Curiosidades

Enfim, tomar banho quente prejudica mesmo a pele?



“… uma dúvida que queria tirar. Ouvi dizer de uns professores algo sobre tomar banho quente. Quais os males de tomar banho quente para a pele (e para o corpo como um todo); e tomar banho frio ajudaria em algo?” Danilo Cavalcanti

Pois é Dan. É muito comum ouvirmos falar sobre os malefícios do banho quente para a pele, mas nunca se explica “o porquê”. Tomar banhos quentes e demorados (como eu gosto, rsss) pode causar muitos danos não só para nossa pele como também para nosso cabelo.


Sabemos que a nossa pele tem como uma das principais funções a proteção. As células da camada mais externa da pele (conhecida como epiderme) tem a capacidade de secretar proteínas (a principal, é a queratina) e lípidos que protegem contra a invasão por parasitas, desidratação e do atrito mecânico. O principal dano causado pela água quente todos os dias  é a retirada da desta camada manto-lipídica natural, que confere à nossa pele uma textura suave.

Com banhos quentes constantes, o ressecamento da pele pode provocar repuxamento e um aspecto “craquelado”, o que favorece muito o envelhecimento precoce. Manchas avermelhadas também costumam surgir nas peles mais sensíveis. Chamadas de eczemas da pele seca, essas manchas coçam e são facilmente transformadas em feridas. Além disso, geralmente as doenças como dermatite seborreica, dermatite de contato, dermatite atópica, rosácea e psoríase se agravam, devido à remoção desta camada natural de proteção da pele.

O pior é que muita gente pensa que as pessoas com pele naturalmente oleosa, pode abusar a vontade do banho quente. Isso não é verdade, pois ao detectar a retirada da oleosidade necessária, o organismo acelera a produção de sebo e a tendência da pele nesses casos é piorar a oleosidade.

O ideal é encarar o banho frio (ou morno). Acredita-se que o choque de temperatura “exige” do organismo uma formidável reação que promoverá bem-estar. Esse choque produz endorfinas, vaso constrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro e deixa o corpo mais “acordado” e “lúcido”, pronto para a ação.

Água-quente-faz-mal-para-o-cabelo1

Tomar banhos quentes e demorados pode causar muitos danos não só para nossa pele como também para nosso cabelo.

ALGUMAS DICAS PARA EVITAR O RESSECAMENTO DA PELE

* Tome banhos rápidos (8 minutos é o tempo ideal)

* A temperatura da água deve ser morna ou fria.

* Escolha sabonetes neutros, de glicerina ou com hidratantes em sua composição.

* Não use buchas e não esfregue exageradamente a pele durante o banho.

*  Use cremes hidratantes diariamente após o banho, com a pele ainda úmida.

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.