Animais

Bem diferente. Que bicho é esse?

Bem diferente. Que bicho é esse?
Esse texto foi útil para você?

 

“Encontramos este bicho no quintal de casa. Gostaríamos de saber o que é.” João Dehon – Vidal Ramos/SC


Que lindo exemplar, hein João? Este inseto provavelmente é uma mariposa (ordem Lepidoptera) da família Arctiidae, pertencente ao gênero Hypercompe. São conhecidas como “Mariposa tigre gigante” (em inglês Giant Tiger Moth). Este gênero (Hypercompe) possui mais de 80 espécies encontradas aqui no continente americano.

Normalmente são mariposas grandes, geralmente com asas dianteiras brancas manchadas de preto, com algumas manchas sólidas e outras ocas. Suas pernas possuem faixas pretas e brancas. Os adultos são estritamente noturnos e raramente não voam antes do anoitecer. O abdome é sempre bem colorido mostrando cores apostemáticas (preto, laranja e vermelho) o que indica perigo.

Quando está ameaçada, a Hypercompe contrai as asas e mostram seu abdome, com isso, ela pretende mostrar ao inimigo que é perigosa. Ao mesmo tempo, solta um odor fétido liberado por glândulas torácicas para desencorajar os possíveis predadores.

A lagarta é muito “peluda”, com uma espessa camada de cerdas pretas e com o corpo com faixas vermelhas (ou laranja) que só se tornam visíveis quando a lagarta se enrola como defesa. As lagartas não devem ser tocadas, pois suas cerdas (assim como várias lagartas) liberaram um líquido tóxico que pode causar queimaduras e erupções na pele.

Giant_leopard_moth_20050612_173823_1

Aqui uma espécie do gênero Hypercompe com as asas à vista!

LeopardMothBlueSpots_edit2

9-25-11

A lagarta se sentindo ameaçada, fica parecendo uma bolinha de espinhos!


Comentários

Novidades

Topo