Curiosidades

Por que fritura é tão gostoso?

Seu blog é um arraso menina! Nunca pare de se dedicar a ele. Minha dúvida é: Por que coisas fritas são tão saborosas? Batata frita, bife frito, bolinhos, salgadinho… Por que é tão bom? Ricardo S. Dornelles

É verdade Ricardo, e pior é que este preparo deve ser evitado ao máximo. Mas que é muito bom, isso é! A fritura é tão saborosa porque ela faz uma “maquiagem” nos alimentos trazendo à tona o sabor que já estava nele. E quem não adora aquela batatinha quentinha, super cheirosa e com aquele visual dourado. Hummm!!

Durante a fritura, o que tem de melhor no alimento aparece!  Quando passa de 170 ºC, o óleo se incorpora ao alimento e isso realça a sua qualidades. Assim, a gordura aquecida faz o alimento desenvolver cheiro bom, cor e textura – são as propriedades organolépticas, aquelas que percebemos por meio dos nossos sentidos. Sabemos que nosso paladar está diretamente ligado a nossa capacidade de sentir cheiros. Comer uma batata frita com o nariz entupido não é a mesma coisa. A fritura torna os pratos mais atraentes. É só perceber como os alimentos congelados, esbranquiçados, sem graça, depois de fritos ficam dourados, crocantes, com cheiro que faz salivar.

Só que, comer fritura sempre faz você se sentir pesado, com a impressão de que comeu mais do que devia. Isso acontece porque a digestão das gorduras é mais lenta. O maior problema é que a fritura leva pro alimento uma grande parte do óleo utilizado sai da panela junto com o prato. A fritura satisfaz, mas também engorda, maltrata seu coração e aumenta o risco de câncer, o que é uma pena, não é?

1339696420793

chapa_file_mignon

A fritura faz uma maquiagem que “domina” nosso cérebro!

Comentários

Novidades

Topo