Por que os olhos incham quando choramos?

“Por que quando choramos de tristeza nosso olho incha?” Aparecida Cezario

Pois bem Aparecida… As lágrimas são como soluções salinas secretadas por glândulas (lacrimais) próximas dos olhos. No dia-a-dia este líquido tem a importante função de lubrificar nossos olhos evitando o ressecamento e protegendo contra micróbios.

Durante o choro, a lágrima liberada é diferente daquela de lubrificação diária: ela é menos salgada. Quando choramos nossos olhos são inundados por uma lágrima menos salina e isso causa uma incompatibilidade com os fluidos mais salgados do olho e do resto do corpo. Isso é um resultado do líquido mais salgado dos nossos olhos “atraírem” as lágrimas emocionais. Os tecidos em torno dos olhos se tornam inchados por essa água, causando o inchaço nos olhos. Chorando, os músculos dos olhos e da face enrijecem, aumentando o inchaço.

Os olhos podem tornar-se ainda mais irritados se esfregá-los enquanto estamos chorando, provocando vermelhidão e inchaço extra da pele delicada e fina. Nossos olhos são irrigados por muitos vasos sanguíneos minúsculos, normalmente, quase invisíveis na parte branca do olho. O “vermelhão” acontece quando o atrito de esfregar os olhos ou até mesmo a salinidade dilata (amplia) esses vasos tornando-os mais visíveis do que o normal.

young-woman-crying-pic-getty-images-603360195
Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço, pois reduz a dilatação dos vasos sanguíneos (que causa vermelhidão) e também o inchaço dos tecidos em volta dos olhos.

FONTE