Animais

Por que o pato não afunda na água?

Uma dúvida me intriga: Se jogarmos uma galinha na água, ela afunda, mas o pato flutua. Como o pato consegue flutuar? Wagner Lariche




Wagner, não acredito que você jogou uma galinha na água… Rss.. Bem, para entender por que o pato não afunda, é preciso entender porque certos objetos bóiam ou afundam na água. Tudo é culpa da flutuabilidade de cada um. Quando um objeto colocado na água pesa menos que a quantidade de água que ele desloca, ele bóia. Se pesa mais, ele afunda. Assim, o pato, de maneira geral, desloca pouquíssima água e isso permite que ele flutue. Mas não é só isso. Os patos ainda possuem alguns truques para não afundar.

Os patos, gansos e outras aves que flutuam, possuem uma glândula especial chamada glândula uropigial (ou glândula da limpeza). Ela se localiza na base da cauda e produz um óleo que os patos espalham pelo corpo para impermeabilizar as penas. Como as penas dos patos não ficam encharcadas, eles pesam menos do que pesariam se suas penas absorvessem a água, claro. Alguns pesquisadores acreditam que sem a a glândula uropigial, os patos afundariam.

As penas do pato possuem também outra qualidade que os ajuda a flutuar: elas seguram o ar. As penas são entrelaçadas a um sistema de filamentos que mantêm o ar dentro. Podemos comparar com aquelas bóias de braço que as crianças usam na piscina. É como se os patos tivessem essas bóias, só que muito pequenas embutidas nas penas. Quando precisa afundar, eles soltam o ar pressionando suas penas. Depois, prendem o ar novamente logo que voltam à superfície e então, voltam a flutuar.



Além disso, os patos também possuem um sistema de bolsas de ar internas. Eles deixam essas bolsas cheias de ar quando estão flutuando e se querem mergulhar, soltam o ar. Essas bolsas são nada mais nada menos que os pulmões do pato e estão localizadas na parte central do corpo. E finalmente, os patos, como muitas outras aves, apresentam ossos ocos. Isso mesmo! Os ossos ocos são fortes, mas são super leves, permitindo que pássaros voadores saiam do chão com facilidade e essa mesma leveza também ajuda os patos a flutuar (e voar).



drake-15028_640
Glândula uropigial , bolsas de ar e ossos ocos… São muitos os truques que os patos tem para flutuar!

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


14 comentários

14 Comments

  1. “Assim, o pato, de maneira geral, desloca pouquíssima água e isso permite que ele flutue.”

    Essa frase não faz nenhum sentido.
    A frase certa deveria dizer que o pato desloca MAIS água do que pesa.

  2. alex

    em

    Agora fiquei na duvida, vou atirar uma galinha na agua pra ver se flutua ou não. :bandit:

  3. Elâine Lidia

    em

    Gosto muito desse site, parabens pela iniciativa de cria-lo e continuar a postar e tirar nossas duvidas! Eu sou uma jovem blogueira amante da biologia e suas curiosidades.Ficaria super feliz se meu blog aparecesse na sua lista de “Gente Boa”… Sério.

  4. roberto chaves

    em

    Já vi num programa colocarem um pato num tanque e em seguida jogaram sabao liquido, o pato ficou desesperado e comecou a afundar. ele flutua por causa desse oleo mesmo. facam o teste

  5. Rogério

    em

    Legal, mas o que está na foto não é um pato. É um mareco.

  6. Rogério

    em

    Karlla, em primeiro lugar, parabéns pelo blog! A resposta para a sua pergunta é, sim, marrecos também flutuam.

  7. Gnomo Chato

    em

    Como diria o pato Donald: Quack

  8. viviano

    em

    acredito que essa frase esta errada
    “Os ossos ocos são fortes, mas são super leves”

    pq vc usa MAS, mas vc usa 2 vantagens entao deveria dizer q sao fortes e leves

    ou provavelmente que os ossos nao sao fortes mas sao leves

    • Viviano – Poxa, como vc é detalhista! Minha intenção foi mostrar que apesar de serem fortes (os fortes geralmente passam a impressão de pesados) eles são leves! Mas obrigada pela dica! Bjs

  9. mayara

    em

    eu acho q o pato ñ afunda proque ele nada sobre a agua
    :bandit: 😀 :ninja:

  10. L

    em

    Para tirar essa imunidade à base de óleo,e matar o pato afogado é só jogar detergente (ou Lifebuoy líquido,se você quiser ser + chique) sobre o pato quado o mesmo estiver na água.Assim,o óleo das penas é retirado,da mesma forma que quando você está com as mãos sujas de gordura de algum alimento,e tal gordura não sai lavando apenas com água,somente lavando com sabão.E sendo assim,o pato afunda.

    Mas se ele tem tantos outros truques para permanecer boiando,independentemente das penas,porque afunda somente com isso?

  11. Rui Magalhaes

    em

    O pato flutua pelo velho principio de Arquimedes, ou Achimedes, como quiserem. Baseia-se na impulsao, que segundo o principio «é igual ao peso do volume de liquido deslocado». Exactamente como um barco ou navio. Quando a impulsao é maior que o peso do objecto, ele flutua. Isto para alem do que foi dito, sobre a glandula, gordura, ossos pneumaticos etc, e que esta perfeitamente correcto.

  12. Wanessa

    em

    “Quando um objeto colocado na água pesa menos que a quantidade de água que ele desloca, ele bóia. Se pesa mais, ele afunda.”

    Mas meu corpo é menos denso que a água da piscina, por que eu afundo?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo