Animais

Fuja desse bichinho fofo, as lesões são umas das mais dolorosas que você pode imaginar!

Lagarta de fogo ou lagarta cachorrinho: uma das maiores dores do mundo

“Encontrei esse bichinho perto de uma cachoeira, parece pelúcia. Me disseram que é uma lagarta de fogo, eu conheço como lagarta cachorrinho. É verdade que a queimadura provoca uma das maiores dores?” Luciana Vieira

Que fofo, não é Lú? Esse bichinho simpático é uma lagarta, ou seja, uma larva de mariposa. Mas ela não é só uma lagartinha comum, na verdade é uma das lagartas mais perigosas que temos por aqui. Pertence a ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), da família Megalopygidae e provavelmente do gênero Podalia sp. Por causa dessa carinha de pelúcia são conhecidas como “lagartas-gatinho”, lagartas-cachorrinho” ou então “lagartas-de-fogo”.

O nome lagarta-de-fogo não é à toa. Essa lagarta possui cerdas urticantes capazes de causar o maior estrago na nossa pele. As cerdas são estruturas de ponta aguda e resistente, contendo glândulas produtoras de veneno. Na base da cerda apresenta uma única glândula inserida no tegumento da lagarta.




Fique longe desses aglomerados de lagartas: acidentes com taturanas podem levar a hemorragias e insuficiência renal

Quando pressionada por ocasião do contato, a glândula libera o veneno que percorre um canal, sendo injetado na pele humana. A principal característica dos Megalopigídeos é a presença de longas cerdas, frágeis, sedosas que parecem inofensivas, semelhantes a “pelos” que escondem os verdadeiros as cerdas ocas contendo uma toxina, ou seja, são verdadeiramente venenosas.

As cerdas possuem uma alta capacidade de causar queimaduras, inchaço e vermelhidão, em casos graves pode causar febre. Os acidentes com lagartas são conhecidos no meio médico-científico como erucismo.  Ao menor contato com a lagarta de fogo, lave bem o local e vá ao hospital em caso de febre e vômito. Felizmente, os adultos geralmente são inofensivos.



Lagarta de fogo ou lagarta cachorrinho: uma das maiores dores do mundo

Por causa dessa carinha de pelúcia são conhecidas como “lagartas-gatinho”, lagartas-cachorrinho” ou então “lagartas-de-fogo”.

Lagarta de fogo ou lagarta cachorrinho: uma das maiores dores do mundo

Adulto…



12 comentários

12 Comments

  1. Nossa, que bom saber que bicho é esse! A um tempo atrás minha sogra encontrou um desse no quintal dela, a gente não sabia o que era! Rss
    Parabéns pelo blog!

  2. Ana Paula

    em

    meu esposo achou uma lagartinha dessa(Megalopygidae)ontem no meu quintal, que é todo cimentado, não temos jardim,moramos em frente uma estrada movimentadissíma, não sei como ela conseguiu entrar no meu quintal.
    o que eu faço com esta coisinha bonitinha, porém perigosa?

  3. marcio dias ribeiro

    em

    MINHA MÃE ACHOU UMAS DESTAS LINDAS E PERIGOSAS LAGARTAS, E FICOU HORRORRIZADA, ELA É MUITO ESTRANHA E PELUDA, ESTA JÁ A 4 DIAS CONOSCO,AGORA QUE SABEMOS O QUE É VAMOS COLOCAR EM UM LUGAR SEM PASSAGEM DE CRIANÇAS, POIS ELA ESTAVA NO PARQUE BURLE MARKS! EM SAPOPEMBA , SP!NO DIA 11/05/2012!

  4. Ester

    em

    Meu garotinho infelizmente não teve muita sorte com esse bicho que não é lindo coisa nenhuma. Acabamos de chegar do hospital. Ele teve que tomar dipirona endovenosa, hidrocortisona também endovenosa e prometazina intramuscular. São 04:30h e ele agora está dormindo, enquanto eu estou aqui pesquisando sobre esse bicho terrível que fez meu filho gritar tanto de dor no braço que está todo manchado de vermelho.
    Um guarda colocou esse monstro num vidro e tampou. Mostrei-o à médica que atendeu o menino. Assim que amanhecer vou pedir que dedetizem meu jardim.
    O que está no vidro vai para exposição aos amiguinhos dele para tomarem cuidado.

  5. micael

    em

    Eu peguei numa hoje minha mao ta ardendo mt mt mt

  6. micael

    em

    a q eu achei era rosa meu dedao da mao doi muito ela soltou um veneno parecido com agua

  7. Lelê

    em

    Realmente é um belo animal. Sei bem como é a queimadura, o acidente ocorreu qdo eu estava arrumando o meu jardim. A queimadura foi na altura da canela, porém a dor parecia subir até a virilhas e descer para a outra perna. Terrível. Apesar de tudo, não matei o bichinho, o território é dela. Só tive a preocupação de verificar qual animal me causara tamanha dor e depois o jardineiro o removeu para um local onde pouco mechemos.
    Coloquei compressa com gelo sobre a queimadura (ficou bem vermelha e feia), alivia bastante a dor. Depois usei uma pomada receitada pelo homeopata (não lembro o nome, mas foi excelente).

  8. Douglas Azevedo

    em

    Nossa!, deve ter poucos predadores p/ esta bixinha kkkkkkkkkkkkkkkk’

  9. lu

    em

    Humpf, meu primeiro encontro com essa bichinha foi terrível, estava capinando o quintal qd fui tirar com a mão( e ainda estava de luvas) uma erva daninha, acontece que esta lagarta se esconde atras das folhas e meu braço passou raspando em uma das folhas. foi o bastante, senti uma forte dor no braço, além da queimadura, doía o meu braço inteiro e deu íngua nas axilas, é uma dor estranha, parecia que tinha alguma coisa apertando meu braço e tive febre. Meu marido me levou ao hospital e tomei uma injeção de anti-alérgico. E mesmo assim, eu só confirmei que foi essa lagarta, porque um amigo do meu marido ficou do mesmo jeito por causa dessa lagarta. Eu nunca tinha visto essa lagarta por aqui e de repente começou a aparecer um monte delas, depois nunca mais vi nenhuma. Não devia, mas tenho pavor dessa bichinha.

  10. patricia souza

    em

    no dia 17 desse mes minha sogra estava mexendo no jardim quando se deparou com uma dessas ai eu cheguei na casa dela e ela estava soando friu com febre gemendo de dor e os dedos avermelhados ai fui ver no que ela mexeu que estava assim ai fui la e peguei as folhas e vi tudo comido e umas bolinhas verdes que era as fezes dela ai com um pedaço de pau fui mexendo por ali e me deparei com ela ali comendo a folha pequei a tesoura e cortei a folha e coloquei ela em um vidro ao ver ela parecia com um gato me lembrava ao gato nossa eu fiquei olhando pra ela por uns tres minutos ela se movia muito devagar ao tocar ela com um pedaço de pau ela armava os pelos arrepiava eu fui imediatamente ao medico com minha sogra ela foi atendida de imediato ela realmente e venenosa nao sei se e porque minha sogra ja tinha o quadro hipertenso a pressao dela estava muito alto ela sentia muita falta de ar e o suor eu nunca tinha visto minha sogra assim entao pessoal tome cuidado essa epoca elas estao se reproduzindo por sinal eu achei varias delas mas nao no mesmo lugar

  11. Rosângela

    em

    Quais são os predadores para essa lagarta?

  12. bianca

    em

    acabei de ver uma no meu quinta,l estava pesquisando o que era isso. eu cheguei a pensar que era um filhote da minha cadela a cor e muito igual, estou assustada de achar ela bem no meu quintal, meu pai pegou ela com uma pá e pois ela em uma planta para comer,mais nos não sabia o que era só minha mãe que já descomfiava que era uma linda largata

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo