Borboletas: Crisálidas e casulo é a mesma coisa?

Karlla, qual a diferença entre crisálida, pupa, e casulo? Me disseram que a crisálida é a borboleta minutos antes de sair do casulo. É isso mesmo? Luiz Gustavo

Que boa pergunta Luiz Gustavo! Na realidade muita gente confunde esses nomes todos. Mas garanto que a definição não é bem esta que te disseram. Vamos lá, como eu sempre digo, para tudo tem explicação!  Apesar de vários outros insetos possuírem casulo/crisálida, vamos tomar a borboleta como exemplo, pois é o inseto que as pessoas mais conhecem por causa da metamorfose, não é?

Sabemos que as borboletas possuem quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. Ovo é ovo, o embrião está se desenvolvendo coberto por uma casquinha; larva é a lagarta, a fase em que a borboleta mais come na vida, afinal para passar de lagarta para borboleta, deve gastar muita energia; pupa é fase em que a lagarta se fecha em um compartimento seguro para sofrer metamorfose, chamamos normalmente de casulo e o adulto é a fase depois da metamorfose, pronta para a reprodução.

É chamada PUPA, a fase em que os insetos holometabólicos (borboletas, moscas, besouros, etc.) se reservam para sofrer metamorfose. O corpo vermiforme é desmanchado e outro corpo de adulto é formado. É uma fase de intensa atividade e qualquer mudança brusca no ambiente pode ser fatal. As borboletas tem um nome especial para a fase de pupa, são chamadas de CRISÁLIDAS.

O CASULO propriamente dito é quando as lagartas tecem uma cobertura de seda, auxiliada muitas vezes por folhas, gravetos e até pedrinhas, que serve para protegê-las de seus inimigos e de condições meteorológicas adversas durante o período de pupa, quando o inseto fica totalmente desamparado. Dentro do casulo, encontra-se a crisálida, que, como já dito, chamamos a fase de pupa das borboletas.

Em resumo, o casulo é uma cobertura tecida pela lagarta para proteger a pupa. A crisálida é o nome dado a pupa da borboleta. Algumas espécies de borboletas não tecem casulo e então a crisálida fica visível.

1200694
Crisálida de Vanessa atalanta.
3046382243_7725eeeefe_z
Casulo de borboletas da família Psychidae.
crisalida_2270267
Crisálida de borboleta do gênero Mechanitis.
Opisthograptis_luteolata_-_pupating_A_-_03_-_cocoon_done
Casulo de Opisthograptis luteolata.
pic59419
Casulo de borboleta da família Noctuidae.
red-admiral-chrysalid-on-stinging-nettle
Crisálida