Curiosidades

Por que o cabelo cai com a quimioterapia?

“Tenho uma dúvida que me acompanha a anos. Por que as pessoas que fazem tratamento para o câncer perdem os cabelos?” Viviane Lacerda




Olá Viviane! A queda dos cabelos é uma reação do corpo aos efeitos dos medicamentos fortes usados na quimioterapia. Infelizmente apenas uma minoria dos pacientes consegue passar pela quimioterapia sem a queda dos pelos. O que muitas pessoas não sabem é que não só os cabelos caem, mas todos os fios do corpo, inclusive das sobrancelhas e das partes íntimas. Vamos entender o que acontece.

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. O princípio dos remédios que são usados na quimioterapia é atacar as células do corpo que se proliferam rapidamente, como as cancerosas. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, no entanto, não é um medicamento seletivo, ou seja, não tem “preferência” por uma célula ou outra, por isso ataca tanto as que estão “doentes” quanto às outras que se proliferam com rapidez.

As drogas quimioterápicas trabalham principalmente prejudicando a mitose celular, efetivamente, e por isso afetam as células de crescimento rápido. Sabemos que nossa pele sofre uma renovação diária (com processos de mitose contínuos) e as células dos cabelos, que são anexos dérmicos, se multiplicam rapidamente – afinal, eles crescem diariamente. Por isso elas também são atacadas pela quimioterapia, o que causa a queda dos pêlos.

A queda de cabelo acontece da mesma maneira para homens e mulheres. Em geral, os fios começam a cair depois de dez a 15 dias depois de o paciente ter recebido a primeira dose de quimioterapia e em média leva apenas 20 dias para que o paciente fique careca. É sempre um consolo para os pacientes pensar que depois do final do tratamento o cabelo volta a crescer normalmente. Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam os fios não nascem diferenciados. O paciente continua tendo o mesmo tipo de cabelo.



tumblr_lbj2aulGTs1qenw7jo1_500

Com a quimioterapia, os cabelos começam a cair de 15 a 20 dias após o início do tratamento!



7 comentários

7 Comments

  1. ana

    em

    eu queria tirar umas duvidas e que estou trabalhando e meu papel eh de uma garota q tem tumor masligno e queria saber mais sobre esse casu se for possivel me add ae para conversarmos bjau

  2. valquiria

    em

    porquer oscabelos cair?

  3. Romy

    em

    Se a quimioterapia faz cair todos os pelos do corpo, então o LULA está usando bigode e sobrancelhas postiços????????????????

  4. ola minha mae esta na primeira sessao de quimio ate ja faz 15 dias ate agora nao caiu um fiu , porque será …ham ela esta fazendo a da rosa.

  5. Luis

    em

    A média de 20 dias após ficar careca não é verdadeira, na verdade a maioria dos doentes não fica totalmente careca após todos os tratamentos de quimioterapia (6 meses).
    De resto, bom trabalho.

  6. raffaella

    em

    Minha mãe fez quimioterapia e o cabelo dela não nasceu semelhante ao que era. Da última vez que passou pelo tratamento, o cabelo nasceu muito, muito fino e poucos fios. Antes os cabelos dela eram de fios grossos e a cabeleira volumosa.
    NA VERDADE, NÃO HÁ COMO GENERALIZAR DIZENDO QUE TODO MUNDO NASCE COM O CABELO SEMELHANTE AO QUE ERA ANTES. CADA INDIVÍDUO RESPONDERÁ FISIOLOGICAMENTE DIFERENTE AO TRATAMENTO. E OLHE QUE ELA NÃO É A ÚNICA QUE CONHEÇO, QUE TEVE ALTERADA A ESTRUTURA E QUANTIDADE DOS FIOS CABELUDOS.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo