Por que a água apaga o fogo?

“Curso o 4° ano de Ciências Biológicas e trabalho com insetos, fico impressionado com as suas matérias. Como estou no quarto ano, começo agora a minha regência para ensino fundamental. E, em uma aula dessas, um aluno me fez uma pergunta que eu não consegui encontrar a resposta: Por que a água apaga o fogo?” Luan Alberto – Bandeirantes/PR

Obrigada pela força Luan. Olha, essa não é exatamente minha especialidade, mas com pesquisa tudo se esclarece. Antes de saber por que a água apaga o fogo é preciso entender o que é preciso para que o fogo possa existir. Vamos lá!

O fogo é formado de calor, oxigênio e combustível (o material que está queimando), sem um desses itens o fogo deixa de existir, ou seja, apaga! Só que, é impossível eliminarmos o material que esta sendo queimado, retirar o oxigênio do ar também, então a única forma de apagar o fogo é retirando o calor existente na reação. Ou seja, ele pode ser apagado resfriando o material incendiado.

Assim, a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (Oxigênio) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo. Estes processos ocorrem ao mesmo tempo, claro!

Porém, a água não apaga todos os tipos de fogo, somente o da classificação A. O fogo é classificado em 3 classes: A, B e C. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos e a água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, por isso é usado o pó químico (CO2). O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, e esse devem ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo de classificação A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis entre outros.

firefighter-how-to-become
O fogo só existe se tiver calor, oxigênio e combustível. Sem um desses, ele apaga!

——————————————–

Pesquisei AQUI