Curiosidades

Por que os seios só crescem na puberdade?

Por que os seios só crescem na puberdade?
Esse texto foi útil para você?

“Eu queria saber por que os seios das meninas começam a crescer exatamente no começo da adolescência?” Sabrina – Brasília/DF

Bem Sabrina, isso ocorre principalmente porque é durante a adolescência que tudo acontece no corpo da menina. As mudanças significam que o corpo está se preparando para a reprodução. Isso inclui a preparação hormonal que provoca o aumento dos seios, o crescimento dos pelos pubianos, a menorréia (chegada da menstruação), entre outros.


Geralmente, aos 8-11 anos (talvez menos, ou mais, dependendo da genética de cada uma), ocorre a maturação do ovário, que desencadeia a produção de dois hormônios: estrógeno e progesterona. Esses hormônios estimulam, entre outras coisas, o acúmulo de gordura, colágeno e elastina. Isso dá mais volume aos seios. É possível notar os mamilos um pouco inchados e mais escuros, muitas vezes ficam bastante sensíveis e doloridos. É nessa época que se formam os alvéolos (os responsáveis pela produção de leite) e ocorre o crescimento dos canais de leite (ou ductos mamários) que no futuro servirão para levar o leite ao bebê quando a menina for mamãe.

Com isso tudo acontecendo, os seios ficam maiores, pois a camada de gordura “empurram” o seio para fora. É essa gordura que determina o formato e tamanho dos seios. Depois, em algumas meninas, nota-se a aréola e o bico do seio mais salientes, tornando-se pontudos. Esse novo formato também é um “preparo” para amamentação. Os seios seguirão se desenvolvendo até atingir seu formato final, que, geralmente vai até os 19- 20 anos.

sutia

Entre 8 e 11 anos começa a produção hormonal que desencadeia o crescimento dos seios!

——————————————————–


Comentários

Novidades

Topo