Curiosidades

Qual a diferença entre inflamação e infecção?

“Gostaríamos de saber, a diferença de uma infecção e uma inflamação.” Cristiany e Douglas




Essa é uma ótima dúvida amigos, pois muitas pessoas confundem estas definições. É muito importante saber a diferença uma vez que é comum que as pessoas confundam também o uso do antibiótico e dos antiinflamatório. Os termos “infecção” e “inflamação” possuem suas particularidades.

Bem, a infecção pode ser considerada uma invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo (tais como vírus, bactérias, fungos, parasitas) no nosso organismo (ou de um animal ou planta), causando doenças. A invasão pela maioria dos microorganismos começa quando eles aderem a células nossas células. Alguns microrganismos que invadem o corpo produzem toxinas que afetam as células e causam alteração no sangue, batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões, rins, fígado e etc. É por isso que o médico faz os exames clínicos e de sangue (como o hemograma). Assim ele verifica tais alterações para ter certeza de que se trata de uma infecção. A infecção desencadeia em nosso corpo uma série de reações do sistema imunológico, que resultam na formação de pus.

Por outro lado, quando uma região está inflamada é sinal que nosso organismo está agindo em resposta a uma agressão. O objetivo nesses casos é livrar o organismo do agente agressor e das conseqüências desta agressão. É uma reação do nosso sistema imunológico. Assim, quando temos uma inflamação, é porque alguma coisa está nos agredindo e o corpo está apenas reagindo a isso. Toda vez que alguma área do nosso organismo sofre uma agressão, existe um recrutamento das células de defesa para o local. A inflamação atua no sentido de destruir, diluir e bloquear o agente agressor, e também desencadeia uma série de eventos que, na medida do possível, cicatriza e reconstitui o tecido lesado. Sem a inflamação, as infecções não seriam curadas e as feridas jamais cicatrizariam. Só que, a inflamação, em alguns casos pode ser nociva, como exemplo, aquelas causadas pelas picadas de insetos em pessoas alérgicas, em que o corpo reage com um recrutamento exagerado de células imunológicas causado problemas mais graves.



a83a33ff2ec1f1677b6a4e7c949c735e

A CAXUMBA é uma infecção viral das glândulas salivares (geralmente a parótida), sublinguais ou submandibulares, todas próximas aos ouvidos. É transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. foto: Reprodução/tuasaude

Em algumas pessoas, na PICADA DE INSETO a toxina liberada faz com que o sistema imunológico recrute células com exagero para o local, o que causa inflamação. Foto: Reprodução/tuasaude



 

fonte e fonte

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


6 comentários

6 Comments

  1. T

    em

    Muita boa a explicação.

  2. rayanne

    em

    muito boa a explicaçao

  3. Rogério Fernandes

    em

    Toda infecção gera uma inflamação, mas nem toda inflamação gera uma infecção.

  4. muito bom,me ajudou bastante

  5. carla luiza

    em

    gostei muito da expicação exclareceu todas as duvidas,obrigada…

  6. antonio cezar da costa santos

    em

    Receber informações tecnicas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo