Curiosidades

Por que ficamos vermelhos quando estamos envergonhados?

“Eu gostaria de saber por que as pessoas ficam vermelhas quando sentem vergonha. Estou perguntando porque sou muito branca e quando fico envergonhada todo mundo percebe! Odeio isso.” Juliana Vitória

“Tenho acompanhado seu trabalho e a cada me interesso mais pelo seu site!! É muito legal o carinho que você tem com os leitores curiosos, como eu! Eu gostaria de saber por que pessoas ficam vermelhas em determinadas situações. Obrigada e que Deus continue abençoando seu trabalho!” Olívia Lucena




Então Juliana e Olívia. A ruborização, ou ficar vermelho, andam de mãos dadas com o constrangimento. É uma resposta muito natural do organismo que se não fosse experiência emocional, poderia até passar despercebida. O sistema nervoso simpático é o grande responsável pelo rubor de vergonha (ou constrangimento) é o mesmo sistema que ativa a reação de lutar ou fugir. É um sistema é involuntário, ou seja, não é preciso pensar para executar os processos.

Quando ficamos envergonhados, nosso corpo libera o hormônio adrenalina que age como um estimulante natural e vários efeitos no nosso corpo. É ela que acelera a respiração e o batimento cardíaco para que nos preparemos para fugir de um perigo, por exemplo. Isso dilata nossas pupilas para que possamos usar o máximo da informação visual. Além disso, a adrenalina diminui o processo digestivo e a energia é direcionada para os músculos. Quando ficamos constrangidos, “tooooooodos” esses efeitos são sentidos!

O rubor acontece porque a adrenalina também dilata os vasos sangüíneos dilatarem com o objetivo de melhorar o fluxo de sangue e o transporte de oxigênio. As veias da face são logo as primeiras a responderem ao sinal para a ação da adrenalina. As veias do rosto então dilatam fazendo com que o sangue flua em maior quantidade e isso cria uma aparência avermelhada. Mas em outras partes do corpo, as veias não reagem muito quando a adrenalina é liberada! Fica vermelho por constrangimento é um fenômeno único desencadeado pela adrenalina. O rubor por ingestão de bebida alcoólica, por excitação sexual são outros processos e não são desencadeados por este hormônio.



1C4262766-g-htl-110422-bodyOdd-blushing.blocks_desktop_large

O rubor por constrangimento é causado pela ação de adrenalina



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


5 comentários

5 Comments

  1. Paola

    em

    Gostei muito da explicação. Eu fico muito envergonhada quando fica me dão uma cantada, tenho que ler um texto a turma, me dão um FORA. E eu não sabia porque isso acontecia. ADOREI, valeu!

  2. julia

    em

    bom Patricia eu queria saber se tem algum modo de curar a nossa timidez, porque quando um amigo só de vista vem mim peguntar augo eu fico toda vermelha e suada, ai de repente mim da um branco ai eu não sei nem o que fala, mas isso só acontece com pessoas que eu não conheço ou aqueles amigos que nunca falei só conheço mesmo de vista.
    por favo mim responda isso eu to precisando. muito obrigada. ha eu dei ooo site do meu blog

  3. LYNE

    em

    Adoro seu site, você esta de parabéns, eu sou formada em Biologia e tem muitas coisas que eu não aprendi na faculdade que estou aprendendo no seu site. Eu gostaria de saber por que o nosso então chamado “céu da boca” coça tanto.
    Eu por exemplo sofro muito com esse problema, tem noite que eu não consigo dormi com “céu da boca” coçando.

  4. thalison k.

    em

    muito bom,esse site me ajudou muito VALEU 😀 <3

  5. henrique

    em

    Olá gostei muito do site
    Gostaria de saber Karlla Patrícia se a cirurgia de simpatectomia para rubor iria fazer com que eu não fique vermelho pois sou tímdo e fico vermelho em diversas situações.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo