tem porte pequeno e baixo peso corporal. Essas habilidades, juntamente com uma grande flexibilidade, agilidade, destreza, garras afiadas, visão e audição aguçadas, permitem que os felinos se safem de muitas situações adversas. Os gatos ainda possuem orelhas bem equipadas que aumentam o senso de equilíbrio, que é essencial para “aterrizar” os pés numa queda. É esse senso que permite que esses animais girem rapidamente no ar quando estão caindo de cabeça, reposicionando-se, e fazendo as adaptações necessárias para assegurar a “ aterrissagem”.

Muitos gatos sobrevivem a quedas de lugares altos com poucas ou nenhuma lesão. Isto faz parecer que os gatos retorno à vida após ter sofrido um acidente fatal. Daí, provavelmente, o costume de dizer que eles têm várias vidas. É claro que os gatos não são ninjas… Eles podem sofrer ferimentos como fraturas nos dentes e ossos ou algumas costelas quebradas com essas quedas.

Dizem que a escolha do “sete”, é pelo fato deste ser um número cabalístico: o sétimo dia foi o do descanso de Deus após a criação do universo, são sete os pecados capitais, as notas musicais e as cores do arco-íris… Enfim…

voando-gato-nb3453
Flexibilidade, agilidade, destreza, garras afiadas, visão e audição aguçadas. Essas são apenas algumas das razões que fazem os gatos “terem 7 vidas”!