Animais

Grande, magrelo, desengonçado e comprido: bicho-pau

Os “Bicho-pau” são insetos magrelos e simpáticos pertencem a Ordem Phasmatodea, também chamados de “Famódeos”. O corpo é comprido, raramente achatado com antenas finas de comprimento variável de acordo com a espécie.

O nome “bicho-pau” não é à toa: eles possuem a forma de um graveto seco (alguns podem ser verdes) e graças a isso, se tornam camuflados com o meio ambiente de maneira tão perfeita que dificilmente os percebemos entre os ramos de um arbusto. Por isso, se tornam insetos incomuns apesar da grande quantidade que temos. Alguns possuem fantásticas estruturas parecidas com liquens pelo corpo.

Geralmente, quando vimos um fasmódeo por aí, estamos vendo uma fêmea. Isso porque os machos são extremamente raros e por isso, frequentemente ocorre uma reprodução partenogênica, ou seja, as fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Uma coisa interessante, é que esses bichos adoram se camuflar, com isso, camuflam até os ovos. Os ovos são parecidos com a semente da árvore onde eles estão se alimentando, assim, como o predador vai saber que tem um ovinho ali?




Se alimentam exclusivamente de vegetais, principalmente as folhas e brotos. Não tem qualquer importância econômica e vivem quase sempre em áreas florestais onde são vistos andando muito lentamente de forma desajeitada, mas um charme! Uma coisa é certa: os fasmatódeos são animais totalmente inofensivos e não temos nenhum razão para matar um!

O nome “bicho-pau” não é à toa: eles possuem a forma de um graveto seco (alguns podem ser verdes) e graças a isso, se tornam camuflados com o meio ambiente de maneira tão perfeita que dificilmente os percebemos entre os ramos de um arbusto. Nesta imagem Ctenomorpha chronus. Foto: wikipedia



Diversos tipos de ovos de diversas espécies de bicho-pau. Parecem lapidados, não é?

————————————————————

9 comentários

9 Comments

  1. Adriana

    em

    Também acho esse bicho muito interessante, será que daria uma boa pesquisa?
    Bjs Karlla.

  2. nick

    em

    Bem incrivel os ovos deste bixho, mais parecem feitos a mao.

  3. Marie

    em

    Esse ai eh aquele do Vida de Inseto, muito legal

  4. Raphael

    em

    Esse eu reconheci pela foto,pq é um dos meus favoritos, eu o conheci no programa que o Biólogo Richard Rasmussen no quadro Selvagem ao Extremo da Record ! Há um tempão !

  5. Marcos José Lafratta

    em

    Visitei, sem querer, seu site e gostei muito, pois, tinha algumas dúvidas a respeito de alguns insetos e encontrei as respostasAgora tenho uma pergunta pessoal: Encontro pela casa, inclusive nos banheiros, em baixo das pias, atras do guarda-roupas, atras dos moveis, enfim por toda parte casulos pequenos com um bichinho a se arrastar pelas paredes e mesmo limpando e detetizando a casa toda eles insistem em voltar.
    Que raio de inseto são eles.

    Grato

  6. Douglas Azevedo

    em

    ‘ nossa, se os ovos fossem permanentes eu iria coleciona-los, se bem q o resultado q sai deles tbm é muito lindo

  7. keslley

    em

    olha entao é esse o nome desse bicho

  8. Maicon

    em

    Achei esses ovos a coisa mias linda do mundo >_<

  9. Victor hugo

    em

    Eu adoro ja vih varios no quintal de casa!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo