O que são os lactobacilos vivos que vem no Yakult®?

Os lactobacilos vivos são bactérias, isso mesmo! Muitas pessoas consideram as bactérias como organismos prejudiciais para nosso corpo. Mas, na verdade, elas nem sempre são sinal de doença. Em nosso intestino (mesmo quando saudáveis) possui cerca de 10 bilhões de micro-organismos por milímetro quadrado vivendo nele e fazendo que funcione corretamente. Essa é a chamada flora intestinal de que tanto ouvimos falar.

Flora intestinal e lactobacilos

Nossa microbiota intestinal – ou flora intestinal – é o grupo de bactérias que habitam nosso intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos, por exemplo. Ao mesmo tempo, trabalham e monitorando o desenvolvimento de outros micro-organismos patológicos, causadores de doenças. Em outras palavras, são bactérias que evitam doenças causadas por bactérias.

Nossa flora intestinal permanente está ligada na mucosa intestinal e a flora transitória seção superior do trato digestivo e varia conforme meio ambiente e alimentação. Cuidar bem da flora intestinal é fundamental para manter a saúde do organismo e prevenir problemas que possam causar patologias futuras.

A redução da microbiota intestinal, seja por alguma enfermidade ou pelo uso de antibióticos, pode dificultar a digestão. Ainda, é capaz de tornar o aparelho digestivo vulnerável ao ataque de micro-organismos nocivos. É aí que entram os tais lactobacilos. Eles são capazes de restaurar nossa flora intestinal deficiente. Tomando bebidas ricas em lactobacilos vivos como o yakult, restaura a flora e ainda previne sua deficiência.

O que são lactobacilos vivos?

Lactobacillus é um gênero de bactérias que tem uma grande vantagem: podem ser ingeridas e ainda chegarem vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, ambiente ácido onde a maioria dos micro-organismos não sobrevive. Uma vez no intestino, se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. Como se não bastasse, eles produzem um muco que protege as vilosidades (pequenas dobraduras) intestinais. Ao mesmo tempo, sintetizam parte das vitaminas do complexo B de que necessitamos.

Os lactobacilos vivos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca. Contudo, não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda. Os produtos comercializados que contêm lactobacilos vivos são o iogurte e os probióticos. Esses alimentos, aliás, são especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de micro-organismos.

O que são lactobacilos vivos
Essa é uma imagem de microscopia eletrônica de varredura mostrando os Lactobacillus casei Shirota, mais conhecidas como lactobacilos vivos do Yakult.

Lactobacilos vivos Casei Shirota

Os Lactobacillus casei Shirota são microrganismos selecionados, capazes de atravessar a acidez do estômago, chegarem vivos aos intestinos e proporcionarem o equilíbrio das funções intestinais através da produção do ácido láctico. O meio ácido favorece o aumento dos microrganismos benéficos que auxiliam na redução dos riscos de doenças. Esses lactobacilos são probióticos exclusivos da Yakult.

De acordo com a bula do suplemento de lactobacilos da InfinitPharma, os lactobacilos vivos do tipo Casei, abundantes no Yakult, são bactérias anaeróbicas presentes no intestino e na boca dos seres humanos. São bastante fortes e  sobrevivem em uma larga faixa de pH e temperatura. Eles  tem as seguintes funções no nosso organismo:

  • Acidificam e protegem o intestino;
  • Produzem ácido lático, que ajuda manter bactérias desejáveis no organismo humano;
  • Ajudam no crescimento dos Lactobacillus acidophillus, produtor da enzima amilase (enzima digestiva), sendo assim, melhora a digestão;
  • Reduzem a intolerância ao leite;