Por que morder papel alumínio causa dor em algumas pessoas?

“O Diário de biologia é o melhor blog que já vi. Parabéns! Tenho uma pergunta? você já mordeu papel alumínio e sentiu um choque? Por que isso acontece?” Beth Alves

Sim Beth, eu já mordi papel alumínio… Mas agora só de pensar me dá aflição! Para sentir aquele pequeno choque (ou dor) ao morder papel alumínio, é preciso que tenhamos algum metal na boca, como restaurações de amálgama e/ou coroa nos dentes.

O que acontece é que quando mordemos o papel alumínio, criamos uma bateria na boca e a corrente elétrica estimula a terminação nervosa no dente. A pressão da mordida no papel coloca dois metais diferentes, o mercúrio em obturações (ou o ouro em coroas), em contato com a nossa saliva que é ácida, úmida e salgada. O alumínio se transforma no pólo negativo da “bateria”. Seus elétrons passam para a saliva e de lá para a obturação.

Veja o que acontece:

– Esses dois metais tem uma diferença potencial eletroquímica ou voltagem através deles e o fluxo de elétrons da folha metálica tem corrente elétrica;

– A corrente é conduzida na raiz dos dentes, guiada normalmente pela obturação ou coroa e a corrente faz um impulso nervoso no nervo das raízes;

– O impulso nervoso é enviado ao cérebro e ele interpreta o impulso como dor.

A produção de corrente elétrica entre dois metais em contato é chamada de efeito voltaico, por causa do seu decobridor, o cientista Alessandro Volta.

Mas atenção: Se você não tiver nenhuma restauração dentária metálica, você não sentirá este efeito.

mar-foil-1-eating
O que acontece é que quando mordemos o papel alumínio, criamos uma bateria na boca e a corrente elétrica estimula a terminação nervosa no dente.
amalgama(1)
Para sentir aquele pequeno choque (ou dor) ao morder papel alumínio, é preciso que tenhamos algum metal na boca, como restaurações de amálgama e/ou coroa nos dentes.

Fonte