Quati: Que bicho é esse?

“Esse bicho apareceu na mata perto da minha casa. Quem é?”  Renata Silva

Imagem enviada pela Renata!

Ahh, mas que fofinho, hein Renata? Este é um Quati (do tupi “nariz pontudo”). Um mamífero carnívoro até muito comum aqui no Brasil, que devido a ação do homem nas matas, vem se aproximando cada dia mais das áreas urbanas. O nome científico da espécie brasileira é Nasua nasua, mas ainda existem 3 outras espécies que não tão comuns no Brasil. Todos pertencem a ordem dos carnívoros e à família Procyonidae.

Se formos falar cobre os quatis, teríamos um texto enorme, pois esses bichinhos possuem habilidades surpreendentes. Sobem em árvores, saltam muito bem, é capaz de identificar coisas moles ou duras, frias ou quentes. Muito cuidado! Pois quando estão próximos de áreas urbanas, invadem casas para xeretar, abrindo caixas, latas e até mesmo torneiras de gás do fogão (é mole?). Dão o maior trabalho para os agricultores, pois são considerados grandes destruidores de lavouras, como as de milho. Apesar de estarem na ordem dos carnívoros, estes bichinhos são considerados onívoros, como nós (comem de tudo: vegetais, outros animais, raízes, ovos, enfim…).

Dez ou onze semanas após, a fêmea produz de dois a seis filhotes. Por mais de um mês, estes permanecem em seu ninho, no oco de uma árvore. Vivem 12 ou mais anos, atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade. Com mais de dois anos os machos já vivem sozinhos, juntando-se ao bando somente na época do acasalamento, que acontece no fim da primavera. O órgão mais sensível do quati, é com certeza seu nariz, que é móvel e muito alongado. Ele usa o nariz para caçar, cuidar dos filhotes, perceberem o perigo. Possui dentes e garras poderosíssimas.

————————————————–

————————————————–