Viagens longas de avião podem causar trombose venosa e matar você durante o voo

“Sempre ouço dizer que quando viaja de avião tem andar pelo corredor caso contrário a pessoa pode passar mal. Isso é verdade? Por que?” Júlio César

Em termos, é verdade sim Júlio. Mas a regra só se emprega para longas viagens, de 4 horas ou mais ou para aquelas pessoas já com tendência a problemas circulatórios. O que acontece é que a força da gravidade, que atrai os corpos para baixo, dificulta muito que o sangue suba dos membros inferiores até o coração, pelo sistema venoso.

Ficar ali parado, sempre na mesma posição (sentada) provoca um acúmulo de sangue nas pernas e isso faz com que se formem coágulos que podem se despregar da parede das veias das pernas, seguindo junto com o sangue para o coração. No coração, esses coágulos passam pelo átrio direito, pelo ventrículo direito e saem para o pulmão pela artéria pulmonar. À medida que a circulação pulmonar se ramifica, esses pequenos coágulos podem bloquear os capilares, impedindo que o sangue que corre por esse capilar capte oxigênio.

Dependendo do tamanho dos vasos que ficam obstruídos a pessoa pode ter uma insuficiência respiratória, porque o sangue que vai para o pulmão não consegue descarregar o CO2 e capturar mais oxigênio. A formação de coágulos nas pernas recebe o nome de trombose venosa profunda.

Vários estudos ainda mostraram que o uso de meias elásticas de baixa e média compressão diminuiu consideravelmente a formação de algum tipo de trombo em membros inferiores.
Vários estudos ainda mostraram que o uso de meias elásticas de baixa e média compressão diminuiu consideravelmente a formação de algum tipo de trombo em membros inferiores.

Esse risco aumenta quando a pessoa que viaja tem idade elevada, presença de varizes e outros sinais de insuficiência venosa, como inchaço de membros inferiores, histórico de trombose venosa, pessoas com doenças do sistema de coagulação, grávidas ou mulheres nos primeiros dois meses após o parto e pessoas obesas ou que estiveram em extenso repouso antes de viajar.

Tudo isso  também vale para viagens longas de carro, ônibus, trem, barco e outros meios de transporte. Toda vez que ficamos muito tempo sentados e parados, o risco de ter uma trombose aumenta!

O especialista Dr. Dirceu Rodrigues de Almeida, do Hospital e Maternidade São Luiz listou 7 dicas de como evitar a trombose durante as viagens:

  1.  Usar meias elásticas;
  2. Tomar bastante água;
  3. Usar um massageador de pernas;
  4.  Usar roupas e sapatos confortáveis;
  5.  Andar nos corredores do avião ou ônibus a cada duas horas;
  6.  Se estiver viajando de carro, pare a cada duas horas para se movimentar
  7. Tente evitar viajar de calça jeans, normalmente o tecido prende a circulação em viagens longas
Fonte: bolsademulher / pernaspraquetequero/ hsw   
Imagens: pernaspraquetequero