Animais

Borboletas: Crisálidas e casulo é a mesma coisa?

Borboletas: Crisálidas e casulo é a mesma coisa?
4 (80%) 4 votes

Karlla, qual a diferença entre crisálida, pupa, e casulo? Me disseram que a crisálida é a borboleta minutos antes de sair do casulo. É isso mesmo? Luiz Gustavo




Que boa pergunta Luiz Gustavo! Na realidade muita gente confunde esses nomes todos. Mas garanto que a definição não é bem esta que te disseram. Vamos lá, como eu sempre digo, para tudo tem explicação!  Apesar de vários outros insetos possuírem casulo/crisálida, vamos tomar a borboleta como exemplo, pois é o inseto que as pessoas mais conhecem por causa da metamorfose, não é?

Sabemos que as borboletas possuem quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. Ovo é ovo, o embrião está se desenvolvendo coberto por uma casquinha; larva é a lagarta, a fase em que a borboleta mais come na vida, afinal para passar de lagarta para borboleta, deve gastar muita energia; pupa é fase em que a lagarta se fecha em um compartimento seguro para sofrer metamorfose, chamamos normalmente de casulo e o adulto é a fase depois da metamorfose, pronta para a reprodução.

É chamada PUPA, a fase em que os insetos holometabólicos (borboletas, moscas, besouros, etc.) se reservam para sofrer metamorfose. O corpo vermiforme é desmanchado e outro corpo de adulto é formado. É uma fase de intensa atividade e qualquer mudança brusca no ambiente pode ser fatal. As borboletas tem um nome especial para a fase de pupa, são chamadas de CRISÁLIDAS.

O CASULO propriamente dito é quando as lagartas tecem uma cobertura de seda, auxiliada muitas vezes por folhas, gravetos e até pedrinhas, que serve para protegê-las de seus inimigos e de condições meteorológicas adversas durante o período de pupa, quando o inseto fica totalmente desamparado. Dentro do casulo, encontra-se a crisálida, que, como já dito, chamamos a fase de pupa das borboletas.



Em resumo, o casulo é uma cobertura tecida pela lagarta para proteger a pupa. A crisálida é o nome dado a pupa da borboleta. Algumas espécies de borboletas não tecem casulo e então a crisálida fica visível.

1200694

Crisálida de Vanessa atalanta.



3046382243_7725eeeefe_z

Casulo de borboletas da família Psychidae.

crisalida_2270267

Crisálida de borboleta do gênero Mechanitis.

Opisthograptis_luteolata_-_pupating_A_-_03_-_cocoon_done

Casulo de Opisthograptis luteolata.

pic59419

Casulo de borboleta da família Noctuidae.

red-admiral-chrysalid-on-stinging-nettle

Crisálida


12 comentários

12 Comments

  1. Laís

    em

    Olá, tudo bem?
    Posso medir o tempo de metamorfose de uma espécie de borboleta que faz seu casulo em folhas e “troncos” de árvore com aquelas espécies de borboleta, que fazem seu casulo enterrada?
    Grata!!

  2. DePaula Cris

    em

    Olá, Karla.
    Então, essa identificação está certa?
    Veja, se puder.
    https://picasaweb.google.com/106583322315999887815/AquarelaA#5621639895585274434
    grata pela oportunidade.

  3. Ola Karla, no seu texto fala que qualquer mudança brusca pode atrapalhar a metamorfose. Fiquei pensando, será que manter o casulo em um terrario por cinco dias seguidos dentro do armario – sem luz do sol portanto – pode ter prejudicado a borboleta?
    De verdade, ela nasceu defeituosa, as asas encolhidas… Pelo meu raciocinio, achei que foi porque no final de semana prolongado ela ficou muito tempo dentro do armario, com uma fresta pequena de luz, pode ser?

  4. Patrícia

    em

    Boa tarde!
    Tenho uma árvore que está coberta de casulos feitos de gravetos. Já faz um bom tempo, na verdade, mais de um mês. O que aconteceu? As lagartas morreram lá dentro? Meu jardim não verá as lindas borboletas?

  5. Mariusa Divina de Jesus

    em

    Oi Karlla, que agradável navegar pelo seu site. Muito esclarecedor. Parabéns! Aprender assim dá prazer. Por favor você pode me informar se as lagartas da laranjeira também se transformam em borboletas e quanto tempo demora esse processo até a fase adulta?
    Muito obrigada,
    Mariusa.

  6. Debora

    em

    Olá, espero que veja meu comentário e possa me responder.
    Você sabe me informar qual o tempo máximo que dura a fase de crisálida? Estou com uma há quase um mês, e temo que ela tenha morrido, tenha secado, sei lá.
    Tem alguma forma de saber se o processo completará, ou se já era mesmo? 🙁

    Obrigada, beijos

  7. Bia

    em

    Olá. estou com um casulo (feito de galhos e seda, deve ter uns 10cm)desde 12 setembro. Hoje pela manhã ele estava no chão… Longe do vaso.
    Coloquei entre os galhos do Ponkan, mas, verificando agora, ela não voltou a se prender e não sei o que fazer?

  8. angella_martinns

    em

    Tenho numa roseira um casulo em forma de um balão de mais ou menos 5 centimetros e continua crescendo com muitos pedacinhos de galhos. Percebi tambem que ele muda de galhos na mesma roseira e a lagarta aparece na parte superior mas nunca deixa o casulo. PErcebi tambem que algumas vezes ela sai a um centimetro do boca superior do casulo, para trabalhar, colocando mais gravetinhos e elimina as fezes por um ofiricio no extremo inferior. Ja achei inumeras fotos na internet, mas nenhuma revela o nome ou como devemos protegee-la e ou abriga-la. Ficarei grata se puder me informar

  9. Fabiana

    em

    Preciso de uma resposta. Já tem uns quatro meses que tem um casulo com uma lagarta em um pé de amora que tenho plantado num vaso, ela tira um pouco da cabeça pra fora, come, e esconde novamente, as fezes saem pelo fundinho do casulo, ela anda com o casulo pra todo lado na planta, estou preocupada pois a amoreira esta amarelando as folhas pra fazer a troca para produzir frutos e não sei o que vou fazer com a lagarta, será que ainda vai demorar pra ela virar borboleta???

  10. Divaldo júnior

    em

    Bom primeiramente parabéns pelo blog , sou estudante de ciências Biológicas na UFPE, só escolhi esse curso pois sou apaixonado por insetos sejam eles quais forem , estava procurando informações sobre borboletas e acabei achando seu blog estou com uma crisálida de uma borboleta do gênero Brassolis cuja a mesma possui as cores marrom e laranja,encontrei a lagarta tentando atravessar a estrada e como já sei lidar com elas, peguei a mesma com a mão e levei pra casa onde cuidei dela até a mesma entrar no estagio de pulpar e hoje dia 26/06/2013 ela está prestes a sair da crisálida assim que isso acontecer te mando as fotos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo