Curiosidades

Por que a água apaga o fogo?

Por que a água apaga o fogo?
Esse texto foi útil para você?

“Curso o 4° ano de Ciências Biológicas e trabalho com insetos, fico impressionado com as suas matérias. Como estou no quarto ano, começo agora a minha regência para ensino fundamental. E, em uma aula dessas, um aluno me fez uma pergunta que eu não consegui encontrar a resposta: Por que a água apaga o fogo?” Luan Alberto – Bandeirantes/PR




Obrigada pela força Luan. Olha, essa não é exatamente minha especialidade, mas com pesquisa tudo se esclarece. Antes de saber por que a água apaga o fogo é preciso entender o que é preciso para que o fogo possa existir. Vamos lá!

O fogo é formado de calor, oxigênio e combustível (o material que está queimando), sem um desses itens o fogo deixa de existir, ou seja, apaga! Só que, é impossível eliminarmos o material que esta sendo queimado, retirar o oxigênio do ar também, então a única forma de apagar o fogo é retirando o calor existente na reação. Ou seja, ele pode ser apagado resfriando o material incendiado.

Assim, a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (Oxigênio) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo. Estes processos ocorrem ao mesmo tempo, claro!

Porém, a água não apaga todos os tipos de fogo, somente o da classificação A. O fogo é classificado em 3 classes: A, B e C. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos e a água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, por isso é usado o pó químico (CO2). O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, e esse devem ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo de classificação A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis entre outros.



firefighter-how-to-become

O fogo só existe se tiver calor, oxigênio e combustível. Sem um desses, ele apaga!



——————————————–

Pesquisei AQUI


12 comentários

12 Comments

  1. joao

    em

    aguá funciona como isolante também…

    • Fernando

      em

      Somente a água pura (livre de sais) servirá como isolante, caso contrário a água poderá conduzir, por exemplo, corrente elétrica devido aos sais dissolvidos nela.

  2. Marie

    em

    Ai Karlla, amei esse post
    Vc eh incrivel, muito inteligente
    Adoro seu blog, jah aprendi muitas coisas aqui *-*
    Beijao

  3. moises

    em

    muito bom msm aprende muitas coisas aki karla vc e 10 muito linda e muito inteligente tb adorei seu blog so seu fã

  4. lucia

    em

    Se o fogo tipo A é apagado com a água devido ao resfriamento que ela proporciona, então se eu jogar água quente nesse fogo, o que aconteceria?

    • Everton Luis

      em

      Olha minha querida é o seguinte, o calor do fogo é mto maior do que o da agua, a agua evapora a 100 graus Celsius, o calor do fogo é mto maior, entao mesmo a agua quente resfria e retira um dos pontos que seria o calor. assim quebrando a reação em cadeia.

  5. lucia

    em

    E se fosse jogada água quente no fogo, ele não apagaria?

    • Lizandra

      em

      Cada material tem uma temperatura para pegar fogo. Água “quente” é de no máximo 100 ºC, porque mais quente que isso, ela vira vapor. A maioria dos materiais precisam de uma temperatura maior que 100ºC pra pegar fogo, então se você jogar uma água “quente”, de qualquer jeito a temperatura vai ser menor do que a temperatura necessária para pegar fogo e vai haver transferência de calor pra água e o material não vai mais pegar fogo.

    • Fernando

      em

      Apagaria do mesmo jeito, pois você nunca conseguirá jogar água acima de 100 graus, pois acima de 100 graus a água está na forma de vapor. E dependendo do incêndio em questão as temperaturas ultrapassam os 1000 graus. Portanto a água mesmo quente agirá por resfriamento.

  6. Everton Luis

    em

    Karlla muito boa suas materias, mas gostaria de incluir que existem mais classes de fogo ainda, como por exemplo a classe D que são materiais pirofóricos e classe K como oleos e gorduras.

  7. É importante salientar que o fogo do tipo B não se apaga com água porque esses combustíveis lipídicos não reagem com a água, não havendo contado direto, dificultando a transferência de calor. Além disso, esses componentes são líquidos menos densos que a água, então se jogarmos água em um tanque de combustível em chamas, a água afunda, enchendo o tanque e o combustível em chamas transborda, espalhando as chamas e agravando a situação. Neste caso a melhor solução é vedar todas as saídas do tanque para cortar a entrada de ar, que fornece oxigênio para o fogo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo