Curso de Biologia

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Biologia?

Curso de biologia: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Biologia?

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Biologia?
4.5 (90%) 2 votes

“Vou fazer licenciatura em biologia, mas quero trabalhar em laboratório. É possível?” (Vânia)  —– “Gostaria de saber o seguinte, se eu cursar licenciatura em biologia posso fazer estágio em laboratórios? Ou é obrigado fazer estágio para ser professora? E depois que eu terminar a universidade posso trabalhar somente com pesquisas?” (Laís)

Meninas, vejam bem… A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador é formado para ser um professor de biologia. Neste caso o estágio em escolas (fundamental e nível médio) é obrigatório.

No bacharelado o enfoque maior é científico, ele vai oferecer uma formação geral para o futuro biólogo, preparando o profissional para se especializar em qualquer área da biologia. O bacharel tem que fazer estágio em uma instituição de pesquisa geralmente oferecidos em laboratórios de universidades. Por exemplo, no Rio de janeiro a Fiocruz e o Museu Nacional recebem muito bem alunos de graduação. Lá o estagiário/graduando aprende toda rotina de pesquisa laboratorial e ainda aprende a publicar artigos científicos. Ou seja, é preparado para se tornar um pesquisador.




Costuma-se dizer que se uma pessoa quer ser pesquisadora, é preciso fazer bacharelado. Mas na prática não é bem assim que funciona. Geralmente, o bom aluno do curso de Ciências Biológicas mesmo com enfoque em licenciatura, logo nos primeiros meses já “se encontra”! Já acontece uma afinidade com alguma área de estudo. Eu, por exemplo, logo no segundo semestre fiz o trabalho de caixa de insetos, me apaixonei pelos bichinhos. Tenho amigos que amaram estudar sobre flores e hoje são doutores em Palinologia (pólen).

 Como é o curso de Bacharelado em Biologia?

É assim! Quando o aluno sente uma afinidade por uma área deve conversar com o professor da disciplina, ele geralmente, já fez um mestrado ou doutorado na área e pode mostrar o “caminho das pedras” indicando alguma instituição.

Mas atenção! Quem faz licenciatura TEM que fazer o estágio em escolas, obrigatoriamente. Mas nada impede que procure uma instituição de pesquisa e faça também estágio de pesquisa. Em algumas universidade é inclusive obrigatório que o licenciado faça os dois estágios. É este estágio que vai te ensinar a ser pesquisador, que vai te dá uma “especialização” ao mesmo tempo em que o estágio na escola vai te ensinar a ser professor.



Depois de formado, o biólogo que fez estágio em uma instituição de pesquisa, já terá a orientação para fazer mestrado que vai formá-lo para ser um professor universitário e ao mesmo tempo um pesquisador na área que fez estágio. E ainda pode receber uma bolsa por isso!

Eu, na graduação fui estagiária no Departamento de Entomologia do Museu Nacional, onde estou até hoje com um projeto de doutorado com moscas. Mas nada me impede de dar aulas, ministrar palestras e ainda manter o meu blog como diversão, unindo o útil ao agradável.



Curso de biologia: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Biologia?

Geralmente, o bom aluno do curso de Ciências Biológicas mesmo com enfoque em licenciatura, logo nos primeiros meses já “se encontra”!

Curso de biologia: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Biologia?

O Biólogo formado em Bacharel recebe treinamento para atuar na área de pesquisa, o que vai depender da sua escolha!


67 comentários

67 Comments

  1. Nayla

    em

    Adoro Biologia,e pretendo cursar faculdade de Bacharelado em Biologia e depois me especificar um pouco mais com a licenciatura. Falta só 1 ano pra eu prestar vestibular e tentar a sorte 😉

  2. Day

    em

    Eu sou vestibulanda e pretendo ser bacharel! Nada melhor do que estudar a vida!

  3. Eu estava na dúvida de em qual entrar, mas, pelo texto, acho que é mais o meu estilo fazer bacharelado… Também quero me especializar em entomologia!

  4. Francicleide

    em

    Oi,estou indo para o 6º período de licenciatura em Biologia e gostei muito do seu blog.Parabéns.

  5. giovane

    em

    Muito bom o seu blog, faço licenciatura em fisica, quimica e biologia, mas pretendo seguir a area de pesquisa.

  6. Mariane

    em

    Bom dia,

    Fiz faculdade de Ciencias Biologicas com enfase em Biotecnologia – Bacharel.
    Agora faço Pos-graduaçao em microbiologia industrial, minha dúvida é: eu poço dar aulas sem a Licenciatura?

    Obrigada
    Mariane

    • Cristiane

      em

      Estou procurando alguma pós graduação em microbiologia industrial ou de alimentos. Onde vc encontrou? ~

      Grata

  7. Érica

    em

    Oi, parabens pelo blog. Gostei muito, me esclareceu várias dúvidas.

    Faço faculdade de licenciatura em biologia e no fim do ano iremos fazer uma exposição de insetos. Você tem alguma dica do que nós podemos fazer pra chamar mais a atenção do pessoal pra conhecer os insetos, ver que não são pragas?

    Obrigada.

  8. Uiara

    em

    Sou formada em medicina veterinária, gostaria de saber se fazendo licenciatura em biologia, poderei dar aula, certo? tbm poderei pesquisar na área animal, já que tenho a formação de veterinária? O mais indicado no meu caso, é o bacharel ou a licenciatura?

    • Cursando a Licenciatura em biologia, vc pode dar aulas e participar de pesquisas, sem problema! Beijos e boa sorte!

  9. Damien W.

    em

    Aqui o curso de bacharelado tem 4 anos, e o de licenciatura, 3 anos. A partir disto a organizadora dos cursos me disse que, na sua opinião, é vantagem fazer licenciatura e no fim ‘transferir-se’ para o bacharelado, conseguindo assim os dois diplomas.

    Posso concluir que, a nível de títulos, ter os dois é realmente uma vantagem, certo?

    Ótimo texto.

    • Nilciane Mendonça

      em

      Se vc vai fazer licenciatura e dps transferir-se pra bacharelado, vc não vai ter dois diplomas e sim só um. Adquirimos um diploma somente no término do curso, caro Damien W.!

  10. roberta

    em

    Boa tarde!!
    gostaria de saber quais as matérias específica que abrangem Biologia

  11. JESSICA OLIVEIRA

    em

    poxa to fazendo licenciatura em biologia e qro saber c posso trabalhar na area de pesquisas e so posso trbalha c fizer bacharelado? obrigado bjssss

  12. Afonso Diogo

    em

    Ótimo blog!! É o seguinte, eu estou querendo cursar Ciências biologias(licenciatura), mais estou querendo saber se eu posso atuar na area de zoologia e pesquisas, cuidar de animais e etc? ou só poderei dar aula?

  13. Suzana Costa

    em

    Karlla,estou no 3º período do curso de Ciências Biológicas Licenciatura,e fui chamada pra fazer o levantamento da fauna e flora das espécies em um cemitério na minha cidade;trata-se de parceria entre empresas.Bom,gostaria de saber se com este projeto no curriculo,eu terei digamos assim,”facilidade” em conseguir estagiar em laboratório e depois atuar como bacharel.Suzana

    • Qualquer trabalho que vdc faça valerá como currículo para conseguir coisas no futuro. Siga em frente!!!! Bjs

  14. Andrea

    em

    Fiz licenciatura em Biologia mais gostaria de trabalhar na aréa de saúde gostaria de saber se existe uma pós graduação na aréa de saúde que eu possa fazer para trabalhar nesta aréa.Por favor me responda com urgencia..Obrigada

  15. Vinicius

    em

    Karla.. eu fasso licenciatura em biologia. E a área que eu queria era ser pesquisador de animais, enfim ser BIOLOGO e nao professor.’ no caso fazendo licenciatura nao tenho como ser BIÒLOGO ?

    • Lucas Felipe

      em

      Com certeza com mais enfoque em Biologia você poderá ser SIM pesquizadora,
      no meu caso eu faço Ciências da Natureza na UNILA, licenciatura, e meu primeiro enfoque vai ser em Biologia e depois vou ampliar a minha área.

      Rersumindo você poderá ser SIM pesquisadora.

  16. vera lúcia

    em

    Meu filho está cursando Ciências biológicas, etá no 1º período, tem dúvidas quanto ao que pretende se especializar; gostaria que ele fizesse licenciatura para que pudesse lecionar para o ensino fundamental e médio, quero saber se após ter concluído a licenciatura ele é considerado biólogo, ou não, só quem faz bacharelado que é biólogo?
    Ele tem vontade de trabalhar logo, por isso acho que deve concluir a licenciatura primeiro, assim ele talvez conseguirá logo um trabalho. Por favor me ajude ! Obrigada.
    Vera Lúcia

    • Vera, não tenha dúvidas de que cursar Licenciatura primeiro é a melhor coisa a se fazer. O licenciado é biólogo como outro qualquer. beijos!

  17. Camila Ribeiro

    em

    Se eu fizer biologia bacharelado e depois mestrado e doutorado, eu posso dar aulas em faculdade?

    • Lucas Felipe

      em

      Sem duvidas, pois ai você se torna doutor em biologia, com enfase em seu projeto de doutorado.
      Por isso que você se torna apto a dar aulas.

  18. silvana

    em

    Olá Karlla, vou fazer bacharel em biologia e não suportaria fazer estagio em salas de aulas…não levo jeito nenhum pra ser prof° gosto mesmo é de terra, animais, pesquisas..enfim, não de dar aulas, nem em estagio.
    Bom, minha pergunta é: Fazendo bacharelado em biologia, eu sou OBRIGADA a fazer o estagio em escolas…DAR AULAS??????Obrig.

    • Amanda Tuyama Angheben

      em

      Licenciatura que é obrigado a fazer! Mas isso não impede de fazer em áreas científicas também!

  19. jailson pereira

    em

    É verdade que tudo que o bacharel faz o licenciado também pode fazer sem problema algum?

  20. Marcio

    em

    O bacharel em ciencias biológicas pode dar aulas tambem?

  21. Marcio

    em

    ouvi dizer, que o licenciado pode fazer tudo que o bacharelado e dar aulas, entao porque, o curso de bacharelado é de 8 semestres e o licenciado 6 ?

    • Carine

      em

      Depende da instituição que vc estuda.Eu faço licenciatura na PUC Minas e são 8 semestres,igual o bacharelado.

    • Amanda Tuyama Angheben

      em

      na UFSC onde eu estudo bacharelado tem 9 semestres, licenciado tem 11!!!
      O licenciado tem absolutamente TUDAS as matérias o que o bacharel tem, e mais as pedagógicas. Ninguém é menos biólogo que ninguém, por assim dizer!!

  22. Marcio

    em

    Optando pela Licenciatura, o futuro biólogo recebe formação teórico prática para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, estando apto para atender à forte demanda por professores bem preparados para o ensino de Ciências e de Biologia. Pode atuar ainda no desenvolvimento de pesquisas no âmbito do ensino de Ciências Biológicas. O biólogo licenciado está também legalmente amparado para o exercício de todas as demais atividades da profissão, definidas em lei. O biólogo bacharel pode tornar-se pesquisador em áreas específicas da Biologia, atender demandas atuais de mercado, no âmbito de organizações públicas e privadas ou atuar na produção autônoma de bens e produtos oriundos da biodiversidade. A especialização em subáreas da Biologia, assentada sobre uma sólida base generalista, oferece ao bacharel um diferencial para atuar na pesquisa científica, na realização de perícias e emissão de laudos técnicos e pareceres ou na orientação, direção, assessoramento e consultoria a empresas e outras entidades.

  23. Marcio

    em

    Estou cursando bacharelado em ciencias biologicas, quando me formar, se eu quizer dar aula o que preciso fazer?

  24. Juan cma

    em

    Se eu dizer faculdade de biomedicina em que áreas posso atuar, e seria uma boa opção biomedicina?

    • Nilton

      em

      Olá, sou Biomédico e segue minha dica..

      Atualmente os Biólogos sejam Bacharéis ou Licenciados precisam fazer uma especialização em Análises Clínicas para atuar em Laboratório Clínico; antigamente este profissional chegou a dominar sim os laboratórios, emitindo pareceres e laudos técnicos; porém o curso de Ciências Biológicas tem formação generalista, ou seja, o ser humano e a sua saúde é somente mais um objeto de estudo da graduação, deixando a desejar também as disciplinas clínicas voltadas para a saúde humana.

      Se quer atuar em Análises Clínicas sugiro cursar Biomedicina ou Farmácia-Bioquímica. Sendo que a Biomedicina é a mais indicada no mercado laboratorial atual, além de também estar inserida na Pesquisa Científica e na Docência (Ensino Superior).

      Espero ter ajudado na sua decisão!

  25. Fernanda Seabra

    em

    Obrigada Karlla, foi muito bom ter visitado seu blog, me esclareceu as duvidas sobre o que cursar, agora tenho certeza: bacharelado. Obrigada de verdade.

  26. Lígia tuani

    em

    Oi gente, eu sou graduanda em biologia, curso o 4º semestre.. e assim como a maioria aqui ficou na dúvida entre fazer licenciatura ou bacharelado. Eu optei por licenciatura, e até agora não me arrependi, desde o segundo semestre faço estágio ( não obrigatório) na Área de pesquisa, na empresa que eu trabalho tem muitos biólogos licenciados que são pesquisadores, então, não há problema nenhum em fazer licenciatura e querer ser pesquisador. Próximo semestre começo meu estágio em salas de aula, que é obrigatório, vamos ver se ue vou dar conta dos três! hehe
    beeijos!

  27. Igor Mecklin

    em

    Ola bom essa semana eu e meu amigo fomos se informar na faculdade aqui da regiao sobre a graduaçao em biologia, sendo q agente so quer fazer bacharelado, e a recepicionista nos disse que mesmo que agente so queira trabalhar na area da pesquisa temos que fazer 3 anos de licenciatura e no ultimo ano optar pro bacharelado fazendo ainda os estagios nas escolas. A minha pergunta e: Mesmo querendo trabalhar so na area da pesquiza temos que fazer a licenciatura e o bacharelado como eu disse anteriormente? E meu amigo ainda me disse q tem que saber bem matematica, fisica e quimica e verdade? Obrigadooo :]

  28. Erivaldo

    em

    Parabens pelo blog! Acho que esses esclarecimentos sobre a diferenca entre Licenciatura e Bacharelado em C.B. muito viavel e de extrema importancia, principalmente para quem vai prestar vestibular. Eu estou cursando o terceiro semestre de Ciencias Biologicas-Licenciatura e desde o segundo sou estagiario com Bolsa de Iniciacao Cientifica, trabalho com Meiofauna com enfase em Nematoda. Pretendo atuar como pesquisador, mas tambem como professor, alem do mestrado.

  29. Vanessa

    em

    Ola karla tudo bem ?
    Vou fazer ciências biológica só que e licenciatura! Eu vou pode fazer pesquisas tb,o meu maior enfoque sera em pesquisas e nao dar aulas! Na faculdade que irei fazer nao tem bacharelado só tem licenciatura ! Por favor me ajude preciso entender mas !

  30. Jackson

    em

    legal, mas gostaria de saber qual dos dois eu posso fazer pesquisas eu vou poder dar aulas,Pois vou prestar vestibular esse ano e estou indeciso de qual vou fazer, gostaria de ministrar aulas e tambem poder fazer pesquisa e outras coisas. Por favor!!! Me ajude!

  31. Milena Oliveira

    em

    Parabéns pelo site, estava com muitas dúvidas sobre isso, muito obrigada mesmo.

  32. Tatiana

    em

    Gostaria de saber se o curso de Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) com a duração de três anos é inferior ao de Bacharel que são quatro anos?E se com a Licenciatura Plena posso trabalhar em tudo que o Bacharel trabalha?Obrigada! 🙂

  33. andreia fragoso

    em

    muito legal o teu espaço bastante esclarecedor sou estudante de licenciatura em ciencias biologicas e estava meio perdida agora estou bem mais confiante valeu

  34. João

    em

    Estou cursando ciências biologicas licenciatura mas nao sei se quero dar aulas ou trabalhar em laboratório ou os dois, como licenciado posso exercer atividades em laboratórios?

    • Nilton

      em

      Atualmente os Biólogos sejam Bacharéis ou Licenciados precisam fazer uma especialização em Análises Clínicas para atuar em Laboratório Clínico; antigamente este profissional chegou a dominar sim os laboratórios, emitindo pareceres e laudos técnicos; porém o curso de Ciências Biológicas tem formação generalista, ou seja, o ser humano e a sua saúde é somente mais um objeto de estudo da graduação, deixando a desejar também as disciplinas clínicas voltadas para a saúde humana.

      Se quer atuar em Análises Clínicas sugiro cursar Biomedicina ou Farmácia-Bioquímica. Sendo que a Biomedicina é a mais indicada no mercado laboratorial atual.

      Espero ter ajudado na sua decisão!

  35. risoneide

    em

    ola, se o licenciado pode ensinar e ainda trabalhar em qualquer area , entao qual a vantagem de fazer o bacharelado.

  36. risoneide

    em

    ola, se o licenciado pode ensinar e ainda trabalhar nas mesmas areas , entao qual e a vantagem de fazer bacharelado.

  37. Erick

    em

    Oi, aqui na minha cidade só tem ciências biológicas para licenciatura, eu posso fazer licenciatura e no ultimo ano fazer uma especialização para bacharelado, pois quero trabalhar em laboratórios?

  38. Raquel

    em

    Olá Karlla Patrícia!

    Sou bióloga e há muito tempo venho acompanhando seu site. Gostaria de te dar os parabéns pela sua dedicação pois o site realmente muito interessante!

    Vendo essa galera na duvida entre licenciatura e bacharelado me lembro de quando fiz vestibular e comecei o curso de biologia e acho que meu relato pode ajudar alguns que estão nesta fase.

    O biólogo, além de trabalhar com pesquisa ou dar aulas pode exercer muitas outras atividades. Se entrarem no site do conselho de biologia da sua região, é possível ver uma lista enorme com todas as atividades que o biólogo pode desenvolver. Muitas delas, o biólogo pode desenvolver se tiver alguma pós-graduação na área (incluindo mestrado ou doutorado) ou experiência comprovada.

    Uma área de atuação muito popular também é trabalhar com consultorias e perícias ambientais.

    Mas o licenciado e o bacharel podem exercer essas atividades? Na verdade, o biólogo, seja bacharel ou licenciado pode exercer se tiver cadastro no conselho de biologia. Pra ter direito a se registrar, o profissional deve ter cursado uma carga horária mínima de disciplinas da área de biologia no seu currículo e não são todos os cursos de licenciatura que abrangem esta carga horária.

    Portanto, para aqueles cheios de dúvidas, vale a pena consultar o site e até mandar um e-mail pro conselho regional de biologia (CRBio) da sua região com a ementa do curso para saber se vai poder se registrar quando se formar.

    Eu sou licenciada mas fiz estagio em pesquisa durante 3 anos e meio da graduação, além do estagio em ensino obrigatório. Neste caso fazendo licenciatura foi mais fácil conseguir estágio pois na universidade onde estudei o curso de licenciatura era noturno e o bacharelado era diurno. Estudando a noite eu tinha mais tempo livre por isso foi mais fácil conseguir o estágio. Neste tempo participei de congressos, publiquei trabalhos e isso me ajudou muito a entrar no mestrado, pois sendo licenciado ou bacharel, o importante é que você tenha experiência e a hora de ganhar essa experiência é na graduação!!

    Portanto, pra quem esta no curso de biologia, depois de se certificar que vai poder se registrar no CRBio, é importante começar um estágio o quanto antes, mesmo que seja voluntário, mesmo que não seja oficial (apenas ajudando algum estágiário em campo, etc) porque já é um começo! Isso te ajuda a conhecer melhor a profissão e a descobrir logo a área que gosta de atuar.

    Portanto, é importante não esperar se formar para decidir no que trabalhar. é bom aproveitar a chance de ser estudante para conhecer varias áreas passando por vários laboratórios! e indo a congressos publicando os resultados de suas pesquisas! Mesmo que você queira apenas dar aulas! Isso tudo vai te ajudar muito a se posicionar melhor no mercado de trabalho.

    Bom, apesar do texto longo, espero ter ajudado!

  39. ThalissonAvelino

    em

    Kallar,é o seguinte, eu estou querendo cursar Ciências biologias(licenciatura), mais estou querendo saber se eu posso atuar na area de zoologia e pesquisas, cuidar de animais e etc? ou só poderei dar aula?Thalisson

  40. Kleber

    em

    PELO AMOR DE DEUS ALGUEM ME AJUDA, eu quero ser mestre em Zoologia e depois DOUTOR em Ornitologia *-* , então é melhor eu fazer um curso de bacharelamento não é?? Mas aí eu vou trabalhar em vez de ecolas, empreas, ONGs, etc???

  41. alexrangel

    em

    Olá primeiramente parabéns pelo site.
    Eu faço Ciências Biológica na Ufs e tenho uma curso técnico em análises clinicas eu poderia trabalhar em uma aréa laboratorial clinico ou teria que fazer uma especialização na aréa clinica também? …

  42. Juliana

    em

    Olá, gostaria de saber, se eu fizer ciências biológicas licenciado, tem como especializar depois em bacharel, pois queria contato próximo com animais ex: zoológico;

  43. césar

    em

    então o que vale mesmo é a dedicação do aluno !

  44. Layane Soua

    em

    Ola, eu ireii fazer vestibular (Biologia Bacharelado)
    daqui ha dois meses e estou muito ancisa
    e sem saber o que estudar. Estudo muito biologia.
    Mas é so isso que tenho que estudar?
    mim ajuda estou muito anciosa.
    E obrigada desde já

    • Camila Carla

      em

      Na verdade você tem que estudar TODAS as matérias, dependendo da faculdade como a USP, por exemplo, tem prova de habilidade específica que é química e biologia, mas na maioria das faculdades todas as matérias vale a mesma pontuação como é o caso da Unesp! Boa sorte 🙂

  45. Rogerio

    em

    Olá, se eu fizer licenciatura em biologia, posso atuar como técnico em meio ambiente e afins?

  46. Jéssica Leal

    em

    Olá … Eu não entendi uma coisa … Pra ser bacharel tem que passar pela lincenciatura ou pode ir direto para o bacharelado??

  47. pamela chrystina

    em

    Bom, pela dúvida do pessoal aqui, posso colaborar com as informações da minha faculdade ( UERJ);
    No site explica que a única diferença entre Bacharelado e Liceciatura, é que a última, tem a Lincença para dar aulas de Ciências ou Biologia com o diferencial dos estágios em escolas. Só que é sempre melhor, o aluno que estiver interessado em obter as 2 “habilitações”, deve primeiro fazer Licenciatura e depois Bacharelado, pq depois da Licenciatura é só puxar as matérias que o aluno não estudou na Licenciatura. Assim, no final, você será Licenciado e Bacharelado, podendo atuar em pesquisas e além disso, dar aulas em instituições de ensino.
    OBS:. É muito mais fácil puxar as matérias de bacharelado ( porque são poucas as matérias), do que puxar as matérias da Licenciatura toda! #Dica importante!

  48. Christiane Silveira

    em

    Oi, estou no 6º Período de Bacharelado em Biologia, e estou a procura de estágio, se alguém tiver uma dica, me forneça por favor, serei muito grata.

  49. Christiane Silveira

    em

    Oi, estou no 6º Período de Bacharelado em Biologia, e preciso encontrar estágio, alguém pode me ajudar?

  50. raymenez

    em

    Eu estou cursando 3° periodo de Bacharel em Ciências Biológicas, porém fiquei sabendo que, o importante seria fazer primeiro Licenciatura, pela facilidade de conseguir trabalho logo ao termino do curso, não quero ser professor mais acho que nessa vida tudo é valido, então vou mudar o meu curso de Bacharel para Licenciatura e depois fazer uma especialização na qual ainda estou a decidir…Mais uma coisa é certa, independente da minha formação ser em Bacharel ou Licenciatura.. EUU AMO BIOLOGIA =)

  51. JULIANA DOS ANJOS MARTINS

    em

    Ola adoro o diário de biologia! Formei em Dezembro passado em Ciências Biológicas eu sou apaixonada por biologia, quanto mais estudo mais apaixonada eu fico.
    Como sou recém formada ainda não trabalho na área, o lugar que eu moro é bastante pequeno e mesmo sendo formada em uma universidade estadual o emprego aqui é bastante difícil, mas isso não me desanima, continuo estudando por que eu acredito que quem faz o que gosta nunca para de estudar e procurar saber mais e mais. Abraços

  52. Olá, tenho 15 anos e estou no 1ano do Ensino Médio. Eu amo Biologia e Química. Não sei em qual vou fazer faculdade. Quero ser professor mas se eu fizer a Biologia Licenciatura eu só vou podet dar aula ? Nao tem curso que eu posso fazer os dois ?

  53. Fabrício Mendes

    em

    Caros (as), é muito bom esclarecer essas dúvidas, principalmente aos estudantes de ensino básico que pretendem fazer biologia, seja bacharelado ou licenciatura. Os Conselhos Federal e Regional reconhece o Biólogo, AMBOS os formados de bacharelado e licenciatura, desde que se faça o registro profissional. No meu caso, fiz licenciatura e nada me impediu de realizar pesquisa e extensão na graduação. Ao me formar fiz meu registro e no mestrado, que na verdade é pura pesquisa, fiz a mesma em uma Instituição de renome internacional, o Museu Paraense Emílio Goeldi. Então, essa informação que o licenciado não pode realizar pesquisa, não é verdadeira. Acrescento ainda que fiz o meu doutorado, com estagio de pesquisa no Museu da Ciência em Lisboa e no Museu Zoológico de Coimbra. E, este ano aprovei um projeto de pesquisa na CAPES, onde estudarei a educação ambiental nas escolas de Friburg, Alemanha. Portanto, faça sua escolha entre licenciado e bacharelado.

  54. Igor Jordir

    em

    Vou começar a fazer licenciatura em Ciências Biológicas, gostaria de saber se depois da minha graduação, mesmo com a licença para dar aulas vou poder tb atuar em pesquisas, campos ou terei que fazer uma pós-graduação para poder atuar nas aéras que o bacharelado atua ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo