Lagartixa de casa tem veneno?

“Minha mãe sempre disse que largatixas são venenosas, o que era um motivo para dar um vassourada e matar o bichinho, e por mais que lesse nos livros (nos que tenho acesso) não adianta, não encontro a resposta. As largatixas são bichos tão bonitos, inofencivos… Afinal… largatixas são ou não venenosas?” Bruno Cardoso

Pois é Bruno, as lagartixas de casa, essa acinzentada e pequena, não é venenosa. Pode ficar tranquilo, inclusive elas funcionam como controles de pragas, pois adoram comer insetos como mosquitos, moscas, baratas e até aracnídeos, como as aranhas. As lagartixas, são membros da família dos Gekkonidae e por isso tem o apelido bonitinho de Gekko dado pelos biólogos.

Se estivermos falando da lagartixa comum de casa, o nome dela é Hemidactylus frenatus. Esta espécie é bem urbanizada e pode ser vista escalando muros de casas e outros prédios em busca de insetos que são atraídos para as luzes. Ela é originada do sudeste asiático e partes do norte da África, mas se espalhou pelo mundo pelos navios, e hoje são comuns em quase todas as casas. Elas podem chegar a cerca de 7,5-15 cm, e vivem por cerca de cinco anos.

A maior curiosidade destes bichinhos e vários outros “gekkos” é a forma como eles escapam dos predadores. Quando alarmado toda lagartixa tem a capacidade de perder a cauda num processo chamado de autotomia. Isso engana os predadores (como uma galinha por exemplo). enquanto o predador come a cauda nosso gekko espertinho foge. E depois, a causa se regenera numa boa.

As “mãos” também são outro mistério. Os gekkos podem escalar até superfícies mais lisas, pois ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem microganchos e sim centenas de milhões de cílios que interagem com superfícies usando a força molecular. WOW!

lagartixa
Olha só que fofa!
-
574px-Gecko_foot_on_glass_2
A mãozinha da lagartixa é ornamentada com centenas de milhares de cílios que formam um poderoso adesivo. Muito legal!
——————————————-