Curiosidades

Por que partes do nosso corpo ficam dormentes?



Karlla, o que acontece, quando nosso braço, ou nossa perna ficam dormentes? Por que isso acontece? E pro que as pessoas dizem que “dormiu sobre o braço?” Liliana Paiva

Lili, essa é uma reação muito comum do nosso corpo. Usando o braço como exemplo costuma-se dizer que a pessoa provavelmente, “dormiu no braço” por causa do formigamento que a parte do corpo apresenta. Todo mundo, inclusive médicos, fisioterapeutas, biólogos e biomédicos… Usam este termo informalmente. Na verdade não está errado falar assim, pois durante o sono, ou por ficar muito tempo com pressão sobre os nervos, apertando-os comprime o nervo e inibe as mensagens nervosas até o cérebro e para todo resto do corpo. É comum também sentarmos de qualquer jeito sobre a perna e depois sentir aquela dormência (eu chamo de formiguinhas..rss…) resultando na mesma reação. Se dormirmos encima do braço, por exemplo, os vasos sanguíneos podem ser comprimidos e oxigênio que seria transportado para os nervos por meio destes, nunca chega ao seu destino final.


Nossos nervos são feixes de fibras de uma única célula e cada fibra pode transmitir uma mensagem para o cérebro. As fibras nervosas variam na espessura e na quantidade de mielina, um revestimento de proteção, em torno delas. Estas duas variáveis determinam a sensibilidade da fibra nervosa de acordo com a pressão e falta de oxigênio. Geralmente, quanto mais espessa for a fibra, e quanto maior a bainha de mielina, mais sensível ela é.

dormir-2

Usando o braço como exemplo costuma-se dizer que a pessoa provavelmente, “dormiu no braço” por causa do formigamento que a parte do corpo apresenta. As sensações diferentes que sentimos quando uma parte do corpo “adormece” é o resultado de nervos sob pressão.

Quando se retira a pressão sobre os nervos e vasos sanguíneos, as fibras nervosas retornam a sua espessura e de suas bainhas de mielina. As fibras mais grossas e mais protegidas demoram mais para “despertar”. A primeira sensação que sentimos é de formigamento, seguida por sensação de queimadura. Isso acontece porque as fibras que transmitem mensagens de dor, de temperatura e tantas outras, volta a sua função original. Logo sentimos a sensação desaparecer gradualmente, porque as fibras nervosas mais espessas e com mais bainha de mielina estão retornando mais devagar a sua posição. Voltando a posição, a dormência desaparece, recuperamos nossa capacidade de movimentar a parte do corpo afetada, e a vida está finalmente de volta ao normal.

No entanto, é preciso ficar atento, pois a dormência no corpo sem que o membro esteja sofrendo pressão pode ser indício de algum problema sério de saúde.

FIBRAS-NERVOSAS-MIELIZINADAS-2

Fibras nervosas mielinizadas.

—————————–

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.