Curiosidades

Arroz doce com feijão preto e tijolo: Por que as grávidas sentem desejos estranhos?

Arroz doce com feijão preto e tijolo: Por que as grávidas sentem desejos estranhos?
Esse texto foi útil para você?

“… e por falar em grávidas eu queria saber porque as gestantes tem essas vontades de comer muitas coisas.” Kaique

“Estou grávida e vivo com vontade de comer coisas que não gostava antes… Existe alguma explicação para isso?” Maria Paula




Pois é Kaique e Maria Paula, muitas pessoas chamam os desejos de “capricho de mulher grávida”, mas não é nada disso. Existe sim uma explicação e este tema é fruto de muita pesquisa. A maioria das vontades tem como causa fatores hormonais. As alterações dos hormônios que no início causam o enjoo podem desencadear também os desejos esquisitos.

A prolactina e progesterona são os hormônios responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do ph da boca, levando a gestante comer alimentos que antes não gostava, não mais comer suas comidas preferidas ou mesmo experimentar sabores estranhos, como arroz doce com feijão preto e tijolo. Será maluquice?

Alguns especialistas acreditam que carências nutricionais levam o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham os nutrientes que possam estar em falta no organismo da mulher e que o bebê que está se formando pode precisar para seu pleno desenvolvimento. O desejo de comer barro, por exemplo, seria devido à anemia, carência de ferro, dizem os cientistas. Outro fator que pode fazer sentido é que nesta fase a futura mamãe está extremamente sensível, o que provoca o desejo estranho da gestante e põe “à prova” a atenção do companheiro que tem que se desdobrar para realizar o desejo da amada. Assim, a gestante se sente mais segura já que seu companheiro fez de tudo para satisfazê-la. Coisas da gravidez.



E um último fator que pode desencadear os desejos da mulher grávida é que comer libera substâncias no organismo que dão prazer e melhoram o humor. Caso o desejo não seja satisfeito, não tem problema algum. O bebê não nascerá com a aparência do alimento desejado ou com alguma característica que lembre. O desejo não satisfeito não afetará a saúde do bebê que está se formando.

A maioria das vontades tem como causa fatores hormonais. As alterações dos hormônios que no início causam o enjoo podem desencadear também os desejos esquisitos. Foto: Reprodução/clinipam



FONTE

3 comentários

3 Comments

  1. Mari

    em

    Ser mae dá muito trabalho mesmo XD
    Mas porque algumas mulheres ficam enjoadas quando sentem cheiro de algum perfume? ‘-‘

  2. Henrique

    em

    Minha mãe quando ficou grávida do meu irmão, ficava com vontade de comer pêra com açúcar e margarina… eu achava super nojento, ela falava que era ótimo, mas depois que teve o bebê, passou a odiar este troço…

  3. Walnete

    em

    Achei fantástica a matéria. Muita gente precisa desse tipo de informação pra dismistificar as lendas sobre o assunto. Minha avó comia sabonete raspadinho ou pedaço de parede rsrs. Eu não tive nenhuma desejo estranho. Mas o que mais quis e não consegui satisfazer foi comer o feijão “queimado” do fundo da panela da minha avó… 🙂

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo