Animais

Por que não podemos comer grama como outros animais?



Por que não podemos comer folhas de arvores como alguns animais, mas podemos comer alface? Ruben Guirão

Esta é uma questão importante, Ruben. É bom entender que muitos animais podem digerir os alimentos que não podemos. Nosso organismo não consegue digerir a celulose, substância presente em grande quantidade em qualquer vegetal, até no alface. Quimicamente, a celulose é quase idêntica aos carboidratos que comemos (como glicose e frutose). Mas a celulose tem uma ligação química diferente que não podemos romper para obter seus benefícios durante a digestão. No entanto, as vacas e outros ruminantes possuem um estômago adaptado (rúmen) e que com ajuda de microrganismos simbióticos facilitam essa digestão.


A grama, por exemplo, é um vegetal extremamente rico em celulose. A grama é formada por grandes moléculas complexas que precisam ser quebradas em pedaços menores que podem ser usados por sistema digestivo e utilizados para o desenvolvimento da vaca. São aqueles micro-organismos simbiontes que se encarregam de quebrar as moléculas da planta. Nós não temos o estômago igual um ruminante (leia AQUI sobre ruminantes) e muito menos essas bactérias.

A grama, assim como a alface é rica em nutrientes essenciais para nosso corpo. Só que, a grama e outros vegetais tem propriedades irritativas (às vezes até toxinas) ao nosso estômago e de outros animais. Você já viu o cachorro comendo grama? É muito raro, e quando ele faz isso, se não é por instinto, é porque está se sentindo “enjoado” e come a grama, que é irritante, para provocar o vômito. Quando o cachorro come grama, examine as fezes dele: as gramas saem inteirinhas.

Mulher-comendo-alface

O alface tem celulose, mas também possui vários nutrientes que nosso corpo aproveita. Além disso, tem gosto bom e é leve.  

A alface, também é rico em celulose, mas ele é um vegetal leve e que possui muitas propriedades nutritivas que nosso corpo aproveita. A parte de celulose, sai inteira nas nossas fezes, funcionando como fibra. Assim, só não podemos comer folhas e árvore, capim e grama porque não temos o estômago dos ruminantes. E se isso acontecer, corremos o risco, na maioria das vezes, de passar por uma irritação no estômago e consequentemente, vômito.

foto

Os ruminantes possuem o estômago adaptado e muitos micro-organismos que ajudam na digestão de grama, capim e tudo mais.

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.