Curiosidades

Por que acordamos “bafinho” matinal?

“Minha dúvida é: Mesmo aquelas pessoas que não sofrem durante o dia com mau hálito, acordam com bafo. Por que isso acontece?” Verônica Dos Santos – SBC/ SP

Não se preocupe Verônica, também sou viciada em escrever para vocês! Bem, o mau hálito (bafo) é chamado pelos médicos de HALITOSE. Normalmente, é causado pela ação de centenas de tipos de bactérias que vivem na nossa boca se alimentando dos restos do alimento. Elas podem produzir gases como resultado da ação metabólica.


É culpa das bactérias também, a Xerostomia, uma secura da boca em consequencia da concentração das bactérias da saliva, o que faz com que ela evapore mais rápido do que o normal, produzindo o mau hálito forte na parte da manhã ou então após um cochilo. Durante uma boa noite de sono, chegamos a ficar mais de 10 horas em jejum.

Neste tempo, nosso corpo precisa produzir energia e em períodos de jejum há pouca glicose disponível como combustível, claro! Nosso organismo então passa a queimar gorduras para produzir energia. Todo esse processo leva a produção de corpos cetônicos, substâncias com odor forte que são eliminadas pelos pulmões. É fácil perceber que toda vez que estamos com muita fome ou em longos períodos de jejum, ficamos com mau hálito. Para curar o bafo é só comer!

A secura da boca é um aliada ao bafo pois, a saliva é um anti-séptico bucal natural que possui substâncias antibacterianas e ajuda no enxague da orofaringe, diminuindo os resíduos de bactérias e alimentos. Quanto mais ressecada for a boca, pior é o hálito. Assim, enquanto dormimos, não ocorre tanta liberação de saliva, então, a xerostomia é facilitada.


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Comentários

Novidades

Topo