Curiosidades

Use SEMPRE filtro solar na frente do computador. A luz pode causar manchas irreversíveis na pele

“Queria saber se a luz do computador pode causar mancha na pele. Isso é verdade ou é um mito? Parabenizo seu trabalho excelente no Blog que tira as dúvidas de muitas pessoas.” João Paulo Amado – Uberlândia /MG




É VERDADE João Paulo! As pessoas geralmente se preocupam apenas com a luz do sol, e muita gente só lembra do protetor solar quando vai a praia. Mas o cuidado deve se estender até dentro de casa ou do escritório. A mancha na pele de que falamos, conhecida como Melasma é causada também por lâmpadas fluorescentes, a luz do monitor do computador e da televisão (vista muito de perto) e por aí vai.

O melasma é são aquelas manchas acastanhadas que surgem no rosto, normalmente nos dois lados da face. É causada pela produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Possuem formatos irregulares e apesar dos esforços da medicina, a cura ainda não existe. Assim, o que os profissionais da área podem fazer é orientar a prevenção diária, independente da época do ano, estando ou não exposto ao sol.

Os raios UVB do sol não são os únicos tipos de luz prejudiciais para a pele. Além do sol, a luz visível, emitida, geralmente por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, ou a luz do computador e da claridade que entra através da janela, pode, sim, pigmentar e envelhecer a pele. É claro que a exposição a este tipo de iluminação não é tão agressiva quanto a luz do sol. Oito horas de exposição à luz artificial em ambientes fechados equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão. Parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.Isto por que, essa luz é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).



luz-visivel

A luz emitida pela tela do computador pode SIM causar manchas na pele. O ideal é usar filtro solar sempre!

Acredite! A luz visível e a luz infravermelha de luzes interiores e fontes de calor têm se mostrado grandes causadores de melasma. UVA, infravermelho e luz visível de halogênios, lâmpadas fluorescentes descoberto, telas de computador, saunas e até mesmo o calor da cozinha, pode causar Melasma, especialmente com regularidade, a exposição desprotegida.



images

O melasma é mais ou menos assim… e não tem cura!

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


4 comentários

4 Comments

  1. Clara Telis

    em

    MORRI .

  2. fal

    em

    mas e as telas leds? pelo que sei são 100% inofensivas certo? basta trocar todas as telas convencionais por tela LED , ainda ganham : imagem melhor, menor consumo de energia e: Vida util infinita (pois o LED tem vida util indeterminada )

  3. Anita

    em

    Mas quanto ao peeling? Ele vai clareando e uniformizando a pele a cada sessão, não?

  4. robson crusoé

    em

    melasma nao tem cura mas do rosto ela sai com peeling e laser

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo