Para onde vão as cigarras quando não estão cantando?

“Eu leio seu blog sempre que possível, sou um analista de sistemas e não sei muito sobre biologia, porém sou muito curioso, então surgiu a seguinte pergunta: Para onde vão as cigarras durante as estações que elas não estão cantando. Seu blog é ótimo!” Tiago Teixeira

Não tenho uma boa notícia para você, Tiago. As cigarras depois da cantoria, morrem ;-( … Isso mesmo, na verdade, elas nascem se enterram no solo e quando saem do solo… Cantam e morrem. Mas vou explicar melhor! Para entender é preciso falar do ciclo de vida das cigarras.

As fêmeas adultas após serem fecundadas, cavam buraquinhos nos troncos das árvores onde colocam seus ovos, após a eclosão, as larvas descem do tronco, e se enterram ali próximo as raízes. Por lá podem passar 2, 13 ou 17 anos abaixo da terra, dependendo da espécie. Lá eles somente se alimentam da seiva da raiz e crescem, trocando a pele de vez enquanto.

Após esse tempo todo, elas saem da terra e escalam o tronco da árvore, ali sobre a última troca de pele. É por isso que às vezes encontramos casquinhas de cigarra presas aos troncos e não por que elas explodem de tanto cantar como algumas pessoas imaginam. Bom, assim que trocam pela última vez a casquinha e se recuperam do processo, começa a cantoria. Somente os machos fazem aquele som. Somente eles cantam. O barulho é provocado pela vibração de membranas no lado de baixo do primeiro segmento abdominal. Toda cantoria é somente para atrair a fêmea para a cópula.

A má notícia é que assim que copulam geralmente o macho morre e a fêmea sai para colocar seus ovos na casca da árvore e depois disso, também acaba morrendo. Assim, não é costume vermos cigarras “fora do tempo” por que a maior parte de sua vida é subterrânea. Você pode ler mais sobre cigarras AQUI e AQUI.

cigarra-garoto-animal-planet
A má notícia é que assim que copulam geralmente o macho morre e a fêmea sai para colocar seus ovos na casca da árvore e depois disso, também acaba morrendo. Assim, não é costume vermos cigarras “fora do tempo” por que a maior parte de sua vida é subterrânea

—————————————-