Curiosidades

Por que a catapora dá aquelas bolinhas?

“Tenho uma dúvida a respeito da catapora. Por que a doença manifesta com aquelas bolinhas e depois as feridinhas?” (Luana A. Rochedo)

Olá Luana. Ter aquelas “pintinhas” da catapora é tradicional. A catapora (ou varicela) é uma doença  muito comum na infância, altamente transmissível causada por um vírus. A transmissão é via aérea, em gotas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. Esta doença atormentou os seres humanos durante séculos, mas hoje felizmente, está controlada, apesar dos poucos casos que ainda surgem.

O vírus da catapora, assim como todos os outros, são organismos incrivelmente pequenos que se prendem às células hospedeiras para viver e só assim podem se reproduzir. Eles entram no corpo através do nariz, da boca ou de fissuras na pele. Vem pelo ar, entram no corpo e infectam a pessoa não imune (aquela que não foi vacinada ou que nunca teve a essa virose). Dentro do corpo, agarra-se às células hospedeiras no nariz e nos linfonodos onde se reproduz com grande velocidade. Depois de replicado, o vírus da catapora entra na corrente sangüínea, então o sistema imunológico reconhece o invasor e começa a combatê-lo. A febre aparece por causa dessa guerra que pode durar até 3 dias.




Até o aparecimento das erupções, as pessoas geralmente não sabem que o vírus da catapora já está incubado no corpo há cerca de 10 a 21 dias. O que muitas pessoas não sabem é que a catapora é transmitida de uma pessoa para outra antes de aparecerem as erupções, ou seja, no período de incubação. Nesse período a catapora é altamente contagiosa, mas normalmente, só percebemos o que está acontecendo depois do surgimento das “bolhinhas”.

As bolhas são sacos membranosos cheios de líquido claro. O líquido que há dentro das vesículas contém uma substância química que estimula as células nervosas na pele. Os nervos, então, alertam o cérebro que o corpo está coçando. A coceira é um sinal positivo de que o corpo está lutando contra o vírus.Três ou quatro dias depois, a coceira normalmente diminui, as bolhas logo estouram ou escurecem e criam uma crosta.



catapora

vírus da catapora, assim como todos os outros, são organismos incrivelmente pequenos que se prendem às células hospedeiras para viver e só assim podem se reproduzir.

—————————————-

fonte

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


3 comentários

3 Comments

  1. Daniel Melo

    em

    Mas não ficou claro qual mecanismo cria as erupções
    =/

  2. Renylson Uchoa

    em

    gostei do blog do diário de biologia muito bom mesmo.
    Quem ja pegou esse tipo de doença “catapora” corre o risco de pegar outra vez?

    • Olá…a maioria dos vírus quem pega uma vez não pega de novo, pois o corpo já reconhece esse tipo de invasor, até resfriado, mas nós exageramos, o resfriado ele cada vez ele vem menor e menos frequente ao passar do tempo em humanos, pois o corpo já reconhece, até pq resfriado é causado por diversos vírus…Sarampo, catapora, caxumba, rubéola, se você pegou uma vez, você tem o risco de 1% de pegar outra vez, pois o organismo já reconhece o tipo do invasor do momento e cria proteção para esse vírus!

      A vacina ela é feita pelo vírus morto, vivo ou se for uma doença causada por bactérias até mesmo das substancias que ela “solta” ao entrar no organismo, ela é injetada com líquidos em poucas quantidades em nossa corrente sanguínea para as nossas defesas reconhecer o invasor e criar defesas a ele… 🙂

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo