Animais

Por que não podemos comer grama como outros animais?

Por que não podemos comer folhas de arvores como alguns animais, mas podemos comer alface? Ruben Guirão




Esta é uma questão importante, Ruben. É bom entender que muitos animais podem digerir os alimentos que não podemos. Nosso organismo não consegue digerir a celulose, substância presente em grande quantidade em qualquer vegetal, até no alface. Quimicamente, a celulose é quase idêntica aos carboidratos que comemos (como glicose e frutose). Mas a celulose tem uma ligação química diferente que não podemos romper para obter seus benefícios durante a digestão. No entanto, as vacas e outros ruminantes possuem um estômago adaptado (rúmen) e que com ajuda de microrganismos simbióticos facilitam essa digestão.

A grama, por exemplo, é um vegetal extremamente rico em celulose. A grama é formada por grandes moléculas complexas que precisam ser quebradas em pedaços menores que podem ser usados por sistema digestivo e utilizados para o desenvolvimento da vaca. São aqueles micro-organismos simbiontes que se encarregam de quebrar as moléculas da planta. Nós não temos o estômago igual um ruminante (leia AQUI sobre ruminantes) e muito menos essas bactérias.

A grama, assim como a alface é rica em nutrientes essenciais para nosso corpo. Só que, a grama e outros vegetais tem propriedades irritativas (às vezes até toxinas) ao nosso estômago e de outros animais. Você já viu o cachorro comendo grama? É muito raro, e quando ele faz isso, se não é por instinto, é porque está se sentindo “enjoado” e come a grama, que é irritante, para provocar o vômito. Quando o cachorro come grama, examine as fezes dele: as gramas saem inteirinhas.



Mulher-comendo-alface

O alface tem celulose, mas também possui vários nutrientes que nosso corpo aproveita. Além disso, tem gosto bom e é leve.  

A alface, também é rico em celulose, mas ele é um vegetal leve e que possui muitas propriedades nutritivas que nosso corpo aproveita. A parte de celulose, sai inteira nas nossas fezes, funcionando como fibra. Assim, só não podemos comer folhas e árvore, capim e grama porque não temos o estômago dos ruminantes. E se isso acontecer, corremos o risco, na maioria das vezes, de passar por uma irritação no estômago e consequentemente, vômito.



foto

Os ruminantes possuem o estômago adaptado e muitos micro-organismos que ajudam na digestão de grama, capim e tudo mais.

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. panda

    em

    pensei q vc ia explicar da apendice tbm… :whistle: hehe
    gostei! beijos

  2. Guilherme

    em

    A grama (celulose) é a fonte de energia dos cavalos também, porém, eles não tem rumén para digeri-la.
    A digestão acontece na região de intestino grosso (ceco), sendo o processo de digestão semelhante ao do rúmen.

  3. Romero

    em

    E os eleitores brasileiros,será que não comem grama? 😀

  4. Quando falou em simbionte eu logo me perguntei se o Venom, do Homem Aranha, consegue comer grama. xD

  5. anisper

    em

    muito util e interessante!
    eu sempre pensei nisso… rs
    vlw!!
    😆

  6. Interessante o post. Surgiu uma dúvida: Se, no caso, a dificuldade é o modo como o ser humano processa a digestão da grama, este problema poderia ser resolvido com algum recurso culinário (por exemplo, cozinhando a grama)?

  7. Veronica Miranda

    em

    Comer qualquer tipo de folha não seria a mesma coisa que comer grama? Afinal tudo tem celulose e nosso corpo não digere.

  8. Maguim

    em

    Karla, e se cozinhar assim como fazemos com o a farinha de trigo? Ajuda a digerir a celulose sem causar problemas?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo