Vespa controla a mente da aranha e a usa como ninho para suas larvas.

Pode acreditar. Existe um tipo de vespa que possui o incrível capacidade de controlar o comportamento de aranhas e pode manipulá-la de forma impressionante seu hospedeiro. A vespa conhecida como Hymenoepimecis sp. pertence à família Ichneumonidae. As vespas desta família são parasitoides, ou seja usam o corpo do hospedeiro como alimento até sua morte.

A pobre aranha passa todos os dias da sua vida construindo sua teia. No entanto, a vespa é sorrateira: surpreende a aranha em sua teia com uma ferroada e despeja seu veneno que age no sistema nervoso da aranha causando uma paralisia temporária. Quando a aranha está imóvel, porém viva, a vespa deposita seu ovo na ponta do abdome da aranha e então se vai deixando sua vítima recuperar do ataque.

Tudo pareceu só um susto para a aranha: depois da partida vespa, ela readquire sua capacidade de se movimentar, e continua a construção de sua teia como se nada tivesse acontecido. Só que, depois de um tempo, o ovo da vespa eclode e a larva faminta se agarra no abdome da aranha e começa a se alimentar de seus sucos (hemolinfa) através de uma série de furos pequenos.

A aranha não percebe nada até que num determinado momento do desenvolvimento, a larva libera substâncias químicas na aranha que a induzem uma mudança de comportamento: A aranha passa a tecer um tipo diferente de teia, fazendo uma teia menor e mais resistente, com um desenho que não tem nada a ver com aqueles feitos pela sua espécie. Uma vez que a nova teia está pronta, a larva mata a aranha devorando suas vísceras e formando um casulo sobre a estrutura da nova teia que agora é resistente ao vento, à chuva, e seguro das formigas que habitam o solo da floresta. É mole?

aracnideos-sob01
A vespa Hymenoepimecis pousa na teia de uma aranha e aguarda a saída do aracnídeo de seu abrigo para atacá-lo, imobilizá-lo e depositar um ovo em seu abdome
aracnideos-sob02
Larva da vespa no abdome de uma aranha, já bem grandinha!
Teia normal, feita pela aranha saudável, sem parasita no corpo!
Após construir a teia modificada que irá proteger o casulo da vespa, o aracnídeo parasitado é consumido pela larva … Medo!